Motor gerador autossustentado: é possível esta “maravilha”?

Bom dia Pro.Drs. Gostaria de saber de um motor-dinamo se existe, qd no ginasio ouvi uns prof. falar de motor-dinamo, entra com start em AC até uma rotação, dai pra frente ele viraraia dinamo, sei que a Energia decai, e agora com a internet vendo os Perendevs da vida, vi este esperimento um motor grande e me parecia na lateral um banco de capacitores, e demostrou a um certo giro ele desacopla energia externa e ele continua, isso pode ser possivel ? Abraços Antônio Carlos

Qualquer motor é um gerador de força eletromotriz também, consequência da Lei de Faraday-Lenz.

Alguns dispositivos reais podem de fato operar ora como motor e ora como gerador.

Entretanto para operar como gerador deve haver uma fonte externa ao dispositivo que lhe injete energia mecânica para que seja transformada em energia elétrica. Em especial os motores tipo Perendev são empulhações. Outras postagens sobre motores magnéticos exclusivamente com ímãs: Motores magnéticos.

“Na Natureza não existe almoço grátis” (aliás, em lugar algum existe almoço grátis, nem em Brasília!) e portanto é impossível um motor-gerador autossustentado; tal possibilidade violaria o Princípio da Conservação da Energia, se constituindo em um moto-perpétuo de primeira espécie. Os motores “milagrosos” que proliferam na internet, produzindo energia a partir de coisa alguma, somente funcionam nos vídeos da internet.

Sobre tais máquinas “milagrosas” há muitas postagens no CREF:

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 737.