X

Categoria: Estrutura da matéria

Luz esverdeada na parede de vidro do tubo de Crookes

Professor, por que há o aparecimento de uma luz esverdeada na parede do vidro atrás do ânodo no experimento de Crookes relativo aos raios catódicos? No mais, deixo aqui meus profundos agradecimentos por compartilhar através de suas postagens  o conhecimento da física de uma forma tão esclarecedora! Ler mais»

Origem do oxigênio.

Saudações, O oxigênio teve origem em explosões de super novas ou foi produzido pela fotossíntese? Obrigado pela atenção. Antonio Araujo Ler mais»

Ozônio e radiação ultravioleta.

Professor, estava pesquisando o papel do ozônio como uma barreira protetora contra os raios UV, mas as pesquisas que fiz não me deixaram claro algumas coisas, como por exemplo: o que acontece exatamente com o raio UV após ser "absorvido" pela camada de ozônio? Poderia explicar melhor como acontece esta interação entre ambos? Ler mais»

Dúvidas sobre a produção dos raios catódicos.

Oi. Estava estudando sobre os raios catódicos e fiquei com algumas dúvidas. Queria saber se a corrente elétrica é fruto dos elétrons arrancados do cátodo que vão em encontro ao ânodo ou se é oriunda da ionização do gás entre as placas metálicas, pois cada site que entro fala uma coisa. Queria entender também  o […] Ler mais»

Neutrino com spin 1/2: como pode?

A explicação do Prof. Gustavo em  Momento de dipolo magnético do nêutron resolve a questão do momento magnético do nêutron. Mas como entender o momento magnético (ou spin) do neutrino? Ele não é constituído por partículas carregadas como o nêutron. Como pode o neutrino apresentar spin 1/2? Ler mais»

Transições eletrônicas e dipolos oscilantes.

Olá, tenho uma dúvida sobre transições eletrônicas. Eu li que uma transição eletrônica pode ser interpretada em termos de oscilações da densidade de probabilidade, e que essas oscilações podem ter a forma de um dipolo elétrico ou magnético. Sei que essa analogia com os conceitos clássicos de dipolo elétrico/magnético não deve ser feita de forma […] Ler mais»

A força nuclear forte ocorre entre quais constituintes da matéria?

A força nuclear forte se dá somente entre os quarks de um mesmo próton ou nêutron ou também mantém os prótons juntos no núcleo devido a atração forte entre os quarks de cada próton? Além disso, se os glúons unem os quarks, é correto pensar que eles são os mediadores da força nuclear forte? Ler mais»

Eletrólise, combustão do hidrogênio e Lavoisier.

Olá, Gostaria de saber o que acontece com as moléculas de hidrogênio, produzidas por eletrólise da água, ao serem submetidas a uma combustão, levando em conta uma observação de Lavoisier, que diz “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Ler mais»

Qual a diferença entre o processo de decaimento radioativo e fissão nuclear?

Gostaria de saber, qual a diferença entre o processo de decaimento radioativo e fissão nuclear. Os textos dos livros didáticos de Física, em sua maioria, não fazem clara distinção entre esses dois processos. A diferença estaria basicamente no resultado dos processos? Por exemplo, no decaimento radioativo há emissão alfa, beta ou gama, de maneira que […] Ler mais»

Absorção de infravermelho e raios gama pela atmosfera

Estava me perguntando como as ondas infravermelho são bloqueadas pela atmosfera terrestre enquanto os raios gama, muito mais energéticos devido a maior frequência, são bloqueados. Qual a explicação para isso? Quanto maior a frequência de propagação, maior o poder de penetração, não é? Ler mais»

1 2 3 5