X

Categoria: Estrutura da matéria

Probabilidade de decaimento das partículas

Professor, Estive curioso com um detalhe da física quântica. Geralmente encontro tabelas de decaimento de partículas em outras, informando a probabilidade daquele modo acontecer. Estive curioso se está probabilidade é dependente ou não do nível de energia daquela partícula antes do decaimento. Basicamente, estas probabilidades podem se modificar se a partícula tiver uma energia cinética […] Ler mais»

Material utilizado em bobinas eletromagnéticas

Sabemos que bobinas de cobre são as mais utilizadas, existe um material potencialmente melhor que o cobre para fazer essas bobinas? Ler mais»

A água “engrossa” conforme sua temperatura diminui?

Prof. Lang É verdade que a água "engrossa" conforme sua temperatura diminui? Agradeço sua resposta. Ler mais»

Massa do píon neutro

Bom dia Professor, Estive estudando algumas propriedade relativas a partículas do modelo padrão e, uma propriedade que me chamou bastante atenção é a massa dos Pions Neutros (π0). Antes de qualquer dúvida, consigo compreender que a massa do π+ e π- são iguais (139.57 MeV/c²), uma vez que ambos são compostos por ud_ e du_ […] Ler mais»

Existe a possibilidade de um terceiro quark?

As propriedades dos quarks up e down são inferidas em acordo com alguns experimentos desenvolvidos que nunca conseguiram isolar estás partículas, dado que a necessidade de energia para tal supera a energia de criação de pares. Eis minha dúvida, existe a possibilidade de eventualmente existirem 3 destas partículas de 1 geração, sendo duas com carga […] Ler mais»

Modelos de quarks: existem brechas para dúvidas?

Olá professor. Antes de tudo me permita contextualizar.  A existência dos Quarks foi proposta com base na descoberta da partícula Δ++, tendo este modelo funcionado de forma perfeitamente bem para prever as propriedades de uma coleção partículas. Hoje temos diversas evidências da existência dos quarks, de forma que a QCD fornece resultados bastante fiéis aos […] Ler mais»

Regiões da chama de uma vela e relação com a temperatura

Nos livros didáticos de física são geralmente mostradas imagens de chamas de coloração azul e amarela. É utilizado a emissão de radiação de um corpo negro para explicar o fato da temperatura da chama azul ser maior que da chama amarelada. Quando analisamos uma vela vemos três regiões distintas. A primeira e mais interna é […] Ler mais»

Cristal do tempo: que coisa é esta?

Olá, professor! Tenho visto diversas matéria sobre o "cristal do tempo" e sempre me restam dúvidas. O CREF poderia fazer uma postagem sobre o tema? Agradeço. Ler mais»

Emoções humanas são capazes de alterar a estrutura da água?

As afirmações abaixo, que constam na página QuantumBIO, são verdadeiras? As emoções humanas são capazes de alterar a estrutura dos cristais de água. Quando a água recebe um tratamento com emoções positivas (amor, gratidão, alegria) os cristais formados são magníficos, já quando o tratamento é feito com envio de emoções negativas (raiva, ódio, rancor) os […] Ler mais»

Luz esverdeada na parede de vidro do tubo de Crookes

Professor, por que há o aparecimento de uma luz esverdeada na parede do vidro atrás do ânodo no experimento de Crookes relativo aos raios catódicos? No mais, deixo aqui meus profundos agradecimentos por compartilhar através de suas postagens  o conhecimento da física de uma forma tão esclarecedora! Ler mais»

1 2 3 7