X

Categoria: Mecânica de fluidos

VASOS COMUNICANTES E INUNDAÇÃO EM PORTO ALEGRE

Fui aluna de física da Profa. Maria Cristina Varriale no meu preparo para o vestibular em 1989. As aulas foram tão completas que volta e meia alguns conteúdos surgem em minha memória! No meu trabalho como psiquiatra, volta e meia me pego correlacionando o funcionamento do aparelho mental com o princípio dos vasos comunicantes, inclusive […] Ler mais»

Dispêndio energético nos pneus de um automóvel

Prezado Prof. Lang Existe consumo de energia em pneus de um automóvel em movimento. A evidência deste consumo se encontra no aquecimento verificado quando os pneus rodam. Gostaria de saber quanto vale este consumo, que percentual do gasto energético total para movimentar um automóvel pode ser atribuído à resistência que os pneus oferecem. Explicando melhor, […] Ler mais»

Por que as nuvens não caem?

Professor Lang, boa noite! Parece existir um erro importante neste vídeo do Domingos Santos Neto: As Nuvens São Mais Leves Que o Ar. Como as nuvens podem ser mais leves (menos densas) do que o ar se elas são constituídas por gotículas de água líquida ou sólida e ar? A situação é deplorável pois Sérgio […] Ler mais»

Pressão na bolha de sabão

Olá professor Uma bolha de sabão deve ter uma pressão interna maior do a atmosférica, estou certo? Como saber tal pressão? Agradeço a atenção. Ler mais»

Limite para um sifão de água

Tenho um ponto de captação de água a 860 metros de altitude, uma colina a 1060 metros de altitude e ponto de destino da água a ser tubulada e sifonada sobre a colina está a 760 metros de altitude. A pressão negativa poderá produzir vácuo ou vapor que impeçam a transposição da água? Ler mais»

Lançamento vertical para baixo com rapidez superior à velocidade terminal

Como se comporta um corpo, suponhamos esférico, quando lançado verticalmente para baixo com velocidade inicial maior que a velocidade terminal? Ler mais»

Fluídos imiscíveis: efeitos da gravidade e da pressão

Gostaria de saber se os líquidos imiscíveis sofrem influência da gravidade. Se sim, quais seriam as reações dos mesmos em outros ambiente, como  Lua, Marte em gravidade zero. Pressão positiva/negativa etc... E se um objeto, por exemplo que flutue na camada vermelha, subiria ou desceria. Grato.   Ler mais»

O que a Teoria do Caos tem a ver com borboletas?

O termo "efeito borboleta" é muito utilizado em filme, livros etc. Mas o que é o efeito borboleta? Qual é a relação dele com borboletas? Ler mais»

Diversas influências sobre as marés

Os ventos em alguma coisa influenciam as marés oceânicas? Ler mais»

Cálculo do torque de tração em um veículo automotor

Eu vi na postagem Torque necessário para tirar o veículo do repouso o cálculo de torque onde a equação é Τtraçao= α.M.g.R, onde alfa é o coeficiente de resistência ao rolamento dos pneus, M é a massa do veículo  em kg, g é força da gravidade e R raio da roda em metro. Gostaria de saber […] Ler mais»

1 2 3 9