X

Granizo em Erechim – RS

Caros professores do Pergunte ao CREF

Aqui em Erechim houve uma chuva de granizo catastrófica como os senhores devem saber. Muitos telhados furados, vidros e pintura de automóveis danificados, …

Gostaria de saber  a velocidade de uma pedra de granizo cujo tamanho medido foi 10 centímetros.

Agradeço

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

O modelo e os cálculos que me permitem estimar a velocidade com a qual as pedras de granizo chegam ao solo (a velocidade terminal de pedras caindo através do ar) se encontram disponíveis no artigo Velocidade do granizo.

Da equação 10 do referido artigo é possível se demonstrar que sendo D o diâmetro da pedra em centímetros, a sua velocidade terminal em quilômetros por hora em relação ao ar  será dada pela seguinte equação:

Ao se substituir o diâmetro por 10 cm, obtém-se para a velocidade terminal cerca de 130 km/h.

Outro resultado importante é fornecido pela equação 12 do artigo: a energia cinética da pedra de granizo. Para uma pedra com 10 cm de diâmetro obtém-se a energia cinética  de 340 joules. Esta energia é comparável a de um projétil de arma de fogo .380 ACP.

A energia cinética explica o poder de impacto que uma dessas pedras possui, assim como os efeitos catastróficos de destruição para-brisas de automóveis e telhados das construções, colocando em risco também humanos e animais ao ar livre.

OBSERVAÇÃO: conforme está demonstrado no artigo Velocidade do granizo a energia cinética de uma pedra de granizo cresce com a quarta potência do diâmetro da pedra. Tal significa que o poder de impacto das pedras cresce muito com o tamanho delas. 

Outras postagens relacionadas ao tema:   Granizo

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *