Categoria: Estatística e probabilidade, incertezas experimentais
14 de setembro, 2022 às 16:59 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, História da Ciência, Matemática
Professor Lang Uma questão de terminologia que tenho diz respeito à sua postagem Duas retas dos Mínimos Quadrados no mesmo conjunto de pontos?: Qual a razão de se denominar a equação de ajuste pelo método dos mínimos quadrados de equação de regressão? Qual é a origem do termo regressão neste contexto? Os textos de estatística […] Ler mais»
5 de agosto, 2022 às 20:16 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática
Caro Professor, eu estava olhando a apresentação chamada "Métodos quantitativos aplicados à pesquisa em ensino – Seminário 3". Os primeiros slides são muito informativos! Mas eu queria falar do slide 22 Nele é mostrado que existe uma assimetria da regressão linear frente a escolha da variável "independente". Parece que devo deduzir disso que a regressão […] Ler mais»
19 de agosto, 2021 às 20:09 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática
Caros professores Gostaria que os senhores fizessem um artigo sobre a Lei Benford com algum exemplo de sua aplicação em um conjunto de dados da realidade. Agradeço antecipadamente Ler mais»
14 de agosto, 2021 às 13:43 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Mitos, empulhações, notícias falsas
Prof. Lang, deparei-me com a seguinte afirmativa: "É importante dizer que, embora a sexta-feira 13 possa parecer um fenômeno raro, nosso calendário gregoriano indica que o dia 13 de qualquer mês tem uma probabilidade ligeiramente maior de cair em uma sexta-feira do que em qualquer outro dia da semana." no canal da cnn.brasil. Sexta-feira 13 […] Ler mais»
25 de junho, 2021 às 20:45 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, História da Ciência, Teoria Cinética dos Gases, Termologia, termodinâmica
Professor Lang Tenho uma dúvida que não consegui resolver nos livros de termodinâmica que possuo. Esta dúvida diz respeito a como nos idos do século XIX Lord Kelvin chegou a determinar a temperatura que recebe o nome de zero absoluto. Agradeço antecipadamente sua resposta. Ler mais»
18 de maio, 2021 às 16:11 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática
Prof. Lang, em um experimento de fenda dupla o espaçamento entre as fendas (d) foi determinado medindo-se a posição dos dois primeiros máximos e mínimos, levando aos seguintes resultados, em metros: (2966±2)x10-8; (2970±1)x10-8; (2962±4)x10-8 e (2902±1)x10-8. Qual a melhor estimativa que se pode fazer para o valor de d, com a respectiva incerteza, a partir […] Ler mais»
25 de março, 2021 às 15:03 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática, Mecânica
Estou com uma dúvida, estava vendo aqui na internet que o tungstênio e o ouro, em alguns sites, apresentam a mesma densidade, em outros sites (como na Wikipédia em português), o ouro é um pouco mais denso, e em outras páginas o tungstênio é o mais denso, queria saber qual é o metal mais denso, […] Ler mais»
15 de setembro, 2020 às 11:42 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática
Bom dia! Existe algo sobre a convergência para uma distribuição Normal da multiplicação de variáveis aleatórias independentes com qq distribuição? Para a soma ja compreendi. Obgd. Wilson Ler mais»
1 de maio, 2020 às 21:59 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Matemática
Nestes tempos de pandemia tenho visto diversos textos e vídeos na web que modelam a pandemia com o modelo SEIR. Quais são as limitações deste modelo para esta epidemia? Existe algum modelo epidemiológico alternativo que possa ser mais adequado? Ler mais»
17 de fevereiro, 2019 às 11:05 | Postado em
Estatística e probabilidade, incertezas experimentais, Outros temas
Fui aconselhado por amigos, Prof. Rolando Axt (professor aposentado do IF-UFRGS) e Dr. Franklin Marcantonio Cunha (médico, membro da Academia Riograndense de Letras, ocupante da cadeira Ramiz Galvão), a registrar duas histórias de sala de aula que são a priori altamente improváveis. Ler mais»
1
2
Próximo »