X

Categoria: Estatística e probabilidade, incertezas experimentais

Lei de Benford – Um exemplo com dados sobre a população brasileira

Caros professores Gostaria que os senhores fizessem um artigo sobre a Lei Benford com algum exemplo de sua aplicação em um conjunto de dados da realidade. Agradeço antecipadamente Ler mais»

Probabilidade do dia 13 cair em sexta-feira

Prof. Lang, deparei-me com a seguinte afirmativa: "É importante dizer que, embora a sexta-feira 13 possa parecer um fenômeno raro, nosso calendário gregoriano indica que o dia 13 de qualquer mês tem uma probabilidade ligeiramente maior de cair em uma sexta-feira do que em qualquer outro dia da semana." no canal da cnn.brasil.  Sexta-feira 13 […] Ler mais»

Sobre a determinação do zero absoluto

Professor Lang Tenho uma dúvida que não consegui resolver nos livros de termodinâmica que possuo. Esta dúvida diz respeito a como nos idos do século XIX Lord Kelvin chegou a determinar a temperatura que recebe o nome de zero absoluto. Agradeço antecipadamente sua resposta. Ler mais»

Condensando resultados experimentais de uma mesma grandeza com diferentes incertezas

Prof. Lang, em um experimento de fenda dupla o espaçamento entre as fendas (d) foi determinado medindo-se a posição dos dois primeiros máximos e mínimos, levando aos seguintes resultados, em metros: (2966±2)x10-8; (2970±1)x10-8; (2962±4)x10-8  e  (2902±1)x10-8. Qual a melhor estimativa que se pode fazer para o valor de d, com a respectiva incerteza, a partir […] Ler mais»

Densidade do tungstênio e do ouro são iguais?

Estou com uma dúvida, estava vendo aqui na internet que o tungstênio e o ouro, em alguns sites, apresentam a mesma densidade, em outros sites (como na Wikipédia em português), o ouro é um pouco mais denso, e em outras páginas o tungstênio é o mais denso, queria saber qual é o metal mais denso, […] Ler mais»

Teorema Central do Limite: vale para o produto de variáveis aleatórias?

Bom dia! Existe algo sobre a convergência para uma distribuição Normal da multiplicação de variáveis aleatórias independentes com qq distribuição? Para a soma ja compreendi. Obgd. Wilson Ler mais»

A pandemia do coronavírus e a modelagem matemática

Nestes tempos de pandemia tenho visto diversos textos e vídeos na web que modelam a pandemia com o modelo SEIR. Quais são as limitações deste modelo para esta epidemia? Existe algum modelo epidemiológico alternativo que possa ser mais adequado? Ler mais»

O improvável aconteceu: minhas alunas da PUCRS e o telefone

Fui aconselhado por amigos, Prof. Rolando Axt (professor aposentado do IF-UFRGS) e Dr. Franklin Marcantonio Cunha (médico, membro da Academia Riograndense de Letras, ocupante da cadeira Ramiz Galvão), a registrar duas histórias de sala de aula  que são a priori altamente improváveis. Ler mais»

O cálculo do desvio padrão da média tem como pressuposto uma distribuição de Gauss?

Professor Lang Tenho uma dúvida que espero o sr. possa saná-la. Diz respeito ao desvio padrão da média de um conjunto de resultados experimentais. O cálculo do desvio padrão da média somente é válido quando os resultados experimentais apresentam distribuição normal ou gaussiana? Agradeço antecipadamente. Ler mais»

Origem e explicação microscópica do empuxo

Boa tarde, me chamo Leonardo, tenho 19 anos e sou aluno de Engenharia Naval na UFRJ. A existência da força de empuxo para um corpo imerso nos domínios de um fluido é amplamente conhecida e matematicamente simples de deduzir a partir do Teorema de Stevin. Mas não consigo compreender, fisicamente falando, por que essa força […] Ler mais»

1 2