X

Categoria: Atrito

Resistência ao rolamento sobre a roda tracionada

Boa noite, professor Fernando. Passei bastante tempo matutando sobre seu artigo "Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante", porém não consigo esclarecer as seguintes dúvidas de forma alguma. Se o senhor puder, por gentileza, seria de grande ajuda: A resistência ao rolamento em uma roda não tracionada é EQUIVALENTE […] Ler mais»

Cálculo do torque de tração em um veículo automotor

Eu vi na postagem Torque necessário para tirar o veículo do repouso o cálculo de torque onde a equação é Τtraçao= α.M.g.R, onde alfa é o coeficiente de resistência ao rolamento dos pneus, M é a massa do veículo  em kg, g é força da gravidade e R raio da roda em metro. Gostaria de saber […] Ler mais»

Física do capotamento

Olá, o Sr poderia explicar a física por trás do capotamento? Não achei menções a isso nem no livro do Moyses vol.1 nem Halliday. Tenho a intuição da situação, mas não consigo ter um "insight" da matemática por trás (torque, "velocidade limite", relação entre a disposição do centro de massa e a tendência do corpo […] Ler mais»

Modelagem dinâmica de uma roda tracionada

Olá professor, minha dúvida é a seguinte, modelando dinamicamente uma roda tracionada chego a conclusão que: τ - fat*R = I*alfa, onde τ é o torque fornecido pelo motor e fat*R é o torque resistivo do atrito. Já adianto que já li sobre os outros tópicos onde o senhor comenta sobre a força resistiva que […] Ler mais»

Torque necessário para tirar o veículo do repouso

Olá, professor! Há tempos estou com um problema no meu projeto de extensão que não consigo compreender. Se eu tenho um veículo com certo peso P (já incluindo o peso do indivíduo que tá dentro do carro), considerando as forças dissipativas e inerciais, como eu calculo o torque necessário para tirar o veículo da inércia […] Ler mais»

Representação das forças exercidas em um caminhante

Olá professor, visto que alguns materiais didáticos trazem o diagrama de corpo livre das forças que são exercidas sobre o pé de uma pessoa ao caminhar, você poderia esboçar um diagrama desses, por favor? Para esclarecer melhor qual o sentido da força de atrito e da força que você faz para andar. Ler mais»

Razão para a eficiência maior do freio dianteiro sobre o traseiro em veículos automotores

Professor Lang Leio atentamente as postagens do CREF e lhe agradeço por repartir conosco seus conhecimentos. Depois de sua postagem sobre os freios da motocicleta -Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?  - fui pesquisar sobre a razão para os freios dianteiros serem mais eficientes do que os traseiros. Encontrei um material – https://coisasdeengenheiro.wordpress.com/category/dinamica-da-frenagem/  –  explicando […] Ler mais»

Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?

Olá, tenho visto ainda hoje que muitos "motociclistas" teimam em usar somente o freio traseiro, pois dizem que o dianteiro empina a parte traseira da moto e seria mais perigoso.  Já fui motociclista e sei que isso não acontece, a não ser em velocidade muito baixa, além de ter que forçar o movimento.  Aqui em […] Ler mais»

Orientação da força de atrito quando subimos por uma rampa

Caro Professor(a) sou aluno do ensino médio e estou estudando para o vestibular, tenho uma dúvida sobre plano inclinado e atrito. Desculpe-me pela simplicidade da pergunta... Quando estamos subindo um plano inclinado, a força de atrito é na direção e no sentido do nosso movimento? Sei que precisamos da mesma para andar, pois uma situação […] Ler mais»

Dúvida sobre o rolamento relativo ao coeficiente de atrito estático

Olá professor. Estava discutindo com um amigo sobre o porquê é  mais fácil empurrar algo colocando rodinhas. Parece uma pergunta simples, mas gostaria de saber qual a física por trás disso. Pensei da seguinte maneira: seja o corpo em questão uma caixa, ao aplicar uma força com o intuito de empurra-la o atrito é estático, […] Ler mais»

1 2 3 4