Torque necessário para tirar o veículo do repouso
29 de agosto, 2018 às 20:40 | Postado em Atrito, Dinâmica da rotação, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá, professor!
Há tempos estou com um problema no meu projeto de extensão que não consigo compreender. Se eu tenho um veículo com certo peso P (já incluindo o peso do indivíduo que tá dentro do carro), considerando as forças dissipativas e inerciais, como eu calculo o torque necessário para tirar o veículo da inércia (dado um raio R da roda)? Eu não consigo equacionar isso de maneira nenhuma (ou de maneira errada). Desde já, agradeço!
Para mover um veículo automotor, sobre uma pista horizontal, com velocidade pequena e constante o torque de tração nas rodas motoras deve ser igual ao torque oferecido pela resistência ao rolamento. Velocidade pequena neste contexto significa uma velocidade em que a resistência ao rolamento seja muito maior do que a resistência devida ao arrasto do ar.
A resistência ao rolamento usualmente não é abordada em textos de Física Geral pois apenas o modelo do rolamento ideal (corpo rígido rolando sobre uma superfície rígida com atrito) é discutido. Tal modelo apresenta uma notória limitação, apontada em Modelo usual para o rolamento sem deslizamento não explica a parada do corpo que rola.
O conceito de resistência ao rolamento está exposto nas seções iniciais do artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, intitulado Potência de tração de um veículo automotor que se desloca com velocidade constante. A partir do que está discutido no artigo é possível demonstrar que o torque de tração (Тtracao) para manter o veículo automotor em movimento com velocidade constante e pequena (vide no primeiro parágrafo desta postagem o significado de pequena) é dado por
onde α é o coeficiente de resistência ao rolamento (que não pode ser confundido com o coeficiente de atrito), M é massa do veículo, g é a aceleração da gravidade e R é o raio da roda.
Para um veículo de 1000kg, trafegando sobre asfalto (coeficiente resistência ao rolamento de aproximadamente 0,01 conforme o artigo supracitado), com um pneu com 0,50m de raio, resulta em um torque de tração com valor de aproximadamente 50N.m.
Existem muitas postagens no CREF tratando da resistência ao rolamento e a seguinte é especialmente indicada: Por que os pneus de algumas bicicletas operam com pressão tão alta?
Vide também o artigo A física dos pneumáticos.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Caso seja em uma rampa, basta fazer a soma calculando o coseno e seno conforme a formula do artigo?
Exemplo: α . M . g . R * cosθ + M . g . R * senθ
A resposta é positiva.
Professor, uma coisa que não consigo entender, para um ângulo de 90 graus, o torque não deveria ser no mínimo igual ao peso do veículo? Usando estes mesmos dados do exemplo, encontro um torque necessário de 500kgf/m2. Estou esquecendo de algo?
Um torque nunca pode ser igual a força! São grandezas diferentes e portanto não há como comparar torque com peso.
Olá professor, no artigo está presente a fórmula T = (At +α . Nt).R. Não entendi o porque não foi considerado a força de Atrito estático (At). Obrigado
Na equação 7 Nt é a força normal apenas na roda de tração e At é a força de atrito estático apenas nesta roda. At é desconhecida nesta equação. Então não consegues chegar no torque.
Se tomares a equação 16 (potência de tração), o termo que envolve a velocidade ao cubo é desprezível quando a velocidade é pequena (próxima de zero) pois é o arrasto aerodinâmico do ar. Ou seja, a potência de tração é decidida apenas pela resistência ao rolamento:
Ptração = α.M.g.v.
Como v=w.R e a potência de tração é o produto do torque de tração (T) pela velocidade angular (w), demonstras que o torque é dado pela equação fornecida na postagem.
Professor, no caso de um veículo rebocando outro. Devo considerar apenas o raio da roda do veículo trator, correto?
Então posso afirmar que a capacidade que meu veículo trator possui de rebocar outros veículos depende somente da massa do veículo que ele está rebocando? Mantido mesmo o mesmo coeficiente de resistência ao rolamento.
Sim!
Professor, notei que segundo o calculo feito o raio da roda irá influenciar de forma negativa o torque necessário… Ou seja, quanto maior o raio da roda do veículo, maior será o torque necessário? (sendo as outras variáveis as mesmas)?
Sim pois tal torque é calculado em relação ao eixo da roda. Aumentando do raio, aumenta o torque devido à resistência ao rolamento.
Professor, no artigo os cálculos para o torque de tração foram baseados no movimento da roda traseira da bicicleta. Nesses cálculos é utilizado apenas o raio R da roda da bike, porém a corrente exerce força tensora apenas na catraca da mesma! Como a catraca e a roda da bike apresentam diâmetros distintos (mesmo estando no mesmo eixo), isso muda o torque em ambas, certo? Qual a explicação disso?
O torque em relação ao eixo da roda está sendo calculado. No caso específico da roda da bicicleta a força tensora na corrente da catraca dependerá do tamanho da engrenagem para se obter o torque.
Professor, no exemplo que o senhor mostrou (automóvel com 1000 Kg), não temos de levar em consideração as 4 rodas do carro? Esse torque de 50 N.m que o senhor calculou, seria o torque do motor? (caso a relação de polias (para a transmissão da rotação) for 1;1). Obrigado pela atenção!
É o torque nas rodas de tração. Não é o torque do motor!
Professor,
poderia me dizer em qual livro consigo achar essa fórmula: Тtracao = α . M . g . R?
Está página me ajudou a resolver um problema no TCC, ficaria muito grato se pudesse me indicar um ou mais livros em que eu possa achar para referenciar adequadamente junto com este site.
Obrigado!
Como este tema não é encontrado em textos de Física Geral escrevi o artigo que foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física: Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante.
A equação Тtracao = α . M . g . R pode ser deduzida da equação 16 do artigo no caso em que o arrasto aerodinâmico é desprezível, isto é, em baixas velocidades em relação ao ar.
Professor,
Para considerarmos uma variação da velocidade do carro, devemos incluir a aceleração que irá aumentar a velocidade do veículo. Gostaria de saber como seria a equação considerando um acréscimo de velocidade em um determinado espaço de tempo. Ou seja, como seria a equação considerando a aceleração do veículo.
Obrigado.
Então vais ter que deduzir a equação! 😉
Olá professor, tudo bem?
Eu; um caminhão gostaria de saber quanto de força precisa pra mover um veiculo em repouso?
Ex: um caminhão com 30 ton precisa quanto de força pra sair?
Se o veículo estiver sobre uma superfície dura e horizontal o valor da força depende do coeficiente de resistência ao rolamento dos pneus. Para o valor típico de 0,01, a força necessária é um centésimo do peso do veículo.
Boa noite professor!
Se fosse uma caixa sem rodas sendo puxada em uma rampa; como deveriamos proceder para o calculo da potência uma vez que não temos o raio da roda ,somente o peso do corpo?
Para o valor da força que deve ser feita sobre a caixa basta que conheçamos o peso do corpo, a inclinação da rampa e o coeficiente de atrito entre a caixa e a rampa. Calculado o valor da força a multiplicamos pela velocidade e teremos a potência.
Bom Dia Professor, Excelente artigo.
Estou em Duvida em um caminhão cavalo canavieiro temos sistema de semi reboque e reboque, cada um tem um peso de 50toneladas, cada sistema tem 16 pneus sendo dois eixos traseiros e dois eixos dianteiros com 2 pneus em cada lado. Minha Duvida é quanto de força que exerce para arrastar esses reboques. Temos sistemas de segurança para prevenir que quebre o cabeçalho, quanto de força que eles devem assegurar?
A resposta se encontra em Qual é a força para arrastar o reboque em um caminhão?
Professor, essa equação Ptração = α.M.g.v. pode ser utilizada para calcular o torque necessário para por o veículo em movimento? Estou com um tcc e preciso calcular o torque necessário para um minitrator.
Esta equação é válida para calcular a potência e não o torque.
Boa tarde Professor.
Na vossa equação (α . M . g . R * cosθ + M . g . R * senθ) quanto maior o α, maior será o Torque necessário para colocar o veiculo em movimento, mas ao diminuir o valor de α o Torque para colocar o veiculo em movimento é menor.
Isto está me gerando uma duvida, se o veiculo estiver em uma rampa seca o α será maior do que em uma rampa molhada ou com óleo, portanto o veiculo em uma rampa não seca teria menos torque, consequentemente menos potência e menor Força de tração, isto não faria o veiculo escorregar para trás ou patinar na subida?
Há um equívoco no raciocínio pois o que muda muito de uma rampa seca para úmida não é o coeficiente de resistência ao rolamento mas o coeficiente de atrito estático entre a roda e a rampa.