X

Categoria: Eletricidade

Gasto de energia de um carro elétrico

Como se pode comparar o consumo de carros com motores a combustão com carros elétricos? O consumo dos primeiros é expresso em quilômetros por litro de combustível enquanto nos segundos se usa quilômetros por quilowatt-hora. Ler mais»

Choque na chaleira com ebulidor

E se eu colocar o tradicional ebulidor  (rabo quente) numa chaleira pra aquecer a água e quiser testar a temperatura da água encostando a mão na chaleira, poderia levar um choque? Ler mais»

POTENCIAL ELÉTRICO EM UM FIO CONDUTOR IDEAL

Se num fio ideal, o potencial é o mesmo em todos os pontos, então não há campo elétrico, só que isso não faz sentido, pois se não há campo eletrônico, não haveria corrente elétrica mesmo se o fio fosse submetido a uma diferença de potencial. De maneira análoga, se houvesse campo elétrico no fio ideal […] Ler mais»

Dúvida sobre a velocidade de rotação máxima do ventilador

Boa noite, amigos! Tenho uma dúvida sobre o movimento das hélices de um ventilador. Suponha um ventilador de 3 velocidades. Suponha que eu ligue o ventilador e já o deixe na velocidade maior. Ao ligá-lo, a hélice começa a se movimentar e, em poucos segundos, após atingir certa velocidade, essa não aumenta mais! As hélices […] Ler mais»

Motor monofásico de indução

Por que um motor monofásico não funciona sem um capacitor?   Ler mais»

Sobre metal no forno de micro-ondas

Sempre soube que não se deve colocar objetos metálicos no forno de micro-ondas. Entretanto há fornos de micro-ondas com grelhas metálicas. Gostaria de esclarecer esta aparente contradição e como funcionam esses fornos com grill. Ler mais»

DDP nominal, FEM e DDP real de pilhas e baterias

Olá professor Lang, um colega de profissão me fez recentemente a seguinte pergunta "quando se diz ter uma pilha de 1,5V ou 9V, isso quer dizer que essas pilhas possuem um FEM de 1,5V ou 9V, certo?". A dúvida surgiu a partir da leitura de dois livros didáticos (ramalho e bonjourno) que apresentam visões diferentes […] Ler mais»

Coeficiente de temperatura da resistência elétrica explicado pela dilatação térmica?

Os efeitos da temperatura mudando as dimensões de um condutor explicam as variações da  resistência elétrica? Ler mais»

A prática de aterramento corporal é fisicamente coerente?

Conteúdo a ser conferido pelo VeriFísica da Sociedade Brasileira de Física: O aterramento aterra você no conforto de sua casa O que é aterramento Ler mais»

Causa da defasagem tensão-corrente no capacitor

Boa noite, professor Lang. Não consigo encontrar o motivo de existir a defasagem entre tensão e corrente em circuitos puramente capacitivos. Eu entendo que ao ligar o circuito na corrente alternada, a corrente será mais "adiantada" do que a tensão porque o capacitor estará descarregado, contudo, a tensão irá aumentar no decorrer do tempo e […] Ler mais»

1 2 3 25