X

Categoria: Eletricidade

Coeficiente de temperatura da resistência elétrica explicado pela dilatação térmica?

Os efeitos da temperatura mudando as dimensões de um condutor explicam as variações da  resistência elétrica? Ler mais»

A prática de aterramento corporal é fisicamente coerente?

Conteúdo a ser conferido pelo VeriFísica da Sociedade Brasileira de Física: O aterramento aterra você no conforto de sua casa O que é aterramento Ler mais»

Causa da defasagem tensão-corrente no capacitor

Boa noite, professor Lang. Não consigo encontrar o motivo de existir a defasagem entre tensão e corrente em circuitos puramente capacitivos. Eu entendo que ao ligar o circuito na corrente alternada, a corrente será mais "adiantada" do que a tensão porque o capacitor estará descarregado, contudo, a tensão irá aumentar no decorrer do tempo e […] Ler mais»

Material utilizado em bobinas eletromagnéticas

Sabemos que bobinas de cobre são as mais utilizadas, existe um material potencialmente melhor que o cobre para fazer essas bobinas? Ler mais»

Proteção contra eletricidade estática em módulos eletrônicos

Olá professor, gostaria de saber se uma folha em EVA pode isolar e proteger módulos eletrônicos contra eletricidade estática? desde já, agradeço. Ler mais»

Eletrodinâmica: diferença de potencial elétrico em um condutor ideal

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida sobre circuitos elétricos. Considere um circuito que possui uma resistência, uma bateria e um fio condutor ideal. Sabe-se que, quando fechado, existe um campo elétrico que perpassa todo o circuito. É certo dizer, então, que existe uma queda de potencial em um trecho qualquer do fio ideal devido ao […] Ler mais»

Existe corrente elétrica na bateria dum circuito?

Recentemente um vídeo do YouTuber Veritasium sobre como energia flui num circuito gerou um alvoroço sobre concepções erradas acerca do funcionamento de circuitos elétricos. No vídeo do link https://www.youtube.com/watch?v=jRt2pUQa8fk, por exemplo, é dito que NUM CIRCUITO IDEAL não existe corrente na bateria do circuito (pelo menos não uma corrente equivalente à do circuito todo). Isso […] Ler mais»

Cargas superficiais, velocidade de deriva e velocidade da perturbação na corrente

Professor, depois de ler o artigo "TENSÃO E CARGAS SUPERFICIAIS – O QUE WILHELM WEBER JÁ SABIA HÁ 150 ANOS", veio a seguinte dúvida: Com que velocidade as cargas superficiais se redistribuem ao longo de um condutor quando o conectamos a uma bateria? Eu suponho que, como um elemento conectado ao circuito responde quase instantaneamente […] Ler mais»

Por que nos fogões de indução as panelas devem ser ferromagnéticas?

Professor, Lang, saudações! Eu estive pesquisando alguns artigos americanos, não encontrei muitos brasileiros, sobre cooktop e percebi que eles sempre colocam que a panela para ser aquecida nesse tipo de fogão deve conter material ferromagnético, como aço ou mesmo ferro. Ou ainda dizem que se a base do cooktop for de material ferromagnético, então pode-se […] Ler mais»

Para onde vai o zinco das pilhas?

Caro mestre, professor Lang, desde os 12 anos de idade, observo que devido ao uso, pilhas antigas acabavam vazando o eletrólito. Curioso desmontei algumas e constatei que, parte do invólucro de zinco, havia sido totalmente decomposto, tendo desaparecido completamente. Jamais tendo encontrado, explicação convincente, para isso. Uns trinta anos depois, fizemos a análise dos resíduos […] Ler mais»

1 2 3 25