X

Categoria: Eletricidade

Características de uma bobina que não coloque em curto-circuito a rede elétrica?

Olá amigos, tem alguma formula e um exemplo pra se determinar a "menor" resistência ôhmica de uma bobina que podemos ligar em paralelo na tomada 110 VAC-40A, para que não seja considerado um curto-circuito? Ler mais»

Dúvida sobre o controle de temperatura em condicionadores de ar e fornos

Olá! Comumente vejo pessoas falando para colocar o ar condicionado em uma temperatura mais baixa que a desejada para resfriar o ambiente de forma mais rápida. Por exemplo, deseja-se que o ambiente fique a temperatura de 23ºC, então colocam o ar em 16ºC com intenção de que chegue em 23ºC mais rapidamente e só então […] Ler mais»

Dúvida recorrente sobre o movimento de deriva das cargas livres em um circuito elétrico

Talvez seja algo besta, mas vamos lá. Suponha que tenhamos um circuito simples onde tenha uma corrente elétrica. Os elétrons vão de um ponto até o outro ponto. Se os elétrons vão de um ponto até o outro ponto significa que em um momento os elétrons vão estar saturados de um lado. Ou seja, como […] Ler mais»

Prevenindo perda de carga em baterias colocando o suporte da motocicleta sobre um isolante?

Prezados , Uma grande polêmica entre motociclistas é se o fato de colocar uma borracha ou madeira sob o descanso metálico da moto irá evitar a perda de carga na bateria durante um periodo mais longo com a moto parada.Para mim isso não faz sentido , pois como é apenas o polo negativo da moto […] Ler mais»

Choque em aparelhos de academia: como resolver?

Caro Prof. Lang Tenho lhe acompanhado através das postagens do CREF e agora gostaria de um conselho. Em nosso condomínio (Brasília) existe uma pequena academia de ginástica. Como alguns aparelhos (por exemplo a esteira) estão dando choques um engenheiro propôs que o piso fosse revestido com EVA, isolando assim os equipamentos para evitar a eletricidade […] Ler mais»

Dúvida sobre choque e aterramento!

Caro professor, boa noite! Caso alguém segure em uma fiação, 127V, descalço, qual seria a intensidade da corrente que passaria pelo seu corpo? Não seria a mesma intensidade que sentiria se segurasse, estando isolado do solo, na fase e no neutro? Se a terra se comporta como um grande neutro, por qual motivo ao soltar […] Ler mais»

Sobre o consumo de energia em instalações elétricas!

Boa tarde, professor Lang! Ao me deparar com este exercício que tem como gabarito a alternativa B, tive o seguinte questionamento: É possível generalizar este fato, considerando que cada instalação teria uma estrutura de fios adequada a elas (pela 2 lei ohm) ? Além disso, posso dizer então que o chuveiro no 110V gasta mais? […] Ler mais»

Valor da tensão na tomada é constante?

Boa tarde. Gostaria de perguntar se numa tomada a tensão é sempre 110V ou 220V, ou podem sair quaisquer quantidades de volts entre 0 e 110/220? Agradeço antecipadamente a resposta. Ler mais»

Outra vez a associação de fontes em paralelo!

Boa tarde. Estava lendo algumas postagens do Cref e o artigo feito pelo professor Lang, e uma coisa que ainda estou meio me dúvida é sobre porque o meu raciocínio não está correto: Porque quando associamos pilhas em paralelo a corrente não soma? Eu já pensei isso em termos de resistências equivalentes e  soma de […] Ler mais»

Por que pilhas e baterias acabam?

Por que chega um momento em que a carga  das pilhas e baterias acaba,ou seja,por que a capacidade de gerar corrente elétrica não é eterna? Ler mais»

1 2 3 23