X

Substituição de bateria automotiva

Qual seria o problema em se substituir uma bateria automotiva de menor potência por uma de maior potência caso caiba no suporte do veículo? Ex: trocar a bateria de 45 amperes de um carro por uma de 60 amperes?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Inicialmente algumas considerações.

A capacidade de uma bateria não é dada em ampères (A) mas em ampères-hora (A.h).  Ela informa o valor da corrente elétrica que a bateria plenamente carregada pode produzir durante um determinado tempo. Por exemplo, uma bateria de 60 A.h é capaz de produzir uma corrente elétrica de 2,0 A durante 30 horas, ou 5,0 A durante 12 horas e assim por diante; ou de outra forma, se a bateria estiver completamente descarregada, ela poder ser recarregada completamente com uma corrente de 10 A em 6h, ou 20 A em 3 h.

A capacidade de uma bateria não deve ser confundida com a potência que se pode demandar de uma bateria. A potência depende, além da fem da bateria (que no caso em discussão tem valor valor nominal de 12 V, valor real de aproximadamente 12,6 V) e da intensidade da corrente que a bateria produz quando energizando algum dispositivo. Esta intensidade não depende apenas da bateria mas também do circuito externo a ela.

–  Baterias automotivas devem ser capazes de produzir correntes grandes (da ordem de centena de ampères) quando acionam o motor de partida do veículo.  A corrente de partida a frio da bateria (identificada pela sigla inglesa CCA – Cold cranking amps) tem que ser maior do que a corrente efetivamente demandada pelo motor de partida.

Então a questão corretamente formulada é a seguinte:

Qual seria o problema em se substituir uma bateria automotiva de menor capacidade por uma de maior capacidade caso caiba no suporte do veículo? Ex: trocar a bateria de 45 A.h de um Onix por uma de 60A.h?

A resposta é que não há nenhum problema nesta substituição desde que ambas as baterias tenham a mesma força eletromotriz nominal de 12V.

De um modo geral, baterias de 12 V com diferentes capacidades diferem em CCA: a CCA cresce com a capacidade. Desta forma optar por uma bateria com maior capacidade do que a indicada pelo fabricante do automóvel, desde que caiba no suporte, não determina prejuízo para o automóvel.

ADITADO em 30/08/2024 – Comentário do Gustavo por email: Me parece que uma bateria com maior capacidade vai levar mais tempo para ser carregada e vai demandar mais do conjunto carregador (alternador e circuito). Em princípio é para aguentar, mas é uma carga não prevista. Lembro quando criaram a lei para manter os faróis acesos nas estradas e as montadoras declararam que não garantiam que os automóveis, especialmente os populares, rodassem o tempo todo com o faróis acesos. Humm….

RESPOSTA ao Gustavo: Certamente demorará mais tempo para atingir a carga máxima. Depois da primeira carga, somente haverá maior demanda do alternador se o consumo de energia elétrica no automóvel for maior. Com o mesmo consumo de energia elétrica não faz  diferença se a capacidade é um pouco maior.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


2 comentários em “Substituição de bateria automotiva

  1. Carlos Schokal disse:

    Gostei muito, é um aprendizado para nosso dia a dia, agora aprendi como posso substituir minha bateria.

  2. Filipe Brandao disse:

    Se o senhor soubesse quantas vezes tive que responder essa pergunta! Hahaha. Agora eu vou simplesmente dar CTR-C , CTRL-V nesse lindo artigo.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *