X

Categoria: Astronomia

Criando um campo magnético semelhante ao da Terra com eletroímãs: é possível?

Se colocássemos um eletroímã no norte de Marte e outro no sul, que potência elétrica seria necessária para gerar um campo magnético como o da Terra? Ler mais»

Cálculo aproximado de distâncias com base em coordenadas de latitude e longitude

Caro prof. Lang Qual é a sua avaliação desta forma de calcular aproximadamente distâncias na superfície da Terra? Refiro-me especificamente o método descrito na seção intitulada "Calculando pequenas distâncias variando latitude e longitude" em  Calculando distâncias com base em coordenadas de gps. Ou ainda ao método descrito na seção "Calculando a distância entre dois pontos […] Ler mais»

Gravitação: velocidade de escape

Olá, professores do CREF. Parabéns pelo excelente trabalho no ensino de física brasileiro. Minha dúvida está relacionada à velocidade de escape e gravitação. Já li algumas postagens aqui neste mesmo sítio a respeito, mas minha dúvida se mantém: o valor aproximado de 11 km/s atribuído à velocidade de escape é realmente constante ou varia de […] Ler mais»

Simulação do eclipse de 14/12/2020 com o Stellarium contrastada por fotos!

Professor Achei muito boa aquela contrastação de uma foto do eclipse de 14/12/2020 com a imagem obtida do Stellarium. Bem que poderia haver mais cotejos para evidenciar que de fato o Stellarium prediz com precisão o comportamento dos corpos celestes.  Agradeço antecipadamente. Ler mais»

Efeitos de maré na Terra dos demais planetas do sistema solar?

Olá Professor! A página do CREF é um ótimo canal para divulgação da ciência. Sempre indico aos meus alunos para conhecer os temas já abordados, ou consultar o site quando estamos em alguma conversa sobre fenômenos físicos. Professor, um tema recorrente que surge nas aulas, ou em atividades de extensão é a influência do alinhamento […] Ler mais»

Dúvida sobre a força de maré!

Estimado professor Lang, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho no CREF. Minha dúvida é com relação a força inercial na abordagem das forças de marés. Na página 8 do seu artigo "Marés, fases principais da Lua e bebês" você escreve "[...] a força inercial em qualquer ponto da Terra tem sempre a mesma orientação […] Ler mais»

Evidências de que o Sol está muito mais distante do que a Lua!

Prof. Lang Existe uma forma simples de se mostrar que a distância ao Sol é muito maior do que à Lua? O raciocínio ingênuo ou malicioso de algumas pessoas atribui igual distância ao Sol e à Lua pois eles tem o mesmo tamanho quando vistos da Terra. Agradeço antecipadamente sua resposta. Ler mais»

Visibilidade dos planetas e as fases de Vênus.

Como é possível ver planetas no céu noturno se eles não geram sua própria luz? Ler mais»

Origem do oxigênio.

Saudações, O oxigênio teve origem em explosões de super novas ou foi produzido pela fotossíntese? Obrigado pela atenção. Antonio Araujo Ler mais»

Astronomia: cálculo de sombras da luz solar

Boa tarde, professor! Gostaria de saber se a partir de uma coordenada geográfica específica seria possível determinar o ângulo de elevação do sol em cada período do ano, de tal modo que eu pudesse determinar o comprimento da sombra de um objeto em cada dia/mês do ano. Estava estudando o assunto, porém tive a curiosidade […] Ler mais»

1 2 3 19