X

Categoria: Astronomia

Dúvida sobre o balanço de energia na Terra

Estou com uma pequena dúvida, se alguém aí souber me responder ela é a seguinte: Primeiramente, eu imaginei a terra como sendo um sistema térmico quase que perfeitamente isolado, pois o que há em volta dela é o vácuo do universo, sendo assim a energia térmica não tem como "escapar". Entretanto, o sol emite radiações […] Ler mais»

Luneta astronômica caseira: as lentes que possuo são adequadas?

Tenho lido os comentários na postagem Amplificação do telescópio e nada chega próximo ao que procuro. Tenho uma lente de vidro, adquirida em uma ótica, e a única que dispunham era uma de 2,25 graus. Tenho também uma outra lente que ultrapassa os 24 graus, cujo aparelho da ótica apresentou a informação: “acima do limite de leitura”, […] Ler mais»

Distâncias astronômicas e desvio para o vermelho

Olá, Professores. Minha dúvida é sobre como se calcula a distância da Terra às estrelas mais distantes, utilizando o Redshift. Sabemos que  o universo está se expandindo e que a luz emitida por estrelas distantes sofrem o "desvio para o vermelho" enquanto se afastam de nós e sabemos também que quanto mais distantes elas estão, […] Ler mais»

Estações do ano: efeito da distância Terra-Sol?

Caros, Considerando o fato de que a órbita de translação da Terra é elíptica, havendo, assim, períodos nos quais o planeta está mais próximo e mais distante do Sol, há alguma implicação nas estações do ano? Ou estas são consequência apenas da inclinação do eixo da Terra? Grato, Renato R. Rodrigues Ler mais»

Tamanho de asteroides: como se mede?

Quando um corpo celeste como um meteoroide vaga pelo espaço a milhões de quilômetros de distância, como é estimado o seu comprimento? Ler mais»

Temperatura da sonda Parker em sua máxima aproximação do Sol

Professor Lang Fui seu aluno há mais de uma década em uma disciplina de Termodinâmica das engenharias (FIS183) e acompanho as suas postagens no Pergunte ao CREF. O sr. estimou em aula a temperatura que uma placa no espaço interplanetário, tão distante do Sol quanto a Terra, teria caso recebesse a radiação solar. Lembro que […] Ler mais»

Medida do raio terrestre por Eratóstenes

Olá, professor. Poderia explicar por que o experimento de Eratóstenes tinha que ser feito em duas cidades sobre o mesmo meridiano? Pensando sozinho, imagino que seja porque os raios incidentes em longitudes diferentes não são paralelos devido à rotação da terra, mas estou inseguro quanto a isso. Ler mais»

Observações astronômicas na faixa de infravermelho e ultravioleta

Olá, seria possível fazer um receptor de infravermelho ou ultravioleta mirado para o espaço através de uma parabólica com refração de espelhos para receber sinais modulados nesta frequência? Tais sinais emitidos por planetas, galáxias ou até mesmo tecnologia extraterrestre poderia chegar nesse receptor? Obrigado Ler mais»

Tempestade solar e aviação

Durante a tempestade solar de agosto de 2017, com emissões em classe X10, busquei informações com os aeroportos e torres de controle, controladores de voo e inclusive a Aeronáutica, mas não foi conclusivo. Qual o risco para a parte eletrônica de aeronaves durante um evento de alta energia? A gaiola de faraday da fuselagem é […] Ler mais»

Cor dos planetas

Como são definidas as cores dos planetas? É possível a um astronauta distinguir as cores dos planetas no espaço? As fotos captadas são passadas por algum tratamento de coloração? Gostaria de saber mais sobre este assunto. Ler mais»

1 2 3 21