X

Lua está se afastando da Terra?

Bom dia. Eu gostaria de saber se é verdade que a lua está se afastando do nosso planeta alguns centímetros todos os anos e porque. Vi esta reportagem Por que a Lua está se afastando cada vez mais do planeta Terra? ,  mas acho que eles não explicaram direito o afastamento.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

O crescimento da distância Terra-Lua, antes de ser medido, era uma previsão teórica para o sistema Terra-Lua devido à interação por forças de maré entre nosso planeta e seu satélite [1]. Assim como a Lua produz forças de maré na Terra, o nosso planeta causa forças de maré na Lua (sobre forças de maré vide MARÉS, FASES PRINCIPAIS DA LUA …).

As forças de maré freiam muito lentamente a rotação da Terra em torno de seu eixo. Ou seja, as forças de maré reduzem gradual e muito lentamente a quantidade de movimento angular (momento angular) da Terra em torno de seu eixo. Ao mesmo tempo que as forças de maré em nosso planeta determinam perda de momento angular da Terra,  produzem um ganho de quantidade de movimento angular na Lua. E este ganho de momento angular da Lua afeta sua órbita, levando a que ela se afaste da Terra.

Este afastamento pôde ser estudado experimentalmente (medido com precisão de milímetro) graças aos espelhos retrorrefletores (figura 1) deixados primeiramente em 1969 pela missão Apollo 11 e depois por outras missões na Lua. Um pulso de laser disparado da Terra é refletido e retorna à Terra; a partir do tempo de ida e volta é determinada a distância ao nosso satélite.  Vide mais em Lunar Laser Ranging experiments.

Existem seis espelhos retrorrefletores operacionais na Lua conforme  descrito em  Lista de retrorrefletores na LuaAs medidas atuais resultam em que a distância Terra-Lua cresça 3,8 cm por ano.

Mais detalhes sobre o tema em

Por que a lua da Terra não gira p vermos o outro lado?

Distribuição de massa na Lua não é uniforme?

REFERÊNCIA

Kibble, T. B. Classical mechanics. New York, McGraw-Hill, 1966.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *