X

Categoria: Mecânica quântica

A mente pode transformar o corpo e curar tudo?

Gostaria de saber se as afirmações abaixo, que constam no vídeo "Sua Mente pode Transformar o seu Corpo e Curar Tudo", tem de fato apoio na Física? O corpo é uma projeção holográfica da consciência. Por mecanismos da física quântica podemos influenciar o holograma e ter controle do corpo. O elétron decidiu agir de certa […] Ler mais»

Homeostase Quântica Informacional: existe de fato?

Gostaria de saber qual é a posição da Sociedade Brasileira de Física sobre o artigo Envelhecendo com saúde emocional, mental e física por meio da Homeostase Quântica Informacional. Agradeço antecipadamente a resposta. Ler mais»

Mecânica quântica matricial e relações de incerteza

Professor, na formulação matricial, como surgem as relações de incerteza envolvendo dois observáveis quaisquer e, quando estes observáveis comutam com a hamiltoniana, como deve ser descrito o estado genérico do sistema e os possíveis resultados de medidas na mecânica quântica? Ler mais»

Espalhamento ressonante e não ressonante

Bom dia professor. Poderia me ajudar a entender a diferença entre espalhamento ressonante e não ressonante e qual é a relação desses fenômenos com a óptica? Eu até encontrei referência a essa nomenclatura, mas sempre relacionado à quântica e em muitas vezes se referindo ao espalhamento de elétrons, mas não entendi se conseguimos relacionar fenômenos […] Ler mais»

É possível exaurir os elétrons em um condutor por efeito fotoelétrico?

Olá, Professor Lang, tudo bem? Sem querer abusar da tua boa vontade, uma dúvida sobre o efeito fotoelétrico. Imaginando uma fonte de luz capaz de arrancar elétrons de uma placa, ela arranca os elétrons livres, certo? Essa fonte irradiando luz por tempo suficiente na placa, chegará um momento em que ela não arrancará mais elétrons, […] Ler mais»

Transições eletrônicas e dipolos oscilantes.

Olá, tenho uma dúvida sobre transições eletrônicas. Eu li que uma transição eletrônica pode ser interpretada em termos de oscilações da densidade de probabilidade, e que essas oscilações podem ter a forma de um dipolo elétrico ou magnético. Sei que essa analogia com os conceitos clássicos de dipolo elétrico/magnético não deve ser feita de forma […] Ler mais»

É fake! Não existe yoga ou coach quântico.

Esta postagem trata de uma empulhação que prolifera na internet enganando incautos e ignorantes: o uso inapropriado do termo quântico Ler mais»

Radiação Hawking e “evaporação” de buracos negros.

Caros professores É usual encontrar que o mecanismo de Hawking possibilitaria a "evaporação" de buracos negros. Neste  mecanismo somente as partículas de anti-matéria cairiam no buraco negro e acabariam por desintegrá-lo ao cabo de um tempo fabulosamente grande. Mas se ao desintegrar a matéria oculta sob o horizonte de eventos, não deveria sobrar mais energia […] Ler mais»

Ainda sobre o Princípio da Incerteza

Prezado Professor Claudio, Fiquei realmente impressionado com a qualidade e o nível de profundidade da resposta em Princípio da Incerteza de Heisenberg, especialmente pelo reconhecimento de que essa questão ainda é “alvo de intensos debates relacionados aos fundamentos da Física Quântica”. Muito obrigado! Então, se entendi bem, a incerteza inerente a certas propriedades de uma […] Ler mais»

Princípio da Incerteza de Heisenberg

Existe um princípio na Mecânica Quântica que impede a medição simultânea de grandezas como momento e posição com precisão ilimitada. Pelo que entendi, tal limitação ocorre pois sempre que iremos medir tais grandezas, estamos interferindo com a grandeza medida em questão e por isso jamais poderemos ter precisão ilimitada em ambas medições. Até aí tudo […] Ler mais»

1 2 3 5