X

Categoria: Corrente contínua e alternada

Por que nos fogões de indução as panelas devem ser ferromagnéticas?

Professor, Lang, saudações! Eu estive pesquisando alguns artigos americanos, não encontrei muitos brasileiros, sobre cooktop e percebi que eles sempre colocam que a panela para ser aquecida nesse tipo de fogão deve conter material ferromagnético, como aço ou mesmo ferro. Ou ainda dizem que se a base do cooktop for de material ferromagnético, então pode-se […] Ler mais»

Para onde vai o zinco das pilhas?

Caro mestre, professor Lang, desde os 12 anos de idade, observo que devido ao uso, pilhas antigas acabavam vazando o eletrólito. Curioso desmontei algumas e constatei que, parte do invólucro de zinco, havia sido totalmente decomposto, tendo desaparecido completamente. Jamais tendo encontrado, explicação convincente, para isso. Uns trinta anos depois, fizemos a análise dos resíduos […] Ler mais»

Indução eletromagnética em uma situação incomum!

Caro professor, A minha dúvida é com respeito à indução eletromagnética em seu exemplo mais comum. Na maioria dos materiais didáticos, o fenômeno da indução é exemplificado por um ímã em barra que é aproximado e afastado de uma espira condutora ligada a um galvanômetro. Como é mostrado na imagem abaixo. Porém, quase todos os […] Ler mais»

Choques e eletrocussão

Olá, Professor Lang, tudo bem? Se uma pessoa estiver num rio, com um barco, tipo canoa, porém de material metálico. Ao receber uma descarga elétrica na lataria desse barco, a pessoa sofrerá choque somente se estiver perto do local da descarga? Ou sofrerá, independentemente da proximidade com esse local. Outra pergunta é a seguinte: um […] Ler mais»

Características de uma bobina que não coloque em curto-circuito a rede elétrica?

Olá amigos, tem alguma formula e um exemplo pra se determinar a "menor" resistência ôhmica de uma bobina que podemos ligar em paralelo na tomada 110 VAC-40A, para que não seja considerado um curto-circuito? Ler mais»

Dúvida recorrente sobre o movimento de deriva das cargas livres em um circuito elétrico

Talvez seja algo besta, mas vamos lá. Suponha que tenhamos um circuito simples onde tenha uma corrente elétrica. Os elétrons vão de um ponto até o outro ponto. Se os elétrons vão de um ponto até o outro ponto significa que em um momento os elétrons vão estar saturados de um lado. Ou seja, como […] Ler mais»

Prevenindo perda de carga em baterias colocando o suporte da motocicleta sobre um isolante?

Prezados , Uma grande polêmica entre motociclistas é se o fato de colocar uma borracha ou madeira sob o descanso metálico da moto irá evitar a perda de carga na bateria durante um periodo mais longo com a moto parada.Para mim isso não faz sentido , pois como é apenas o polo negativo da moto […] Ler mais»

Dúvida sobre choque e aterramento!

Caro professor, boa noite! Caso alguém segure em uma fiação, 127V, descalço, qual seria a intensidade da corrente que passaria pelo seu corpo? Não seria a mesma intensidade que sentiria se segurasse, estando isolado do solo, na fase e no neutro? Se a terra se comporta como um grande neutro, por qual motivo ao soltar […] Ler mais»

Sobre o consumo de energia em instalações elétricas!

Boa tarde, professor Lang! Ao me deparar com este exercício que tem como gabarito a alternativa B, tive o seguinte questionamento: É possível generalizar este fato, considerando que cada instalação teria uma estrutura de fios adequada a elas (pela 2 lei ohm) ? Além disso, posso dizer então que o chuveiro no 110V gasta mais? […] Ler mais»

Valor da tensão na tomada é constante?

Boa tarde. Gostaria de perguntar se numa tomada a tensão é sempre 110V ou 220V, ou podem sair quaisquer quantidades de volts entre 0 e 110/220? Agradeço antecipadamente a resposta. Ler mais»

1 2 3 15