X

Categoria: Corrente contínua e alternada

Choque na chaleira com ebulidor

E se eu colocar o tradicional ebulidor  (rabo quente) numa chaleira pra aquecer a água e quiser testar a temperatura da água encostando a mão na chaleira, poderia levar um choque? Ler mais»

POTENCIAL ELÉTRICO EM UM FIO CONDUTOR IDEAL

Se num fio ideal, o potencial é o mesmo em todos os pontos, então não há campo elétrico, só que isso não faz sentido, pois se não há campo eletrônico, não haveria corrente elétrica mesmo se o fio fosse submetido a uma diferença de potencial. De maneira análoga, se houvesse campo elétrico no fio ideal […] Ler mais»

Dúvida sobre a velocidade de rotação máxima do ventilador

Boa noite, amigos! Tenho uma dúvida sobre o movimento das hélices de um ventilador. Suponha um ventilador de 3 velocidades. Suponha que eu ligue o ventilador e já o deixe na velocidade maior. Ao ligá-lo, a hélice começa a se movimentar e, em poucos segundos, após atingir certa velocidade, essa não aumenta mais! As hélices […] Ler mais»

Motor monofásico de indução

Por que um motor monofásico não funciona sem um capacitor?   Ler mais»

DDP nominal, FEM e DDP real de pilhas e baterias

Olá professor Lang, um colega de profissão me fez recentemente a seguinte pergunta "quando se diz ter uma pilha de 1,5V ou 9V, isso quer dizer que essas pilhas possuem um FEM de 1,5V ou 9V, certo?". A dúvida surgiu a partir da leitura de dois livros didáticos (ramalho e bonjourno) que apresentam visões diferentes […] Ler mais»

Coeficiente de temperatura da resistência elétrica explicado pela dilatação térmica?

Os efeitos da temperatura mudando as dimensões de um condutor explicam as variações da  resistência elétrica? Ler mais»

Causa da defasagem tensão-corrente no capacitor

Boa noite, professor Lang. Não consigo encontrar o motivo de existir a defasagem entre tensão e corrente em circuitos puramente capacitivos. Eu entendo que ao ligar o circuito na corrente alternada, a corrente será mais "adiantada" do que a tensão porque o capacitor estará descarregado, contudo, a tensão irá aumentar no decorrer do tempo e […] Ler mais»

Eletrodinâmica: diferença de potencial elétrico em um condutor ideal

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida sobre circuitos elétricos. Considere um circuito que possui uma resistência, uma bateria e um fio condutor ideal. Sabe-se que, quando fechado, existe um campo elétrico que perpassa todo o circuito. É certo dizer, então, que existe uma queda de potencial em um trecho qualquer do fio ideal devido ao […] Ler mais»

Existe corrente elétrica na bateria dum circuito?

Recentemente um vídeo do YouTuber Veritasium sobre como energia flui num circuito gerou um alvoroço sobre concepções erradas acerca do funcionamento de circuitos elétricos. No vídeo do link https://www.youtube.com/watch?v=jRt2pUQa8fk, por exemplo, é dito que NUM CIRCUITO IDEAL não existe corrente na bateria do circuito (pelo menos não uma corrente equivalente à do circuito todo). Isso […] Ler mais»

Cargas superficiais, velocidade de deriva e velocidade da perturbação na corrente

Professor, depois de ler o artigo "TENSÃO E CARGAS SUPERFICIAIS – O QUE WILHELM WEBER JÁ SABIA HÁ 150 ANOS", veio a seguinte dúvida: Com que velocidade as cargas superficiais se redistribuem ao longo de um condutor quando o conectamos a uma bateria? Eu suponho que, como um elemento conectado ao circuito responde quase instantaneamente […] Ler mais»

1 2 3 16