X

Categoria: Corrente contínua e alternada

Dúvida recorrente sobre o movimento de deriva das cargas livres em um circuito elétrico

Talvez seja algo besta, mas vamos lá. Suponha que tenhamos um circuito simples onde tenha uma corrente elétrica. Os elétrons vão de um ponto até o outro ponto. Se os elétrons vão de um ponto até o outro ponto significa que em um momento os elétrons vão estar saturados de um lado. Ou seja, como […] Ler mais»

Prevenindo perda de carga em baterias colocando o suporte da motocicleta sobre um isolante?

Prezados , Uma grande polêmica entre motociclistas é se o fato de colocar uma borracha ou madeira sob o descanso metálico da moto irá evitar a perda de carga na bateria durante um periodo mais longo com a moto parada.Para mim isso não faz sentido , pois como é apenas o polo negativo da moto […] Ler mais»

Dúvida sobre choque e aterramento!

Caro professor, boa noite! Caso alguém segure em uma fiação, 127V, descalço, qual seria a intensidade da corrente que passaria pelo seu corpo? Não seria a mesma intensidade que sentiria se segurasse, estando isolado do solo, na fase e no neutro? Se a terra se comporta como um grande neutro, por qual motivo ao soltar […] Ler mais»

Sobre o consumo de energia em instalações elétricas!

Boa tarde, professor Lang! Ao me deparar com este exercício que tem como gabarito a alternativa B, tive o seguinte questionamento: É possível generalizar este fato, considerando que cada instalação teria uma estrutura de fios adequada a elas (pela 2 lei ohm) ? Além disso, posso dizer então que o chuveiro no 110V gasta mais? […] Ler mais»

Valor da tensão na tomada é constante?

Boa tarde. Gostaria de perguntar se numa tomada a tensão é sempre 110V ou 220V, ou podem sair quaisquer quantidades de volts entre 0 e 110/220? Agradeço antecipadamente a resposta. Ler mais»

Outra vez a associação de fontes em paralelo!

Boa tarde. Estava lendo algumas postagens do Cref e o artigo feito pelo professor Lang, e uma coisa que ainda estou meio me dúvida é sobre porque o meu raciocínio não está correto: Porque quando associamos pilhas em paralelo a corrente não soma? Eu já pensei isso em termos de resistências equivalentes e  soma de […] Ler mais»

Por que pilhas e baterias acabam?

Por que chega um momento em que a carga  das pilhas e baterias acaba,ou seja,por que a capacidade de gerar corrente elétrica não é eterna? Ler mais»

Eletricidade: Tensão de Pico, RMS, Média.

Sempre estudei nas literaturas de Circuitos Elétricos que a tensão eficaz (VRMS) seria equivalente a ÁREA da senóide e devido o fato de a mesma possuir um semiciclo positivo e outro negativo, para evitar um resultado nulo, utilizamos a técnica de integrar pela raiz da média quadrática: O que para um pico de +/- 179 […] Ler mais»

Choque em chuveiros elétricos

Prezados, antes de mais nada gostaria de dizer que admiro muito o trabalho do CREF e seguidamente busco informações nesse site. Entretanto, acredito que há uma informação equivocada no tópico "Chuveiro elétrico: por que não levamos choque se água está em contato com a parte eletrificada do resistor de aquecimento?", esse artigo - inclusive - […] Ler mais»

Dúvida sobre o gerador elétrico.

Quando não há qualquer carga ligada a um gerador elétrico, para onde vai a energia que ele produz? Ler mais»

1 2 3 14