X

POTENCIAL ELÉTRICO EM UM FIO CONDUTOR IDEAL

Se num fio ideal, o potencial é o mesmo em todos os pontos, então não há campo elétrico, só que isso não faz sentido, pois se não há campo eletrônico, não haveria corrente elétrica mesmo se o fio fosse submetido a uma diferença de potencial. De maneira análoga, se houvesse campo elétrico no fio ideal durante a passagem de corrente elétrica, não haveria o possibilidade de todos os pontos do fio terem mesmo potencial.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

“Fio ideal”, como o nome já diz, é uma idealização que rigorosamente não se concretiza em circuitos elétricos do nosso cotidiano. Entretanto pode ser e é de fato uma aproximação válida em muitos circuitos reais.

A aproximação é válida em um circuito onde existem outros elementos em série com ele que “resistem” à passagem de corrente elétrica e se a resistência elétrica do fio  é muito menor do que as dos demais elementos. Se tal condição estiver preenchida a diferença de potencial elétrico (ddp) sobre o “fio ideal” é muito menor do que a ddp nos outros elementos podendo então ser desprezada.

Por outro lado, em um “fio ideal”, isto é, em um condutor perfeito com resistividade nula (e tal é de fato acontece no caso de supercondutores), é possível os portadores elétricos (elétrons nos condutores metálicos) permanecerem em movimento  na ausência de campo elétrico. Ou seja, em um condutor perfeito a corrente elétrica pode acontecer na ausência de campo elétrico.

Sobre um aparente paradoxo envolvendo resistência elétrica nula vide o artigo Perfectly conducting loop of wire moving through a uniform and stationary magnetic field.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *