X

Categoria: Ondas eletromagnéticas

Difração na grade da porta do forno de micro-ondas

Olá! Eu gostaria de saber como funciona a grade da porta do micro-ondas e como ela impede a passagem das micro-ondas mesmo com os furos? Como é o efeito de difração nesse caso? E por que a luz não é impedida de atravessar essa grade? Outra dúvida é: por que o som atravessa paredes, mas […] Ler mais»

Difração e interferência com três fendas

Primeiramente, gostaria de agradecer por todos os envolvidos nesse projeto que vem ajudando muitos estudantes durante anos. Um abraço especial para meu o Professor Fernando Lang, que foi meu paraninfo na formatura em Física na UFRGS. A minha dúvida é como seriam descritos os mínimos de intensidade em uma interferência de ondas em fendas triplas. […] Ler mais»

Incoerência entre o experimento de Herschel e o valor da energia quantizada?

Como Energia é E = h.f, e a frequência do ultravioleta é maior que a frequência do vermelho, então a energia do ultravioleta é maior do que a do vermelho. Se a energia do ultravioleta é maior, então a temperatura deveria ser também maior do que o vermelho e infravermelho. Sendo assim, como o experimento […] Ler mais»

Colchão quântico com pastilhas de infravermelho longo: Empulhação!

Existe alguma coisa realmente relevante nas pastilhas de infravermelho que seja benéfico ao corpo como prometido pelos colchões quânticos, algo como uma frequência ou amplitude de onda infravermelha que se difere das outras a ponto de ser boa para o sono ? quero lembra que a massagem posso certificar ser relaxante, mais a emissão de […] Ler mais»

Transições eletrônicas e dipolos oscilantes.

Olá, tenho uma dúvida sobre transições eletrônicas. Eu li que uma transição eletrônica pode ser interpretada em termos de oscilações da densidade de probabilidade, e que essas oscilações podem ter a forma de um dipolo elétrico ou magnético. Sei que essa analogia com os conceitos clássicos de dipolo elétrico/magnético não deve ser feita de forma […] Ler mais»

Pôr do sol: dúvida sobre a cor do céu acima do observador.

Por que ao observar o pôr do sol, o céu visto à distância na direção em que sol se encontra é avermelhado, mas o céu acima da cabeça está todo azul claro. O espalhamente de Rayleigh não deveria provocar um céu todo avermelhado já que a luz percorre uma distância ainda maior até chegar acima […] Ler mais»

Ainda os radares na mitológica Terra Plana e no mundo real!

pois é, aí tem esse artigo explicando o SIVAM, onde diz que “Um avião voando a 300 metros de altura é detectado a cerca de cem quilômetros.”. Pela fórmula, ele estaria abaixo da linha do horizonte a 62km. Um pequeno erro? Quase nada? Ou a terra é plana e eu que não sou esclarecido? Ler mais»

Reflexão total e tensão superficial.

Por favor, poderiam me responder se a tensão superficial afeta o ângulo de reflexão total? Em caso positivo, como se explica conceitualmente esse efeito? Ler mais»

Ondas eletromagnéticas: ganham energia ao aumentar a rapidez de propagação?

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida a respeito das ondas eletromagnéticas, pois o que não ficou claro é como uma onda eletromagnética pode perder ou ganhar energia "velocidade" ao mudar o seu meio de propagação? Oque acontece para que ela ganhe ou perca sua energia? Mas ai que vem o problema, pois mais duas […] Ler mais»

Ondas, curvatura da Terra, reflexão na ionosfera

Bom dia, Prof. Fernando Lang da Silveira, gostaria que o senhor tecesse alguns comentários a respeito da necessidade de reflexão na ionosfera de algumas frequências de ondas eletromagnéticas usadas em comunicação, e a relação com grandes distâncias ocultas pela curvatura da Terra. Grato,  R. R. R. Ler mais»

1 2 3 5