X

Descongelando no forno de micro-ondas

  Quem já utilizou o forno micro-ondas para descongelar um alimento, deve ter notado que o processo ocorre com alguns momentos o aparelho ficando ligado e outros momentos ficando desligado. Qual a razão deste liga e desliga? Não seria mais rápido ficar ligado todo tempo?

Respondido por: Prof. Fernando Kokubun (FURG) - https://www.fisicaseteemeia.com.br/2021/

Inicialmente é importante saber como um forno micro-ondas aquece os alimentos, uma referência é [1], da qual extraímos o trecho “A forma como o micro-ondas aquece os alimentos na realidade é um fenômeno conhecido como aquecimento dielétrico. Uma molécula polar, como a água, quando inserida em um campo elétrico tende a girar de maneira a se alinhar com o campo. Quando o campo elétrico inverte o seu sentido periodicamente, como nas ondas eletromagnéticas produzidas pelo forno, as moléculas giram em sentido alternado em busca de se realinhar com o campo. “

Como a radiação gerada é absorvida por moléculas de água, ligar o forno micro-ondas sem nenhuma quantidade de água, pode causar danos ao forno, pois a energia fornecida não será absorvida e pode retornar para o circuito interno do equipamento. Então evite ligar o forno micro-ondas sem um pouco de água dentro. E é justamente devido ao comportamento da água que o processo de descongelamento ocorre com o liga e desliga do forno micro-ondas.

Um fator importante é a constante dielétrica da água [2].  No caso da água, o seu valor vai depender de diversos fatores, mas em particular do estado físico da água, sendo que o seu valor no estado de gelo é muito menor que o caso da água no estado líquido. A energia absorvida depende do valor da constante dielétrica, logo, a água no estado líquido absorve muito mais energia do que a água no estado de gelo.  Isto tem muita influência no processo de descongelamento dos alimentos.

Quando utilizamos o forno micro-ondas, assumindo que toda água esteja na forma de gelo, o forno micro ondas irá aquecer muito lentamente o alimento, quando comparado com o caso do alimento descongelado, e neste caso precisaríamos manter o forno micro-ondas ligado por mais tempo, aumentando o consumo de energia. E talvez o fator mais importante é que como o descongelamento não ocorre de forma igual, durante o processo teremos um pouco de água na forma líquida, e o local com água irá absorver mais energia que os locais com gelo. Mantendo o forno micro-ondas ligado, então ao colocarmos um alimento congelado, podemos ter ao final do processo um alimento com algumas partes ainda frias, enquanto algumas partes podem estar quentes e talvez excessivamente cozida. Algo que talvez já tenha experimentado ao esquentar salgados congelados com o forno micro-ondas, com algumas partes ficando frias e outras quentes.

Para tornar o processo mais homogêneo, o forno micro-ondas deve ser desligado periodicamente. Algumas partes do alimento, formam uma região com água na forma líquida (o gelo já derreteu). Este líquido em contato com outras regiões ainda congeladas, faz com com que outras partes ainda com gelo comecem a derreter. E este processo ocorre de forma lenta, sem que ocorra um cozimento do alimento, principalmente se o forno micro-ondas estiver desligado. Então na etapa que o forno está desligado, é a água já na forma líquida que ajuda a derreter o gelo. Notemos que neste caso, a temperatura do líquido é reduzida, de forma que quando o forno for novamente ligado, não vai ficar suficientemente quente para começar a cozinhar o alimento.  Repetindo este processo, o degelo ocorre de forma mais uniforme. Em geral, cada fabricante possui etapas pré-programadas para o degelo, a recomendação é que utilize esta programação.

Outras postagens sobre forno de micro-ondas: Forno de micro-ondas.

Notas e Referências

[1] Aquecimento da água no micro-ondas NÃO se dá por ressonância!  em https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=aquecimento-da-agua-no-micro-ondas-nao-se-da-por-ressonancia

[2] Tecnicamente, depende da parte imaginária da constante dielétrica. A do gelo é cerca de 4 ordens de grandeza menor que a da água na forma líquida. Este valor depende da temperatura e da frequência da radiação.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *