X

Como o Sol é uma bola de fogo se lá não existe oxigênio?

Como o Sol é uma bola de fogo se lá não existe oxigênio, e para haver fogo é preciso haver oxigênio?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Processos que liberem rapidamente energia levam ao aquecimento, à elevação da temperatura, à emissão de luz. A combustão envolvendo o oxigênio é um desses processos mas não é o único. No Sol há liberação de energia graças à fusão nuclear, isto é, a uma reação nuclear que funde (combina) elementos leves como o hidrogênio, produzindo núcleos mais pesados. Vide Elementos químicos e as estrelas.

No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.

No final do século XIX, quando não se sabia da possibilidade de ocorrer reações nucleares, a maior autoridade em termodinâmica da época, Lord Kelvin, supondo que o “fogo” do Sol fosse decorrente de processos de aquecimento decorrentes da contração gravitacional (transformação da energia potencial gravitacional em energia térmica enquanto o Sol se contrai), chegou a calcular o tempo de vida do Sol. O seu cálculo leva a um tempo de vida muito menor do que o tempo que de fato o Sol pode existir pois a perda de energia potencial gravitacional libera muito menos energia do que os processos de fusão nuclear.

Portanto o Sol é uma “bola de fogo” (i. e., uma bola de plasma) na qual a energia liberada NÃO é provinda de reações químicas como a combustão  envolvendo o oxigênio, isto é, a combinação do oxigênio com outras substâncias mas vem de reações nucleares.

Sobre os cálculos de Kelvin relativos à idade do Sol e da Terra no século XIX vide Revendo o debate sobre a idade da Terra.

Outras postagens com temas relacionados ao Sol:

Diz-se que a luz do Sol é branca, mas ele sempre nos parece amarelado e até avermelhado. Por quê?

Como se mede a temperatura da fotosfera solar?

A Lei de Wien não prevê a cor da luz solar?

“Docendo discimus.” (Seneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 34044.


35 comentários em “Como o Sol é uma bola de fogo se lá não existe oxigênio?

  1. rodrigo lindemberg disse:

    Olá! me chamo Rodrigo Lindemberg , até onde eu sei, (se estiver errado me corrija por favor). o sol é uma grande bomba H queimando sua própria massa e gases (hidrogênio) devido sua gravidade. Quando queima gás hidrogênio a cor da chama é incolor, porque o sol ao queimar toneladas de hidrogênio emite cor alaranjada próximo do vermelho? Obrigado!

  2. Tiago disse:

    Tá… Mas como se descobriu, que nos sol existe elementos para tal fusão, e a existência do hidrogênio… Como foi feita está descoberta?!

    • Fernando Lang disse:

      Se tens interesse em te informar sobre isto podes começar com uma pesquisa sobre a descoberta do elemento hélio (seria coincidência que Hélio também é o nome do Sol em grego?). Mais sobre o tema em Astronomia e Astrofísica.

      • Copérnico Messiânico disse:

        Excelente resposta. Respondeu com clareza à pergunta. Recomendo o conhecimento dos membros desse maravilhoso site da ciência.

      • Eládio disse:

        Com todo o respeito, isso não responde à pergunta “como foi feita a descoberta do hidrogênio no sol?”, nem esse livro explica. A existência do hélio poderia explicar o outro (H). Porém, pergunta se repete em relação ao (He). Só a existência de uma tecnologia para cromatografia à distância poderia provar, o que não é do meu conhecimento.

        • Fernando Lang disse:

          A ignorância pessoal não pode ser usada para negar alguma descoberta.

          A espectroscopia óptica remonta ao século XVII com Newton e outros. No início do século XIX a espectroscopia teve importante avanço com os trabalhos de Fraunhofer por exemplo. A descoberta do hélio aconteceu em 1868 com Lockyer ao constatar raias espectrais até ali não conhecidas no espectro da luz solar.

          A figura abaixo representa o espectrômetro de Kirchhooff e Bunsen em 1860.

  3. Luiz Heitor Niederauer Mércio disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de fazer parte deste magnífico e seleto grupo de estudos e pesquisas em várias áreas.
    Grato !!!

  4. Marcos disse:

    interessante, como as leis da fisica só suspostamente se aplica no planeta terra porque não pode existir queima sem óxigenio e muito menos no vacuo, no entanto o sol solta labaredas de fogo, é só colocar ua vela acesa debaixo de copo que a chama da vela se apaga

    qual foi a tecnologia usada pelo homem pra poder chegar e sair da lua, sendo que no espçao não tem óxigênio pra queima de combustivel?

    qual é o poder que separa a atmosfera da não atmosfera?

  5. Maria Barbosa disse:

    Olá professor gostaria de saber

    Para haver hidrogênio não precisa de água?
    Se sim de onde vem essa água, para haver combustão no sol?
    Oxigênio não é produzido somente pelas árvores e pânctos?
    Se sim como pode haver oxigênio no sol para sua combustão, se não existe árvore plantado no sol?
    Há como reproduzir o funcionamento do sol em laboratório nas mesmas condições, ou seja no vácuo, ou tudo é apenas teoria e questão de fé?
    Como que o homem chegou e voltou da lua, qual foi o combústivel mágico usado nesse foguete, pra viajar no vácuo?

  6. Inauê Daurita Dester disse:

    Deus criou, controla, e provê toda funcionalidade cósmica !

  7. É.T. Pi disse:

    E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

    Tiago 1:22

    Não ficou clara a definição de propulsão no que chamam de vácuo
    Tens uma clara definição sobre propulsão…de foguetes no vácuo ou não?
    Ou será que existe alguma matéria em qualquer quantidade suficiente que cause atrito, à partir das leis que conheces da física , e a partir desse atrito geram propulsão e consequentemente movimento de um foguete por exemplo

  8. Diogo Wagner disse:

    Li o artigo e até mesmo entendo os conceitos de fusão e fissão nucleares. Mas a minha dúvida mesmo seria o fato de toda matéria ser finita. Pois o sol supostamente existe a bilhões de anos e sabendo que a quantidade de hidrogênio no espaço é rarefeita, a pergunta é: como ainda há “lenha” para queimar no sol? Por esse prisma, o sol deveria ser finito mas até o presente momento, este tem se mostrado infinito (sim, até o dia em que ele se desintegrar o mesmo pode ser considerado infinito).
    Outro ponto muito importante, o processo de fusão não é um processo espontâneo, onde para o mesmo ocorrer, uma grande quantidade de energia é necessária para tornar viável o inicio do processo. Então temos que ter a energia necessária, quantidade de hidrogênio satisfatória (hidrogênio no espaço é rarefeito). Isso não me parece razoável de ter acontecido no passado. Gostaria de opinião a respeito. E lembrem-se, estou honestamente querendo debater o assunto e com vontade de aprender sempre mais.

    • Fernando Lang disse:

      Qualquer processo é espontâneo se as condições para que ocorra estejam preenchidas. Usualmente se denomina de espontâneo um processo que acontece em condições presentes em nosso cotidiano. A fusão aconteceu porque havia e há condições para ela lá. De fato o Sol, como qualquer estrela, “morrerá”.
      Sugiro a leitura de Evolução estelar e Evolução e Interiores Estelares.

      Abaixo a Linha de Tempo do Sol.

      • Diogo Wagner disse:

        “Qualquer processo é espontâneo se as condições para que ocorra estejam preenchidas” Olá Fernando, processo de queima de madeira é reversível? Como? Analisando sistemas de uma forma empírica, como a queima de madeira, podemos observar que existem processos irreversíveis. Agora voltando ao sol, não havia nada em princípio e o processo de fusão para iniciar, requer grandes quantidades de energia, é o que a física quântica preconiza, correto? Gostaria de saber de onde veio essa grande quantidade de energia que permite que algo improvável, como o surgimento do sol existir? Esse é o primeiro ponto. Mas o cerne da minha argumentação foi o de que mesmo ignorando a improvável condição para o sol existir, esse não é o X da questão, pois ele existe e isso é um fato. A duvida é, como e o que mantem a fusão por todo esse período informado nessa suposta linha do tempo que vc comenta. Pois bilhões de anos é muito tempo, tempo até mesmo incompreensível por nós, se não existe nada que coloque lenha na fogueira e todo processo é finito. Pra mim o sol é infinito, pois ele é uma constante desde a existência da humanidade até o presente momento. Agora mesmo que esses 10 bilhões de anos (aproximadamente) sejam verdadeiros, o que permitiu o sol queimar por todo esse tempo? E por que depois de 10 bilhões de anos, do nada, esse combustível terminou? É muito tempo para o sol e se sustentar apenas com um processo de fusão que é finito (requer núcleos finitos).

  9. James disse:

    Ele era o verbo, mas aluno da sabedoria, ele recebeu todo conhecimento astrofísico, a força criadora, essa foi a ignição e a perfeita bio vontade. E assim foi feito com ciência e conhecimento todas as coisas, no provável e absoluto hoje… No possível… e esclarecedor! Amo a ciência É tudo isso lindo!?? É o dom divino nos homens capacitados por ele mesmo!

  10. Lucas disse:

    Teria como explicar como que o sol nao “queima” ou “congela” a terra? Parece que a terra esta a uma distancia perfeita onde nao esta tao proximo longe para nao congelarmos e nem tao perto para tudo derreter.

  11. Américo Noboru Onaka disse:

    Parabéns pelo excelente conteúdo deste site. Com respostas claras e bem apresentadas. Fernando, você tem mais paciência do que Jesus teve para com seus apóstolos, rsrsrs. Realmente, há pessoas que, mesmo de olhos abertos, estão dormindo. Não deveria jogar pérolas aos porcos.

    • Fernando Lang disse:

      Alguns porcos se engasgam com as pérolas e isto é bom! 🙂

      Como as respostas são públicas, outras cabeças que não tem espírito de porco acabam as lendo e aproveitando as pérolas. Grato pelos elogios!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *