X

A Lei de Wien não prevê a cor da luz solar?

Olá Prof. Fernando Lang.

Tenho uma pergunta: quando se calcula o comprimento de onda ou frequência através da Lei de Planck da Distribuição Espectral (mais especificamente a Lei de Wien) de um corpo a temperatura constante para o Sol, não se obtém o comprimento de onda ou a frequência correspondente ao amarelo, mas sim na faixa correspondente ao verde ao azul.

Por que isto acontece?

Adam.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A Lei de Wien nos permite calcular o comprimento de onda que corresponde à máxima densidade de intensidade da radiação de corpo negro.

Quando calculamos este comprimento de onda a partir da temperatura da fotosfera solar (5800 K) encontramos cerca de 0,5 micrometros ou 500 nanometros.

Este comprimento de onda se encontra na região mediana da radiação eletromagnética visível (luz) corrrespondendo à luz monocromática verde. Isto é, se a retina de um humano “normal” fosse iluminada exclusivamente com tal radiação, ele teria a sensação colorida denominada VERDE.

A radiação que recebemos do Sol NÃO  é constituída apenas por luz com comprimento de onda de 0,5 micrometros, abrangendo TODA a radiação eletromagnética capaz de sensibilizar nossos sensores retinianos, estendendo-se também  para o ultravioleta e o infraverrmelho. Ora, quando nossa retina é sensibilizada por todo este espectro emitido pelo Sol temos a sensação colorida de BRANCO. Na verdade BRANCO AMARELADO!

A radiação solar acima da atmosfera é mais BRANCA do que aqui embaixo e tal se deve a que aqui embaixo parte da radiação solar, correspondendo aos comprimentos de onda mais curtos (preferencialmente na região do violeta e azul), são retirados por espalhamento de Rayleigh na atmosfera. O  fato de o céu se apresentar AZUL determina que menos luz correspondentes ao azul e  ao violeta cheguem aqui embaixo. A supressão de parte do azul da cor branca a leva a ser branco amarelado.

Se quiseres saber mais sobre a cor do céu e o espalhamento de Rayleigh acessa As cores da Lua Cheia .

Adicionado em 26/10/2020: Cor das estrelas.

Outras postagens sobre cores, sistema RGB : Cores.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3196.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *