X

A vacina é magnética! Será mesmo?

Há diversos vídeos na internet mostrando que no local de aplicação da vacina Coronavac é possível se colocar uma moeda e esta fica presa à pele. Em outro local no mesmo braço, um pouco mais abaixo, a moeda não permanece. Por exemplo o seguinte vídeo demonstra o efeito: Vídeo do FB.

A alegação é que o efeito revela magnetismo no local da vacina, proveniente do hidróxido de alumínio, a serviço de nos controlar quando o 5G passar a funcionar e outras tantas teorias conspiratórias, dignas de terraplanistas. Como explicar o efeito?

Respondido por: Professores Fernando Kokubun (FURG) e Fernando Lang da Silveira (IF-UFRGS)

Inicialmente cabe um comentário sobre o hidróxido de alumínio usado em vacinas. Um  comprimido de Pepsamar ou de outro antiácido possui cerca de mil vezes mais hidróxido de alumínio do que em uma vacina. Quem imagina que o hidróxido de alumínio possa ter algum efeito magnético, do tipo da atração de uma moeda, pode testar facilmente com um ímã e um comprimido de antiácido para observar que não há resposta magnética do comprimido.

Mas de fato o efeito da moeda grudada no braço acontece conforme está demonstrado no Vídeo demonstrando o efeito. Do vídeo foram retirados quatro quadros que estão expostos na Figura 1.

O vídeo foi feito pelo professor Fernando Kokubun (FURG – Santo Antônio da Patrulha) que realizou a demonstração no braço de sua esposa. Entretanto não foi no braço que recebeu a vacina! 🙂

Como é produzido o efeito “magnético”?

Sem magnetismo algum, apenas com uma leve hidratação do local (caso a pele esteja seca) onde se deseja a adesão da moeda. Se a pele estiver seca basta passar um pano úmido no local, para para que a moeda, levemente pressionada à pele hidratada, tenha a aderência suficiente para ali ficar.

Este é portanto um comum efeito de adesão propiciado por forças intermoleculares! Sobre adesão vide ADESÃO.

Concluindo, as teorias conspiratórias sobre as vacinas, 5G são tão bizarras quanto a Terra ser plana.

A Agência Aos Fatos desmistificou em Vídeos não provam que vacinas contra Covid-19 causam magnetismo na pele.

Adicionado em 04/06/2021: Não é mera coincidência que a estapafúrdia conexão entre magnetismo e o prosaico fato de que coisas como moedas e outros objetos possam aderir à nossa pele esteja sendo propagada em canais de terraplanistas. Aqui um vídeo de um combatente contra a desinformação demonstrando que o terraplanismo sobre “vacinas magnéticas” não se sustenta: O negacionismo sobre as vacinas.

Adicionado em 05/06/2021: Eu (Fernando Lang da Silveira) fiz a vacina e inicialmente a moeda não aderiu pois a minha pele estava seca; era um dia frio e excepcionalmente seco em Porto Alegre. Quanto passei um pano úmido ela aderiu no braço não vacinado. Hoje quando retornei da minha caminhada (aqui estava 30°C) aderiu nos dois braços e também na minha testa. Será que a minha testa está magnetizada? Será que vou virar o Magneto? 🙂  Não apenas é impossível alguém ficar magnetizado dessa forma como é fácil verificar com uma bússola que não estou produzindo campos magnéticos.

Adicionado em 06/06/2021: Testei agora novamente! Estou completamente “magnetizado” 🙂 pois não apenas moedas aderiram à minha mão como também um ímã de geladeira.

E, para piorar, grudou em minha testa! A cara feia também é efeito da vacina “magnética”. 🙂
null

Será que terei que passar pelo nosso laboratório de Magnetismo para me desmagnetizar? Será que me transformarei em um novo Magneto? Pensei que me transformaria em um jacaré.

Deixando as brincadeiras de lado, o truque da aderência requer apenas ler com cuidado a postagem e NADA TEM COM MAGNETISMO.

ADICIONADO EM 09/06/2021: Ontem eu (Fernando Lang) comentei com uma pessoa com cerca de 80 anos de idade sobre esta concepção estapafúrdia. Ela tomou uma moeda e mostrou que ela aderia no seu braço, na altura onde se via uma velha cicatriz da vacina contra varíola. Em seguida ela riu e disse: Mas não foi neste braço que eu fiz as duas doses da Coronavac! 

Depois ela lembrou de sua infância quando as crianças brincavam com moedas e outros objetos os aderindo à pele. Concluiu dizendo: Infelizmente com toda a informação disponível há muitas pessoas que são atraídas pelo negacionismo e conspiracionismo.

ADICIONADO EM 28/06/2021:

Para outras desmistificações de concepções bizarras vide Mitos, empulhações, notícias falsas.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


66 comentários em “A vacina é magnética! Será mesmo?

  1. Andrey de Campos disse:

    Então, imagino eu, o efeito pode acontecer com o álcool que a enfermeira passa no braço antes de aplicar a vacina?

    • Fernando Lang disse:

      Para grudar a moeda na pele, a pele deve estar úmida. O álcool evapora rapidamente e resseca a pele. Possivelmente com álcool gel se consiga o efeito pois o gel é hidratante.

    • Sueli Franco de Azevedo disse:

      Sr.André,só se usa o álcool e é o 70 graus na aplicação usando agulhas intradermicas nas injeções. No local a ser aplicado uma vacina em qual região padronizada para tal imunizante vacinal,usa-se o algodão ou até mesmo uma gaze,fazer isso,e aí não se umedece com álcool de espécie alguma. O que temos que fazer no caso da pele do indivíduo a ser vacinado estar muito suja(qual poderá trazer uma infecção se perfurar esta região no estado anti-higienico que se encontra.Entao,faz-se uma assepsia(limpeza)com um algodão,gaze,estas embebida(molhada)somente em água tratada e sabão de côco(só isso)nada com cheiro ou adstringente nem nada volátil(como álcool,já dito aí),isso,no local onde será introduzida a agulha na pele(músculo)da pessoa ao administrar a vacina.# O álcool tira a potencialidade do efeito da vacina. O certo seria ser lavado o local antes de sair de onde se encontra(casa,trabalho,rua,escola…)Enfim! Mas nem tdos.têm como fazer isso,né! Então,nós da Enfermagem(qual faço parte(desde os meus 17 de idade(hoje 67 de idade,ativa na área)e #amo muito minha PROFISSÃO#fazemos a nossa *parte.Boa noite com DEUS SEMPRE.

    • Mayara Camila de Souza Perez disse:

      Não se usa álcool antes de aplicação de vacina

    • Toninho disse:

      Vendo pelo lado econômico, essas vacinas são muito boas. Em plena pandemia mundial nosso corpo atrai dinheiro. Isso é muito bom, pessoal. 🙂

  2. Maria Claudia disse:

    Em tempos de obscurantismo, é bom saber que existem pessoas interessadas em desmistificar todas essas bobagens propagandas por pessoas insanas em grupos de whatsapp.
    Obrigada.

  3. Sandra Regina Nobre Machado Coelho disse:

    A própria cola do bloo stop (curativo redondo) pode ter deixado resíduos de cola.

  4. Elias disse:

    Bem, não sei o motivo mas garanto que não é fake! Acabei de fazer no braço da minha mãe e a moefa grudou… e o braço dela não estava molhado ou com suor. Qual seria a explicação??🤔🤔🤔

    • FERNANDO KOKUBUN disse:

      Sugestão: aproxime uma bússola do braço dela.

      Não tem nada a ver com magnetismo o fato da moeda grudar no braço.

      As pessoas tem peles secas , outras mais oleosas, etc. E também dependendo de como você empurra a moeda, pode grudar ou não.

      Sugestão 2: experimenta com um material plástico, pressionando de maneira semelhante ao que faz com a moeda. A foto abaixo demonstra um tampa de plástico aderida à mão.
      Não há necessidade de explicações mirabolantes.

      Sugestão 3: verifica se um ímã de geladeira adere à pele seca, inclusive no local da vacina.

      Abs

    • Rubens Xavier de Albuquerque disse:

      Desafio quqlquer um! Esquente seus braços com suas próprias mãos e depois coloque a moeda! Viu ela cola, temperatura x moeda! Outra, esfregue uma caneta bic no seu cabelo depois encoste em um papel, viu também? Isso é física! Fazia direto no primário…kkkk

    • ILKA disse:

      Testei no meu outro braço, na mesma altura em que tomei a vacina. Daí, observei que ela também grudou. Então, concluo, que não existe mais dúvida. Depende de que local, colocamos e daí, ela gruda. Perdoem -me a ignorância. Também fui tomada pelas reações e não pensei, nem testei outras condições.

    • carla disse:

      Eu não tomei vacina e a moeda grudou em meu braço

  5. Roberto Schmidt disse:

    Caros professores
    Seria risível se não fosse trágica a ignorância de quem acredita em alegações conspiracionistas esdrúxulas de que uma vacina possa tornar alguém magnético. Como está bem explicado na postagem a aderência da moeda ou do plástico na pele absolutamente nada tem com magnetismo.
    Parabéns por suas disposições em tentar esclarecer a estupidez dessas pessoas.

    • Rafael disse:

      Também duvidei. Mas fiz na minha sogra e minha mãe e confirmou que é verídico. Depois uma tia minha enfermeira também fez e confirmou também a veracidade. Depois vim para a internet buscar um esclarecimento e o que eu vejo é somente alegando que não é verídico o fato. Porém nós estamos vendo com nossos próprios olhos e não há como negar. O meu receio não é o fato e si, mas o fato de negarem o que é verídico ao invés de darem esclarecimentos.

      • Fernando Lang disse:

        Estás confuso! A aderência na pele acontece. Entretanto a aderência não se deve a magnetismo! Material não magnético como plástico também pode aderir.

        • ANA PAULA SCHWARZ LAPA disse:

          Eu tbm duvidei, ri monte dos vídeos, mas uma moeda grudou na minha pele limpa e seca, sem nenhum tipo de hidratação… Tbm busco respostas

          • Fernando Lang disse:

            Eu fiz vacina e inicialmente a moeda não aderiu pois a minha pele estava seca; era um dia frio e excepcionalmente seco em Porto Alegre. Quanto passei um pano úmido ela aderiu no braço não vacinado. Hoje quando retornei da minha caminhada (aqui estava 30°C) aderiu nos dois braços e também na minha testa. Será que a minha testa está magnetizada? 🙂

            Não apenas é impossível alguém ficar magnetizado dessa forma como é fácil verificar com uma bússola que não estou produzindo campos magnéticos.

            A propósito, a resposta já foi dada na postagem!

        • Edvar gurgel disse:

          Negativo. No caso da tampa de refrigerante de plástico, vc pode “prender” a tampa na mão fácil, fácil.
          Por que que vcs ficam escondendo as evidências da população? Wual o interesse por detrás disso?

          • Fernando Lang disse:

            Testei agora novamente! Estou completamente “magnetizado” 🙂 pois não apenas moedas aderiram à minha mão como também um ímã de geladeira.

            E, para piorar, grudou em minha testa! A cara feia também é efeito da vacina “magnética”. 🙂
            null

            Será que terei que passar pelo nosso laboratório de Magnetismo para me desmagnetizar? Será que me transformarei em um novo Magneto? Pensei que me transformaria em um jacaré.

            Deixando as brincadeiras de lado, o truque da aderência requer apenas ler com cuidado a postagem e NADA TEM COM MAGNETISMO.

    • Ivete Janke disse:

      Ninguém está falando em conspiração, até porque ninguém conseguiu explicar este fenômeno, até agora tínhamos uma única pergunta, porque isso acontece? Agora temos mais uma pergunta, porque estão negando esse fato?

      • Fernando Lang disse:

        O fenômeno foi devidamente explicado e nada tem com magnetismo. Sequer as pessoas sabem o que é magnetismo. Portanto não há negação sobre o prosaico fato da adesão.

        Ontem ainda comentava com uma pessoa com cerca de 80 anos de idade sobre esta concepção estapafúrdia. Ela tomou uma moeda e mostrou que ela aderia no seu braço, na altura onde se via uma velha cicatriz da vacina contra varíola. Em seguida ela riu e disse: Mas não foi neste braço que eu fiz as duas doses da Coronavac! Depois ela lembrou de sua infância quando as crianças brincavam com moedas e outros objetos os aderindo à pele. Concluiu dizendo: Infelizmente com toda a informação disponível há muitas pessoas que são atraídas pelo negacionismo e conspiracionismo.

        OBSERVAÇÃO: qualquer comentário adicional reiterando o efeito já explicado será sumariamente ignorado.

  6. HELIEL MARCOS QUINTINO disse:

    Não tenho o mínimo de interesse em saber essas bobagens. Eu só creio que infelizmente nenhuma vacina hoje tem eficácia. Os mais renomados cientistas dizem que TODAS essas vacinas ainda estão passando por experimentos, pois todas as vacinas demoram no mínimo 5 anos para se comprovar s-alguma eficácia. Então, como em apenas um ano alguém pode comprovar que a vacina A, B ou C é eficaz?

    • Fernando Lang disse:

      Mesmo não tendo interesse no tema entraste nesta postagem!
      Esta é outra discussão tão estapafúrdia quanto a “vacina magnética” pois sequer indicaste UM renomado cientista que assim se pronunciou. O próximo comentário nesse nível “terraplanista” sequer será habilitado para visualização.

    • Renato Ranzini Rodrigues disse:

      Engraçado, a Engenharia pode evoluir e proporcionar construções em tempo cada vez menor, a Informática pode evoluir e desenvolver equipamentos cada vez mais rápidos, mas a Medicina tem necessariamente que ficar parada no tempo e não pode desenvolver medicamentos em tempo menor que no passado…

  7. Manuela disse:

    Tem um vídeo circulando de uma enfermeira, no braço dela ficam vários objetos presos tesouras e chaves. O que seria então?

  8. Juliana disse:

    Fiz o teste na minha filha e meu esposo que não tomaram a vacina é a moeda colou no braço. Eu tomei a vacina e a moeda não colou no meu braço.

  9. Bruno disse:

    Professor, não questiono seu conhecimento, mas faça você mesmo o teste com quem tomou a vacina. Não acredito em teoria da conspiração. Mas tem que existir alguma explicação plausível. Pois minha esposa tomou hoje a tarde a vacina e fiz o teste, mesmo duvidando, a moeda gruda por magnetismo. Agora pra quem duvida faça você mesmo. Como não sou pesquisador vou só aguardar uma matéria que diz a razão de isso acontecer, e não apenas negue algo sem ter testado.

  10. LP disse:

    Que pena, tava louco para virar o Magneto!

  11. Sueli disse:

    Não tomei vacina e grudou tbm no meu braço esses gados tá procurando pelo em ovo

  12. Peter disse:

    Façam o teste por conta própria e vejam se é verdade. Fiz, e é estranho…

    • Fernando Lang disse:

      Nós fizemos e mostramos que o efeito de aderência absolutamente nada tem com magnetismo!

      • Aquele que não pode ser nomeado. disse:

        Professor Lang, acho que combater teorias da conspiração é como lutar contra moinhos de vento. Elas vão continuar a girar e a girar impávidas e incólumes as suas investidas. Por alguma razão as pessoas dão mais credibilidade a essas baboseiras que aparecem em grupelhos de WhatsApp do que a a um ensaio científico. Mas como o senhor é um teimoso convicto, vai continuar a enfrentar os lunáticos surdos, cegos, porém barulhentos.

  13. Geisson Cunha disse:

    Pode não ser verdade, mais a “ciência” que sido mostrada não passa de teorias até mesmo de nenhum. Agora, também não entendi porque tem que citar terraplanista, bem desnecessário. Segundo pesquisa já são 10% no Brasil. Antes de começar as estórias vamos ver as trágicas apresentações teatrais da NASA que mostram os ditos astronautas da estação espacial Internacional presos por cabos e utilização de croma key, também em foto de “Marte” com um rato. Além disso, as inovações das câmeras tem demonstrado ver além do que poderiam ser vistos dada a dita inclinação. Faróis de navegação que também podem também serem vistos a distância que deveriam estarem ocultos pela curvatura.
    A ciência é isso, eu posso fazer e todos podem também, encontrar os mesmos resultados.
    Eu não preciso que pensem por mim.

  14. LJP disse:

    hahahahaa, boa risada para os conspiracionistas, não sou académico, mas sei que só materiais contendo ferro (não aluminio) tem efeito sobre magnetos. Quanto a terra ser plana, alguem sabe se alguma pessoa caiu dela??,Facto, se alguem andar sempre na mesma direção, não vai cair no espaço (o que aconteceria se a terra fosse plana), mas sim volta ao lugar donde partiu. Este facto já foi provado por navegadores seculos atrás.

  15. Vanessa Credidio Costa disse:

    De tudo o que mais gostei foi o fato de conversarmos em cadeia nacional. Viva essa discussão sadia, cheia de ciência, curiosidade, bom humor e respeito. Parabéns a todos.

  16. Alexandra Kowalczyk de Oliveira disse:

    Adorei a forma didática, empírica, inteligente e educada de abordar o assunto de forma respeitosa até com terraplanistas!! Sou dessas tbm, que não me canso de dialogar muito antes de dar block, e acho isso saudável. Parabéns aos envolvidos! Até marquei pra me notificarem por email sobre novas publicações!!

  17. Marco VIEIRA disse:

    Professor,,,, uma moeda de alumínio grudou em mim…socorro… desde 2019 o alumínio se tornou magnético!!!… eu quando estudei física com o sr não era assim… como a “sienssia ‘ evoluiu…. até o alumínio ficou magnético . …. 🙁

    • Fernando Lang disse:

      Pois é Marco a Física está evoluindo com a “sabedoria” dos tiozões e das comadres das redes sociais. A vacina “magnética” gruda coisas como alumínio, plástico e outras coisas. Pena que ela ela não consegue atrair um pouco de conhecimento e responsabilidade intelectual.

  18. Jhony disse:

    Belo Trabalho Prof. Fernando Lang!
    O que eu acho mais engraçado é a existência de pessoas aplaudindo o Burro Alces, que nunca pegou em um livro de biologia postando vídeos dizendo que as vacinas têm nano robôs, e que de alguma forma mágica nosso corpo não rejeita esses robôs. As vezes me assusta esse tipo de pessoa que acredita nele, uma vez ele postou um vídeo no Facebook de um cara com uma lâmpada ascendendo quando ele encostava no braço, o Burro Alves afirmava que aquilo era efeito do magnetismo da vacina kkkkkkkkkkkkkk

    Qualquer pessoa que faça uma breve pesquisa consegue entender que se tratava de uma lâmpada de emergência, mas enfim nos comentários do post só tinha Terraplanista que se intitula como “questionador” aplaudindo o vídeo.

    • Fernando Lang disse:

      Como já afirmou Umberto Eco, a “internet deu voz aos idiotas da aldeia” e também aos desonestos.
      O Burro Alces é um esperto que explora a ingenuidade e o “crentelhismo” dos membros da seita reacionária da Terra Plana.

  19. Artur Prado Neto disse:

    Tudo isto é mero desconhecimento a respeito do assunto, pois não existe magnetismo em nenhum tipo de metal não ferroso.

  20. Luiz Mattos disse:

    ESPANTA A IGNORÂNCIA DE TANTOS,ISSO EXPLICA AS DESGRAÇAS QUE OCORREM NO BRASIL.
    LOUVO O PROFESSOR PELA PACIÊNCIA COM ESSA IMENSA TROPA DE JEGUES,ESTAMOS PERDIDOS E O PIOR; ESSA GENTE VOTA!

  21. João Carlos Fotógrafo disse:

    Quem nunca colou o zap na testa assim no truco, não sabe o que é adesão e diversão 😂

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *