X

Categoria: Eletrostática

Dúvida na eletrização por atrito

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o professor Fernando Lang e a UFRGS por esse espaço, que possui tantas informações de qualidade! Já fiz alguns experimentos caseiros baseados nas dúvidas que encontrei por aqui. Recentemente eu montei um eletroscópio de folhas em casa e passei a atritar alguns materiais presentes em uma série triboelétrica. […] Ler mais»

Choque em aparelhos de academia: como resolver?

Caro Prof. Lang Tenho lhe acompanhado através das postagens do CREF e agora gostaria de um conselho. Em nosso condomínio (Brasília) existe uma pequena academia de ginástica. Como alguns aparelhos (por exemplo a esteira) estão dando choques um engenheiro propôs que o piso fosse revestido com EVA, isolando assim os equipamentos para evitar a eletricidade […] Ler mais»

Lâmina de barbear flutuante em água é repelida por bastão eletrizado?

Sou professor de Física em Fortaleza e fiz o seguinte experimento no laboratório: peguei uma lâmina de barbear e a coloquei sobre a superfície da água (tensão superficial), depois atritei um bastão de plástico com uma flanela e aproximei esse bastão do metal e este começou a movimentar-se com afastamento? O senhor saberia me dizer […] Ler mais»

Eletricidade estática em automóveis

Bom dia, professor, tudo bem? Como os pneus dos veículos são feitos de borracha e a borracha é um excelente isolante, por que os veículos não adquirem, necessariamente, uma carga estática muito elevada pela fricção com o ar? Ler mais»

Capacitor: como explicar o processo de carga!

Professor Lang, boa tarde! Minha dúvida é a seguinte: quando se vai analisar o processo de carga em um capacitor de placas paralelas, é certo dizer que a placa conectado ao terminal positivo, perderá elétrons até que se iguale ao potencial positivo e que a placa conectada ao terminal negativo receberá elétrons até obter um […] Ler mais»

Capacitor com dielétrico

Caro professor Lang, mais uma vez, quero deixar minhas congratulações pela sua maestria e competência profissional. Minha dúvida é com relação ao aumento da capacitância de um capacitor quando ligado a uma fonte de tensão constante e com esses sistema capacitor-fonte em equilíbrio eletrostático. Nesta situação, ao inserirmos um dielétrico entre as placas de um […] Ler mais»

Dúvida sobre o campo elétrico de condutores: uma aparente contradição!

Boa noite, Professor Lang! Estou com uma dúvida sobre o campo elétrico gerado por condutores, que é o seguinte: o campo elétrico gerado por um condutor, nas proximidades desse condutor, é dado por sigma/Eo (densidade superficial de cargas dividido pela permissividade do meio), certo? O campo elétrico gerado por um placa infinita é dado por […] Ler mais»

Passageiro com o braço para fora do automóvel durante um raio

Se o campo elétrico é nulo no interior do condutor apenas quando ele está em equilíbrio eletrostático, conforme a postagem Não seria possível aplicar a Gaiola de Faraday nos presídios para evitar o uso de celulares, o que efetivamente nos impede de sermos eletrocutados quando um raio cai sobre o carro? Seria pela alta condutividade […] Ler mais»

O potencial do neutro pode ser diferente de zero?

Bom, eu não conhecia esse site, vai ser a primeira pergunta q faço. Se a tensão alternada fica vamos dizer assim "indo e voltando", 60 vezes por segundo, pq o neutro não tem tensão como no condutor fase ? Como há  corrente no neutro sem ter tensão ? E para onde vai a corrente depois […] Ler mais»

Automóvel em contato com fios de alta tensão

Professor Lang, boa tarde! Estive lendo recentemente uma matéria sobre o que fazer, quando fios de alta tensão caírem no seu carro, para se manter seguro. Eu percebi um comentário de um professor, que foi consultado para a entrevista, gostaria de saber se o que ele disse é pertinente. Ele disse que estando dentro do […] Ler mais»

1 2 3 7