Proteção contra eletricidade estática em módulos eletrônicos
20 de fevereiro, 2022 às 10:34 | Postado em Eletricidade, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSOlá professor, gostaria de saber se uma folha em EVA pode isolar e proteger módulos eletrônicos contra eletricidade estática?
desde já, agradeço.
A resposta é negativa!
EVA (acetato de vinila) é um polímero emborrachado que entre outras propriedades possui baixa condutividade elétrica, ou seja, é isolante elétrico. Isolantes elétricos podem apresentar eletrização por atrito, por contato e por indução como está demonstrado em muitos momentos do vídeo Demonstrações de Eletrostática.
A forma de se proteger qualquer sistema contra descargas de eletricidade estática está em propiciar que o sistema não armazene excedentes de carga elétrica. O aterramento de módulos eletrônicos é muito importante para a prevenção das descargas.
A estocagem, o transporte de módulos eletrônicos é realizado em “embalagens anti estática” ou “bolsas de Faraday”. Ou seja, coloca-se o módulo em uma embalagem de material condutor elétrico e assim se garante que o interior deste invólucro esteja livre de campo elétrico mesmo quando a sua superfície externa estiver eletrizada (vide Campo elétrico nulo no interior dos condutores). No exemplo da figura 1 uma placa de rede está embalada em uma bolsa de plástico parcialmente condutor; é a parte condutora da bolsa que confere a necessária proteção contra as descargas.
Um equívoco comum está em imaginar que a proteção contra as descargas de eletricidade estática possa ser obtida por isolantes elétricos. Outras postagens que tratam desse tema:
Choque em aparelhos de academia: como resolver?
Eletrostática: evitando descargas inconvenientes em um aspirador de farinha
“Docendo discimus.” (Sêneca)