X

Improvisando uma “bolsa de Faraday” com papel alumínio

Olá Professor Lang,

Em seu experimento de enrolar o telefone celular com papel alumínio, o senhor reproduziu o efeito gaiola de Faraday, ou seja, criou uma blindagem a qual impediu que as ondas eletromagnéticas externas à gaiola ingressassem em seu interior. O teste está relatado nesta postagem de 2013.

E quanto à situação inversa? A gaiola de Faraday é igualmente eficaz para evitar a emissão de ondas eletromagnéticas geradas em seu interior?

O motivo da pergunta é a ampla divulgação da recomendação de que controles remotos do tipo “chave de aproximação” dos automóveis sejam envolvidos em papel alumínio para evitar clonagem.

Por que especialistas recomendam embrulhar chaves automáticas do carro em papel alumínio?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

No caso eletrostático, se a gaiola está aterrada, um excedente de carga dentro da gaiola não determina o aparecimento de campo elétrico externo à gaiola, embora exista campo no espaço interno que separa o excedente de carga da parede da gaiola.

Um emissor de ondas na faixa de micro-ondas ou de rádio frequência envolvido por uma gaiola de Faraday pode impedir ou atenuar a saída de ondas lá de dentro por reflexão nas paredes da gaiola. Um caso exemplar é o do forno de micro-ondas que retém a radiação de micro-ondas dentro da gaiola (do forno).

O sistema que tem como objetivo conter no seu interior aparelhos emissores e receptores de ondas eletromagnéticas (celulares, chaves de carro, computadores, …) é denominado comercialmente de bolsa de Faraday (Faraday bag). O mylar é um material adequado para tais bolsas.

Uma bolsa de Faraday pode ser improvisada com papel alumínio. Agora fiz o experimento com o aparelho celular envolvido em papel alumínio e tentei fazer uma ligação para um outro aparelho externo, não blindado. O resultado foi negativo.

Existem muitos textos e vídeos sobre as bolsas de Faraday na internet. Vide por exemplo Do Faraday bags work?

Então, salvo melhor juízo, a matéria da BBC – Por que especialistas recomendam embrulhar chaves automáticas do carro em papel alumínio?  – mostra adequadamente como se proteger uma chave de automóvel da clonagem improvisando uma bolsa de Faraday com papel alumínio.

Mais sobre blindagem eletromagnética no CREF: Gaiola de Faraday.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *