GPS não funciona com satélites?
20 de novembro, 2022 às 11:06 | Postado em Gravitação, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas, Ondas de gravidade (ondas marítimas), Ondas eletromagnéticas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSProfessor Lang,
Os negacionistas sobre as tecnologias envolvendo satélites (os negadores da existência dos satélites como por exemplo os terraplanistas) afirmam que o GPS funciona por triangulação de antenas estacionadas na superfície da Terra. Existiriam também antenas espalhadas pelos oceanos como exemplifica a imagem abaixo.
O que o senhor diria a eles? Teria sido essa imagem falsificada por algum terraplanista?
Agradeço antecipadamente a resposta.
Os negacionistas dos satélites, especialmente os terra-chatos, são hilários em suas afirmações estapafúrdias. Por exemplo, um deles escreveu que a primeira letra da sigla GPS se origina na palavra Ground e não Global. 🙂 Eu então propus de rebatizar o GPS para TPPS. 😉
O Global Positioning System – GPS (Sistema de Posicionamento Global) opera atualmente com 31 satélites em órbitas a cerca de 20,2 mil quilômetros de altitude e período de aproximadamente 12h conforme a informações encontradas em FAA. A figura 1 é uma representação das diversas órbitas.
A imagem da figura 2 não foi falsificada e ela pode ser encontrada em GPS 3D Buoy.
Trata-se de um boia que faz medidas de ondas marítimas (um ondógrafo) usando a tecnologia GPS, permitindo monitorar a posição da boia com precisão de 2cm.
Sobre outro tipo de ondógrafo: Detecção de tsunami pelas estações DART.
Sobre a possibilidade de se enxergar satélites: Enxergando satélites!
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Excelente matéria! Se quiser ver um vídeo curto com a explicação sobre o número mínimo de satélites envolvidos e uma animação simples, ele pode ser assistido em:
GPS: você e mais 4 satélites!