Choque na chaleira com ebulidor
22 de fevereiro, 2024 às 14:49 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSE se eu colocar o tradicional ebulidor (rabo quente) numa chaleira pra aquecer a água e quiser testar a temperatura da água encostando a mão na chaleira, poderia levar um choque?
A resposta é positiva. Eu estava fazendo os experimentos descritos em Curvas reais de aquecimento da água quando sem querer toquei a parede do calorímetro de alumínio e senti o formigamento na mão decorrente do choque elétrico.
A figura 1 é a fotografia de uma panela de aço com água, dentro da qual está o ebulidor (rabo quente) ligado a rede elétrica que lhe fornece a tensão de 127V. Ao lado se vê um voltímetro que tem uma das suas ponteiras ligada ao cabo da panela. A outra ponteira está aterrada e o conforme o voltímetro indica há uma tensão de cerca de 60V entre a panela de aço e o aterramento. OBSERVAÇÃO: não é acidental a tensão na panela ser cerca da metade da tensão de alimentação do ebulidor mas esta é uma discussão para outro momento.
É importante destacar que com ebulidores alimentados em 220V (tensão encontrada em muitas residências) a tensão na panela chegará a 100V.
Mesmo uma tensão de 60V pode produzir efeitos indesejáveis em um usuário aterrado que inadvertidamente toque a panela como no caso que relatei no início da postagem pois eu estava em contato com outros equipamentos elétricos quando senti o formigamento.
Ao fazer a foto da figura 1, estando eu sobre solado de borracha, testei tocando a panela com o dedo e nada senti. Entretanto quando me aterrei, percebi um leve formigamento na mão que tocava a panela e na mão aterrada também. Não pretendo realizar tal experimento em 220V! 😉
Com uma panela revestida com tefal, não percebi qualquer efeito nas mãos mesmo quando me aterrei.
“Docendo discimus.” (Sêneca)