Geocentrismo: diâmetro e distância ao Sol
4 de março, 2024 às 13:36 | Postado em Astronomia, História da Ciência, Mítica Terra Plana
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSProf. Lang
O sr. poderia fornecer referências sobre o Sol estar muito mais afastado da Terra do que a Lua e ser muito maior do que a Lua segundo os geocentristas? Assisti a live na qual o sr. afirmou isso.
Antecipo agradecimentos.
Como é bem sabido a grande referência para o geocentrismo é a obra de Cllaudius Ptolemeu (90-168) ou simplesmente Ptolomeu, intitulada Almagesto (cuja tradução para o inglês de G. J. Toomer esta disponível aqui).
No Livro V do Almagesto, nas seções 13 a 16, são apresentados os dados astronômicos e os cálculos que suportam os seguintes resultados:
- Distância média Terra-Lua: 59 raios terrestres.
- Raio da Lua: 0,30 raios terrestres.
- Distância média Terra-Sol: 1210 raios terrestres.
- Raio do Sol: 5,5 raios terrestres.
- Volume do Sol: 170 volumes da Terra.
Desta forma o Sol seria muito maior do que a Lua ou a Terra segundo Ptolomeu e outros geocentristas. O cosmo geocentrista era fechado na esfera das estrelas e esta última esfera se encontrava, segundo Ptolomeu, a cerca de 20 mil raios terrestres.
Nota-se então que para os geocentristas a Terra já era pequena comparada ao Sol e ínfima em relação ao cosmo.
Na figura 1 encontra-se belíssima obra artístico-científica concebida em 1561 pelo matemático, cartógrafo e cosmólogo português Bartolomeu Velho (? – 1568), intitulada A figura dos corpos celestes, integrando a cosmologia geocentrista então vigente, o conhecimento geográfico, a nova ciência prática das grandes navegações, os cálculos astronômicos detalhados e a concepção católica cristã. A figura é rica em detalhes quantitativos sobre as dimensões e os tempos de revolução dos corpos celestes (sugere-se a inspeção da figura no arquivo em alta da resolução da Wikipedia).
Das informações quantitativas sobre as dimensões cosmológicas na figura 1 é importante destacar que a distância Terra-Sol é 19,3 vezes a distância Terra-Lua. O raio do Sol é 9 raios terrestres e a esfera da estrelas dista da Terra 32 mil raios terrestres.
Fica assim evidenciado que o cosmo geocentrista já era muito grande, embora desprezível frente às dimensões hoje conhecidas. Lembremos que o raio do Sol é 109 vezes o raio da Terra e a distância Terra-Sol é 390 vezes a distância Terra-Lua.
Outras postagens relacionadas com o tema:
Evidências de que o Sol está muito mais distante do que a Lua!
Determinação da distância Terra-Sol na antiga Grécia
“Docendo discimus.” (Sêneca)