X

Evidências de que o Sol está muito mais distante do que a Lua!

Prof. Lang

Existe uma forma simples de se mostrar que a distância ao Sol é muito maior do que à Lua? O raciocínio ingênuo ou malicioso de algumas pessoas atribui igual distância ao Sol e à Lua pois eles tem o mesmo tamanho quando vistos da Terra. Agradeço antecipadamente sua resposta.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Sim, existe uma forma simples de demonstrar que o Sol está muito mais afastado da Terra do que a Lua. Mas antes de discuti-la vale sempre lembrar que Aristarco de Samos (310 a.C – 230 a.C.)  determinou há 2500 anos a distância Terra-Sol como sendo 19 vezes maior do que a distância Terra-Lua. Posteriormente medidas mais precisas levaram a que a distância Terra-Sol é cerca de 400 vezes a distância Terra-Lua.

A discussão que segue se encontra no excelente vídeo do astrônomo Prof. Silvestre – O Sol está perto de nós? – que gentilmente permitiu reproduzir aqui as imagens que constam da Figura 2.

Se imaginarmos duas esferas iluminadas por uma fonte luminosa (vide Figura 1) é fácil se concluir que a orientação do terminador (linha que separa a parte iluminada da parte não iluminada da superfície de uma esfera) é muito diferente quando a distância entre as esferas é semelhante à distância da fonte luminosa a cada esfera. Quando a distância da fonte às esferas iluminadas cresce, a orientação dos dois terminadores  se tornam cada vez mais próximas conforme indica a Figura 1.

Desde a Antiga Grécia (por exemplo Aristóteles) é sabido que a Lua se apresenta iluminada graças à luz solar. As fases da Lua estão relacionadas com a posição da Lua em relação à Terra e à luz que chega do Sol. Percebemos regiões diferentes da superfície da Lua iluminadas de forma diferente ao longo do mês lunar.

Nas ocasiões em que a Lua pode ser vista durante  o dia no céu (por exemplo em dias próximos ao quarto minguante) é possível se usar uma bola posicionada em relação a nós semelhantemente a como vemos a Lua no céu, observando então os terminadores da Lua e da bola.

A Figura 2 mostra quatro fotografias da bola e da Lua (dia 16/07/2017 ocorreu o quarto minguante) e nelas se observa os terminadores de ambas com a mesma orientação.

Como os terminadores da bola e da Lua são semelhantes, o Sol que ilumina ambas deve estar a uma distância da Terra  ou da Lua muito maior do que a distância Terra-Lua.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *