Qual é a força para arrastar o reboque em um caminhão?
20 de junho, 2021 às 13:06 | Postado em Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSBom dia Professor,
Excelente artigo sobre Torque necessário para tirar o veículo do repouso.
Estou em dúvida em um caminhão cavalo canavieiro temos sistema de semi reboque e reboque, cada um tem um peso de 50toneladas, cada sistema tem 16 pneus sendo dois eixos traseiros e dois eixos dianteiros com 2 pneus em cada lado. Minha dúvida é quanto de força que exerce para arrastar esses reboques. Temos sistemas de segurança para prevenir que quebre o cabeçalho, quanto de força que eles devem assegurar?
O valor força de tração sobre o conjunto do reboque e semi-reboque pode ser obtido da equação 27 do artigo Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante. A equação fornece a potência para tracionar com velocidade constante um veículo em uma rampa considerando-se as potências resistentes devido ao arrasto do ar, à resistência ao rolamento e a resistência da gravidade (no artigo estão indicados os significados das variáveis na equação):
Como a potência de tração é o produto do valor da força de tração que o caminhão exerce sobre o conjunto dos reboques (FTração) pelo valor da velocidade (v), a equação 27 é reescrita como
Como a velocidade comparece em todos os termos da equação 1 obtém-se para o valor da força de tração o seguinte:
Para se estimar a força de tração deve-se ter diversas informações não fornecidas pois apenas a massa do conjunto dos reboques é insuficiente mesmo que consideremos o deslocamento sobre uma pista horizontal (isto é, Θ=0° na equação 2) . Em velocidades pequenas o arrasto aerodinâmico pode ser desprezado e então o valor da força de tração reduz-se a
onde α é o coeficiente de resistência ao rolamento dos pneus, M é massa dos reboques e g o valor da aceleração da gravidade. Como o coeficiente de resistência ao rolamento para pneus sobre pavimento asfáltico é tipicamente 0,01 (vide o artigo Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante), para uma massa de 100 toneladas, a equação 3 resulta em
O coeficiente de resistência ao rolamento é maior em “pista de terra”. Portanto o valor estimado para a força de tração será maior em “pista de terra” e aumentará com a inclinação da pista e da velocidade com a qual o caminhão trafegue pois na equação 3 estão sendo desprezados as resistências aerodinâmica e gravitacional. Portanto, conforme já notado antes, faltam diversas informações para se obter uma estimativa realista da força de tração.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Excelente trabalho!
Muito obrigado por compartilhar.
Telmo Camargos
Professor, minha dúvida é um pouco diferente.
Sabendo o torque gerado pelo motor no Momento exato e o diâmetro da roda dos cavalo mecânico, conseguiria saber o peso total tracionado pelo veículo?
Podes com essas informações calcular a intensidade da força de atrito que traciona o caminhão. A partir dessa intensidade podes calcular o valor da força normal (que tem o mesmo valor do peso se a pista de rolamento é horizontal) se o coeficiente de resistência ao rolamento é conhecido.