X

Ruídos do ar ao andar de moto ou bicicleta

Por que ao andar de moto ou bike em alta velocidade com a cabeça reta (rosto paralelo ao vento) escuto o ruído do vendo, mas ao virar a cabeça ( rosto perpendicular ao vento, com o vento entrando diretamente na orelha) esse som para?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Inicialmente é importante destacar que sons são percebidos por nós graças a que a pressão do ar nos nossos ouvidos, dentro do canal auditivo,  junto aos tímpanos, varia rapidamente.

O ruído do vento é consequente das turbulências (redemoinhos, movimento desordenado do ar) produzidas pelo escoamento do ar próximo às superfícies da tua cabeça. Ou seja, se o ar pudesse escoar de forma bem comportada, sem turbulências, não haveria o característico ruído do vento pois a pressão não variaria rapidamente.

Ao posicionares “a cabeça reta (rosto paralelo ao vento)” a orelha, por ser irregular, causa muitas turbulências e, portanto, ruídos são percebidos.

“Ao virar a cabeça ( rosto perpendicular ao vento, com o vento entrando diretamente na orelha)”  o vento incide  diretamente na orelha, não passando sobre as suas superfícies irregulares como anteriormente. Desta forma acontece um escoamento do ar mais uniforme junto à orelha, como menos turbulência e portanto menos ruidoso.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *