Depois de muitos meses de tentativa, um construtor de um “maravilhoso” motor magnético comunica que …
2 de novembro, 2015 às 15:15 | Postado em Eletromagnetismo, Magnetismo, Mitos, empulhações, notícias falsas, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Mensagem inicial enviada em 03/05/2015:
Se tivermos um eixo com vários imãs em roda com o mesmo polo e outro com um furo interno e nele acoplados alguns imãs em roda dele de maneira que se repele ao eixo, e nisso colocássemos esse eixo no centro do furo interno. É possível só com os imãs ou dando um impulso no eixo, ele consiga gerar uma rotação pela repulsão magnética gerada, por um determinado tempo?
Minha resposta em 03/05/2015: Alexandre, não importando qual seja a geometria da disposição dos ímãs é impossível manter a propulsão sequer por uma única volta. Att. Fernando
Nova mensagem em 20/06/2015: Olá, Você poderia me indicar alguns livros que tratam de assunto de magnetismo e que falem da impossibilidade de fazer esses projetos de gerador continuo, pois queria me aprofundar mais nesse assunto para fazer um trabalho de conclusão de curso.
Minha resposta em 20/06/2015: Alexandre. Os textos de Magnetismo que conheço sequer mencionam tais motores. O absurdo destas ideias é tão grande que será muito difícil algum livro dedicar algumas linhas a estas bobagens. Se estudares Eletromagnetismo e Termodinâmica entenderás porque tais máquinas que produzem energia do nada são impossíveis. Um indicador de que os tais motores são uma grande besteira é de que há milhares de sites os apresentando mas tais sites NÃO tem vínculo com instituições com reputação científica. Uma importante característica da atitude científica é o ceticismo. O ceticismo nos aconselha a desconfiarmos de milagres, sejam eles de cunho religioso ou não. E estas máquinas são milagres! Att.
Nova mensagem em 02/11/2015: Olá , Fernando Lang da Silveira. Com base em alguns videos da internet resolvi construir um gerador magnético para ver se realmente ele funcionava ou se poderia ter algum resultado satisfatório para gerar energia, então peguei um projeto comum com um estator e um rotor com imãs de neodímio. Sendo que o rotor tem a possibilidade de se movimentar de se alinhar de acordo com estator. Mais como esperado mesmo dando um torque no eixo ele tende a parar, em vez dos imãs ajudar a manter esse movimento eles atoram com “breque magnético “.
Então eu fiz um outro projeto de gerador magnético como mostra a ultima imagem, que possibilita de mudar a angulo dos imãs e fazer posicionamento deles em diferentes formas. Alem desse projeto ter diminuido consideravelmente o atrito. Eassim esse projeto consistia em dar um giro nele e analisar em qual angulo ele obtinha uma rotação satisfatória com repulsão dos imãs. Mais não consegui obter nenhum resultando nesse aspecto. Esses projetos mostraram que você está certo ainda não tem como obter um giro perpetuo só com repulsão magnética.
Minha resposta final em 02/11/2015 – Dia de Finados: Alexandre. Comemoremos então os finados motores magnéticos “maravilhosos” que já nasceram mortos. 🙂 Deixando a brincadeira de lado, admiro a tua honestidade intelectual de me comunicares que estás convencido da impossibilidade de os motores construídos exclusivamente com ímãs permanentes funcionarem. Muitas outras pessoas que entraram em contato, dizendo que estavam construindo tais “maravilhas”, NUNCA retornaram com notícias de sucesso ou de fracasso. Att. Fernando
Vide a palestra no YT: Motos perpétuos e máquina de fre energy: não existe almoço grátis!
Outras postagens sobre motores magnéticos exclusivamente com ímãs: Motores magnéticos.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4304.
Onde conseguir um rotor como esse da primeira imagem?
Foram construídos pela pessoa que enviou as imagens.
Quando o cara não faz a si mesmo a pergunta:De ONDE VIRIA a energia, EM EXCESSO, para girar o tal motor magnético e ainda movimentar uma carga qualquer?DO NADA?Ele permanece com a mente presa nos detalhes, do projeto mirabolante, incapaz de perceber que aquela ” dificuldadezinha de nada” que logo será superada, é apenas um engodo, esconde a impossibilidade física, da coisa toda.A Lei da Conservação da Energia, é universal, não tem jeitinho brasileiro, capaz de contorná-la!