X

A panaceia energética: vácuo quântico!

Olá, Fernando!

Nos falamos algumas vezes pelo grupo do CAC. Talvez lembre de mim. Mas isso não é importante, ehehe. Como falamos recentemente bastante sobre motos-perpétuos por lá, achei que isso fosse ser duplamente interessante para ti.

Eu (infelizmente) me envolvi numa discussão sobre motos-perpétuos e o cara alega uma montagem eletrostática como passível de tirar energia do ponto zero do vácuo. Claro, uma besteira.

A máquina está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=IiC2IGLl90Q

Enfim, a coisa mais óbvia do vídeo, escancarada, é uma fonte de alta tensão logo atrás do experimento. Fornecendo ENERGIA, claro! Eu pensei que tal questão pudesse virar uma das suas respostas no site, se achares interessante!

De qualquer forma, é um efeito físico bem bacana! Só gostaria de saber porque ele gira, imaginando que o campo elétrico é estático no tempo.

Um abraço!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Caro Giuliano

Um dos equipamentos  comuns que acompanha o gerador de van de Graaff nos laboratórios didáticos é o molinete eletrostático. Na foto abaixo vês um deles.

ventoeletrico

Se este molinete for ligado ao gerador de van de Graaf (ou outra fonte de alta tensão contínua) ele gira. É um motor eletrostático simples.

A alta tensão desencadeia a ionização do ar  próximo às pontas do molinete. Os íons interagem com a carga do molinete e há troca de momento entre eles. As moléculas de ar não ionizadas recebem momento dos íons por colisão. O balanço final é que há transferência de momento para o ar e como o momento total deve ser conservado, o molinete gira.

Um dos efeitos mais impressionantes que conheço envolvendo campos eletrostáticos unidirecionais (produzidos por fontes de alta tensão do tipo que vês no vídeo indicado) é o “levitador Biefeld-Brown”. Eu construi um deles usando o gerador de alta tensão do tubo de imagem de um televisor  e o mostrei para muitos colegas.  Na internet há muitos deles, por exemplo em http://www.youtube.com/watch?v=91Gg_a5e804 .

Olha também em http://en.wikipedia.org/wiki/Biefeld%E2%80%93Brown_effect

Encontrarás outros motores eletrostáticos se pesquisares na internet.

Portanto não há nada de estranho no que o vídeo indicado mostra e não há porque imaginar que tal máquina tira energia do tal “vácuo quântico”. 🙂

A Física Quântica tem servido desde há muito tempo para inúmeros delírios. Agora o “vácuo quântico” tem sido invocado como panacéia para a produção de energia e para explicar alegados, supostos (e NÃO demonstrados) efeitos como por exemplo o das pessoas que sobrevivem por anos sem se alimentar convecionalmente, se alimentando de  luz da estrelas ou de “vácuo quântico”. No caso específico deste vídeo ou existe vácuo intelectual no cérebro do produtor do vídeo, ou o vídeo é uma brincadeira envolvendo o tal “vácuo quântico”, ou ainda o produtor do vídeo é um esclarecido mal intencionado.

Abraços

P.S.: Mais sobre máquinas maravilhosas em

É nisto que dá quando não se estuda Física seriamente! Entre outros devaneios acredita-se em “free energy”

Motor Magnético Perendev: fraude!

O que é e como funciona um motor magnético?

Alguém me explica como são possíveis os motos contínuos?

Como se demonstra a impossibilidade do motor magnético de Perendev?

Como se calcula a energia magnética em um ímã?

Dúvida sobre motor perpétuo

O milagre da pedalada: 1h pedalando supre as demandas residenciais de eletricidade de 1 dia!

Carro movido a água: milagre ou empulhação?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

___________________________________________

Comentários do Prof. Alexandre Medeiros no Facebook sobre a energia do vácuo:

Comecemos tentando discutir a questão da forma mais elementar possível, sem perder entretanto o significado mais preciso. Se isso for possível, claro. 1. A ENERGIA DO PONTO ZERO é umaconseqüência natural da Mecânica Quântica. Tome, por exemplo, uma pequena massa em uma mola. Sua energia potencial é menor quando a mola está exatamente não esticada. 2. Mas isso significa que a massa está em um lugar particular, e o PRINCIPIO DA INCERTEZA, exige que a sua dinâmica tenha uma propagação infinita, dando-lhe energia cinética infinita. 3. O verdadeiro estado de menor energia assume a massa como estando espalhada por uma pequena região, com as energias potencial e cinética, cada uma delas, um pouco acima de seus valores mais baixos possíveis, mas com o total mais baixo possível. Esse mínimo é chamado de ENERGIA DO PONTO ZERO. 4. Muitos sistemas quânticos são matematicamente análogos a uma massa em uma mola e podem ter energias de ponto zero semelhantes. 5. Dito isso, ENTRETANTO, é ENGANOSO afirmar que GRANDES FLUTUAÇÕES ESTEJAM OCORRENDO NESSE ESTADO MAIS BAIXO, embora os físicos costumem, COLOQUIALMENTE, usar frases desleixadas como esta. 6. O sistema está APENAS em um estado que não tem valores definidos de posição e momento. 7. NÃO É VERDADE, no entanto, afirmar que a sua posição e momento estão de forma alguma mudando. 8. Essa FORMA DE FALAR deriva de tentativas inconsistentes de se forçar fatos quânticos a funcionarem em descrições clássicas. 9. NENHUMA TEORIA VÁLIDA PREVÊ QUALQUER FORMA de EXTRAIR ESSA ENERGIA, o que exigiria deixar as coisas em um estado com menos energia do que o estado com menos energia limite possível, por definição o estado de ‘ponto zero’. 10. CONCLUSÃO: ESTE ÚLTIMO PONTO É ABSOLUTAMENTE IMPORTANTE de ser COMPREENDIDO para não se imaginar soluções milagrosas.

Vamos aprofundar a QUESTÃO citando FONTES mais confiáveis do que filminhos do YOU TUBE, a NASA, por exemplo; maior interessada em extrair energia do VÁCUO para propiciar longas jornadas. O que diz a NASA em relação a se EXTRAIR ENERGIA DO PONTO ZERO? Algo diferente do que afirmei acima? Vejamos (em inglês). Please pay attention: “Can we tap into this energy? It is doubtful that this can be tapped, and if it could be tapped, it is unknown what the secondary consequences would be. Remember that this is our lowest energy point. To get energy out, you presumably need to be at a lower energy state”. FONTE: http://www.nasa.gov/centers/glenn/technology/warp/possible.html#vac

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4472.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *