X

O milagre da pedalada: 1h pedalando supre as demandas residenciais de eletricidade de 1 dia!

oi professor lang. o que achas dessa iniciativa? http://www.praquempedala.com.br

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De acordo com o vídeo uma pessoa pedalando e acionando um gerador elétrico maravilhoso é capaz de produzir energia suficiente para prover as demandas energéticas de uma residência. Outra vez o empulhação da “free energy”!

pedalada

Inicio por estimar qual é o consumo energético de uma residência. Tomarei, para fins de argumentação, uma residência que consome APENAS 90 kW.h por mês. Este consumidor está, por exemplo em SP, isento de ICMS dado o baixo consumo.

Desta forma o consumo diário nesta residência seria de apenas 3 kW.h.

Um homem pedalando intensamente NÃO consegue desenvolver uma potência mecânica de 1,0 kW durante um exercício prolongado. Um superatleta pode chegar a desenvolver durante um tempo razoável 0,5 kW e uma pessoa em boas condições físicas, com bom preparo, pode chegar em cerca de 0,2 kW . Imaginarei então que um superatleta pedale a máquina que vemos no vídeo.

Imaginemos que aquela máquina do vídeo acione um gerador elétrico com eficiência muito próxima de 100% e que a máquina praticamente não tenha perdas mecânicas (por atrito por exemplo) exceto por conversão de energia mecânica em elétrica. E coloquemos o superatleta a pedalar!

Se o superatleta pedalar durante 1 h a energia elétrica produzida será de 0,5 kW.h, portanto 6 vezes menor do que a demanda de energia elétrica diária na residência com baixo consumo. Uma estimativa mais realista, dado que o pedalante não é superatleta, a máquina não tem eficiência de 100%, há perdas mecânicas por atrito, …, fica em torno de 0,1 kW.h.

O que dá para fazer com 0,1 kW.h? Manter ligada por um dia UMA ÚNICA lâmpada LED de 4 W!

Vide Musculação: trabalho realizado pelo sujeito

CONCLUSÃO: Mais uma vez encontramos na internet uma grande empulhação!

Transcrevo a seguir a argumentação do Prof. Alexandre Medeiros (UFRPe) sobre o mesmo tema:

Vejo um post de uma suposta BICICLETA MILAGROSA acoplada em um gerador no qual se alega que um homem pedalando a mesma por uma hora geraria ENERGIA ELÉTRICA suficiente para manter uma casa normal por um dia. O típico post que o nosso amigo Fernando Lang costuma comentar e combater em seu CREF.

 

O PROBLEMA com esse tal post da BICICLETA MILAGROSA é que as CONTAS NÃO FECHAM!
Por que?
Vejamos:
01. Um déficit de 7700 Calorias faz um indivíduo perder 1 quilo de gordura. Isso quer dizer que, se você cria um déficit de 550 Calorias por dia, você perde meio quilo por semana. Note que essa “Caloria” da nutrição é mil vezes maior que a “caloria” da Física.
02. Por outro lado, uma casa com dois quartos, TV, Ar condicionado, Máquina de lavar roupa, chuveiro elétrico, etc, consome em média 300 kwh por mês, ou seja, uns 10 kwh por dia.
03. Fazendo a transformação de unidades energéticas pode-se ver que esses 10 kwh equivalem à queima de 8598 Calorias por dia. Continuo me referindo à “Caloria” com C maiúsculo, que é a unidade de energia comumente usada em consumos nutricionais e que é 1000 vezes maior que a “caloria” com minúsculo que se usa normalmente em Física.
04. Por outro lado, uma pessoa de 70 quilos perde cerca de 270 Calorias andando de bicicleta por meia hora entre 19 e 22 km/h, e cerca de 340 Calorias em meia hora andando de bicicleta entre 22 e 25 km/h. Quanto maior seu peso, mais calorias você perde, e o mesmo vale para a intensidade do exercício.
05. RESUMINDO: Mesmo deixando de lado as inevitáveis PERDAS por CALOR nas conversões, esse HIPERATLETA SUPERHUMANO, supostamente capaz de gerar energia em sua bicicleta, em apenas uma hora, para manter sua casa por um dia, precisaria gerar (e ele perder) 10 kwh de energia; ou seja, ele perderia quase 1,2 kg de gordura corporal em uma hora.
É fácil perceber que esta taxa é impossível de ser atingida por um ser humano. Ele DESMAIARIA ou MORRERIA de ATAQUE CARDÍACO muito antes de se aproximar desse valor, pois precisaria pedalar por uma hora a uma velocidade muito além da supersônica.

 

Colocar volantes e engrenagens na tal “bicicleta milagrosa”, para supostamente “multiplicar” a energia gerada, seriam artifícios sem sentido que apenas tornariam a bicicleta mais pesada e em nada alterariam o fato de que esse HIPERATLETA SUPERHUMANO precisaria ainda queimar aproximadamente 1,2 kg de gordura corporal em uma hora. 

Outras postagens sobre máquinas maravilhosas:

Carro movido a água: milagre ou empulhação?

Uma máquina “gravitacional maravilhosa” que produz energia a partir de coisa alguma!

ALGUNS SONHOS SÃO APENAS DELÍRIOS PARA QUEM SABE UM POUCO DE FÍSICA! – Outra vez o motor magnético de Perendev

Motor Magnético Perendev: fraude!

O que é e como funciona um motor magnético?

Alguém me explica como são possíveis os motos contínuos?

A panaceia energética: vácuo quântico!

Moto contínuo é possível sim!! 😉

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6552.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *