Alguém me explica como são possíveis os motos contínuos?

Caros físicos e curiosos,

Por que me ensinaram que o moto-perpétuo não existe? http://youtu.be/287qd4uI7-E

Ou eu fui vítima de truques muito bem feitos? Por que me ensinaram que para fazer um eixo girar preciso fornecer energia? http://youtu.be/7PDeK6rprA4

Ou eu fui vítima de um truque muito bem feito?

Alguém aqui já ouviu falar em “gerador magnético”? Este seria o princípio do segundo vídeo. Há diversos vídeos no Youtube. Os ímas permanentes vão perdendo sua polaridade ao longo do uso?

Alguém me explica???

Abraços!

Marco

Marco

Para começar máquinas que produzem energia do nada violam as Leis da Termodinâmica.

O primeiro vídeo –http://www.youtube.com/watch?v=287qd4uI7-E&feature=youtu.be – parece não ter o objetivo de querer demonstrar que as máquinas funcionam (observa o “hipotético” no título). Ele pode ser tomado como uma bela ilustração de como elas deveriam funcionar na concepção dos seus inventores mas de fato NÃO funcionam. Se este é verdadeiramente o objetivo do vídeo – apresentar como operariam as máquinas caso se comportassem da maneira como os seus idealizadores as pensaram – eu não tenho certeza mas o usarei assim com os meus alunos. E se for assim poderia o vídeo ser ampliado para incluir os “motores magnéticos”, os “motores de Perendev” que produzem “free energy” a partir de coisa nenhuma.

Os vídeos com os “motores magnéticos” que somente utilizam ímãs permanentes são intencionalmente FRAUDES com o objetivo de enganar os incautos. Esses motores magnéticos já foram pensados no século XIX e agora aparecem na versão com os superímãs de neodímio mas continuam tão irrealizáveis quanto antes, funcionando apenas nos vídeos. Continua sendo impossível produzir uma máquina que produza energia mecânica sem que alguma outra forma de energia diminua durante a operação da máquina.

Nota que NENHUM desses vídeos tem ligação com alguma instituição de pesquisa confiável, do tipo de uma universidade ou de uma organização com notória reputação científica. Eu até encontrei recentemente uma dissertação de mestrado que trata desses motores para mostrar que são impossíveis. Vide  http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/5114/arquivo2113_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Vale ler também o verbete da Wikipedia:

Vide também:

Motor Magnético Perendev: fraude!

O  que é e como funciona um motor magnético?

Como se demonstra a impossibilidade do motor magnético de Perendev?

Como se calcula a energia magnética em um ímã?

Dúvida sobre motor perpétuo

A panaceia energética: vácuo quântico!

Depois de muitos meses de tentativa, um construtor de um “maravilhoso” motor magnético comunica que …

ALGUNS SONHOS SÃO APENAS DELÍRIOS PARA QUEM SABE UM POUCO DE FÍSICA! – Outra vez o motor magnético de Perendev

____________________________________________

Comentário no Facebook em 17/10/2016

Alexandre Medeiros – Há algo de positivo na longa história da busca de um Moto Contínuo. A contínua reflexão sobre a sua dificuldade de construção foi UM DOS CAMINHOS que levou à ideia de sua impossibilidade e ao conceito de ENERGIA e sua CONSERVAÇÃO. Infelizmente, é uma lástima que mesmo após a construção da Termodinâmica ainda haja quem insista nesse mesmo caminho já trilhado. As tentativas mais recentes e ousadas de tal empreendimento são as buscas, cada vez mais frequentes, de uma forma prática de se conseguir retirar energia do vácuo quântico. Isso não seria exatamente um moto perpétuo, mas se tal coisa fosse possível, seria o que mais dele se aproximaria. O Alexandre C Tort certamente sabe bem mais que nós dois sobre isso e poderia desenvolver esse meu breve comentário.

Alexandre Medeiros -Há um ponto que me interessa bastante nessa questão do Moto Contínuo e penso que também ao Ciclamio Barreto e ao Fernando Lang da Silveira. Trata-se da ligação entre a impossibilidade física da existência de um Moto Continuo e a necessária negação do conceito religioso de “espírito”, “alma” ou “energia vital”, como preferem alguns. Como bem lembrou o filósofo Mauricio Rocha e Silva em seu maravilhoso “The Rational Frontiers of Science: The Origins of Knowledge and Explanation in Science” (Krieger Pub. Co, p. 18): “Vital force, if it existed independently of the physical or chemical energy contained in the molecular interconnections of food, would enable the construction of a moto-continuum making us independent of food consumption”. Logo, a Termodinâmica é algo que vai contra o conceito de “alma” ou “energia vital” transcendente ao corpo material.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 8099.