X

Um terraplanista considera uma engendração os conceitos de dia solar e sideral

Tenho uma pergunta sobre o sistema Heliocêntrico:
Imagine no dia 1 dezembro às 24h é de noite, por exemplo em Paris. A terra faz mais 24h no movimento de rotação, e continua de noite em Paris. E mais 24h, e mais 24, por aí fora até perfazer 6meses.
Ao fim dos 6 meses, a Terra já estará do outro lado do Sistema Solar, e o local onde era noite pelas 24h, já estará virado para o sol e será de dia, pois encontra-se agora no outro lado oposto.
Não sei se me fiz entender.

Se me disser que o dia ao invés de 24h, tiver 23 horas 56 minutos e 4 segundos, e que vai atrasando diariamente 4 minutos no movimento de rotação, para ao fim dos 6 meses Paris continuar de noite (que acho um calculo engenhosamente engendrado), … não teríamos todos nós que acertar os nossos relógios diariamente 4 minutos, que somariam as 12 horas “necessárias” para ao fim de 6 meses Paris continuar de noite às 24h? Não teríamos de atrasar o relógio 4 minutos todos os dias? Pois o meu relógio marca 24 horas por dia e não as 23 horas, 56 min e 4 seg?
A explicação de dia sideral e dia solar não responde à questão.

Atentamente

Terraplanista

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A diferença entre o dia sideral e o dia solar pode ser detectada sem esperar longos períodos de tempo, bastando que se meça o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas (ou culminações) do Sol e de uma particular estrela. Então não há qualquer “engenhosidade engendrada” pelos astrônomos  – que conspiram contra Terra Plana ? (sic) –  pois esta diferença decorre de observações cuidadosas e precisas há muito tempo realizadas.

Os relógios do nosso cotidiano se pautam pelo movimento do Sol no sistema de referência da Terra e se estiverem bem calibrados não atrasam e não adiantam sistematicamente ao longo do dia solar e ao longo do ano.

A diferença entre o dia solar e o dia sideral (o dia solar médio é cerca de 4min maior do que o segundo) pode ser tanto explicada no velho modelo geocêntrico, quanto no modelo heliocêntrico. Mas esta diferença não pode ser explicada na mítica Terra Plana, concepção que se caracteriza como um geocentrismo esdrúxulo, inconsistente com todo o conhecimento astronômico.

Tu estás muito confuso e não apenas em relação a este tema pois em outras ocasiões te manifestaste em defesa da concepção reacionária da Terra Plana. Estas confusões mentais decorrem do fideísmo de antanho que caracteriza os membros das seitas TP. Um ótimo antídoto para a alucinação mitológica é o estudo sério da ciência em geral e da Astronomia em particular. Podes começar com o antídoto em Astronomia e Astrofísica.

Outras postagens relacionadas ao movimento do Sol no sistema de referência da Terra:

Variação na duração do dia solar

Dia mais longo e mais curto 

A inclinação do eixo de rotação da Terra

Mudança na posição do nascente do Sol!    

Duração do ano no sistema geocêntrico

Heliocentrismo versus Terra Plana

“Docendo discimus.” (Sêneca)


4 comentários em “Um terraplanista considera uma engendração os conceitos de dia solar e sideral

  1. Augusto disse:

    Boa noite, terraplanistas. Com todo o respeito, vai uma pergunta sensata que poderiam se fazer: se, por acaso, a Terra fosse plana, o que isso mudaria na vida de vocês? Não me falem que é algo relacionado a Bíblia, pois ela não é um livro científico, ela não foi escrita para nos dar aulas de astronomia nem geografia. Não usem, amigos, a Palavra de Deus erroneamente para embasarem seus loucos raciocínios, pois nada sobre isso ela afirma em local algum. Não façam isso, pois isso só traz zombarias à fé cristã, cujo foco não está na forma da Terra, e sim Naquele que pagou nossos pecados pelo Seu precioso sangue e que chama a todos para virem á Ele para que por Ele sejam salvos! Eu também me envolvia em teorias conspiratórias, mas Deus abriu meus olhos, e vi que eram coisas vãs e em nada tinham a ver com o que realmente importa, o que realmente a Bíblia afirma.

    “Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” 2 Timóteo 4 3-4

    “e que parem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam discórdias em lugar de propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé.” 1 Timóteo 1:4

    “E rejeita as questões insensatas e improdutivas, sabendo que geram apenas discussões” 2 Timóteo 2:23

  2. Vera disse:

    É óbvio que a terra não gira e não é um globo, um simples relógio solar mostra isso… As estrelas no céu mostram isso…. O próprio sol em seu nascer e se pôr mostram isso… O mar mostra isso…. A terra não é um globo giratório e isso é óbvio!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *