X

Variação na duração do dia solar

É verdade que a duração do dia solar varia ao longo do ano? Isso significa que a Terra muda a velocidade com a qual gira?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A duração do dia solar aparente – intervalo de tempo entre duas passagens do Sol pelo meridiano (tal acontece quando é meio-dia solar) – é variável ao longo do ano. O dia solar médio tem 24h ou 1440min mas ao longo do ano encontram-se durações para o dia solar aparente maiores e menores do que 24h. Essas diferenças se acumulam determinado que o tempo solar difira do tempo dos relógios (relógios que marcam o tempo em acordo com o dia solar médio) em até  cerca de 15 min a mais ou a menos conforme o gráfico da figura 1 representa. A diferença entre os dois tempos ao longo do ano é denominada de equação do tempo.

Embora a duração do dia solar aparente seja variável, a duração do dia sideral (intervalo de tempo entre duas passagens pelo meridiano das estrelas) é constante, tendo o valor de 23h 56min 4s, caracterizando dessa forma que a velocidade de rotação da Terra é constante.

As mudanças na duração do dia solar aparente devem-se a que a órbita da Terra em torno Sol não é exatamente circular (é uma elipse com pequeníssima excentricidade) e também que o eixo de rotação da Terra está inclinado em relação ao plano da sua órbita em torno do Sol.

O analema solar – diagrama em forma de oito, mostrando a posição do Sol no céu  a partir de uma localização fixa na Terra sempre no mesmo horário do relógio – decorre excentricidade da órbita e da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da eclíptica. Aqui um ótimo artigo sobre a explicação do analema.

Vide também A assimetria do analema solar

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Variação na duração do dia solar

  1. Ricardo Silveira disse:

    Obrigado Prof. Lang pelo incansável empenho em disseminar conhecimento de verdade. A sua resposta me provocou a incômoda inferência de que se o dia é variável, nossos segundos fixos provocam algum descompasso cumulativo entre as nossas medidas de um dia e o dia verdadeiro. E com um pouco de pesquisa em cima disso, descobri só agora que os nossos horários oficiais são ajustados periodicamente, de um segundo em um segundo, pelo chamado segundo bissexto (leap second).
    Então, curiosamente concluo que se eu tivesse hipoteticamente comprado, ajustado e mantido há 30 anos um relógio incrivelmente preciso, e ele agora estivesse 12 segundos adiantado em relação ao horário oficial, pensaria mal dele injustamente.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *