Radiação térmica e ondas eletromagnéticas
10 de maio, 2021 às 16:49 | Postado em Eletromagnetismo, Radiação, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá, sou um aluno do 9º ano e tenho umas pequenas dúvidas sobre alguns tipos de onda eletromagnéticas, especificamente sobre radiação térmica.
Porque a micro-onda não é considerada uma radiação térmica? ela consegue aquecer a agua num forno de micro-ondas, não?
E a luz solar visível, também é uma radiação térmica como o infravermelho? é a luz visível que aquece a Terra ou é o infravermelho? ou os dois ao mesmo tempo?
Inicialmente é necessário se esclarecer o que é radiação térmica. Não é qualquer radiação eletromagnética, mesmo apresentando efeitos térmicos sobre a matéria, que recebe a denominação de radiação térmica.
A radiação térmica é radiação eletromagnética emitida em decorrência do movimento térmico dos constituintes microscópicos da matéria, acontecendo em qualquer temperatura superior ao zero absoluto. Devido ao movimento térmico partículas carregadas são aceleradas e/ou dipolos elétricos oscilam, determinando a emissão de radiação eletromagnética. Desta forma há conversão de energia térmica em energia eletromagnética.
Uma das propriedade importantes da radiação térmica é que ela ocorre em variados comprimentos de onda ou frequências e nunca em um único comprimento de onda ou frequência. A radiação térmica se apresenta com uma distribuição espectral de comprimentos de onda que muda com a temperatura do corpo emissor e é regida pela Lei de Planck para a radiação do corpo negro.
Outra propriedade da radiação térmica é que o comprimento de onda preferencial, em torno do qual ocorre o espectro de emissão é dado pela Lei de Wien que implica que aumentando a temperatura absoluta do emissor, encurte o comprimento de onda preferencial. Ao encurtar o comprimento de onda preferencial a potência total irradiada por unidade de área da superfície emissora, em acordo com a Lei de Stephan-Boltzmann, cresce com a quarta potência da temperatura.
A Figura 1 representa a radiância espectral do corpo negro para três diferentes temperaturas em função do comprimento de onda emitido. As três curvas implicam que a emissão de radiação térmica se dá em um largo espectro que passa pelo ultravioleta (UV), visível e infravermelho, além de mostrar que o comprimento de onda preferencial (pico das três curvas) se desloca para a esquerda (i.e., diminui o comprimento de onda) quando a temperatura aumenta em acordo com a Lei de Wien. A área embaixo dessas curvas, que representa a intensidade total irradiada, cresce em acordo com a Lei de Stephan-Boltzmann quando aumenta a temperatura.
A radiação solar que chega no topo da atmosfera terrestre é consequente da emissão térmica da fotosfera do Sol e corresponde à radiação de corpo negro na temperatura de 5800K conforme discutido em A Lei de Wien não prevê a cor da luz solar?
Portanto, tanto a luz solar, quanto as radiações não visíveis de infravermelho e ultravioleta que chegam à Terra se constituem em radiação térmica oriunda no Sol. Se a radiação solar é absorvida, não importando qual é o comprimento de onda, ela terá como um dos efeitos o aquecimento conforme discutido em É somente a radiação infravermelha que aquece a roupa escura? Ou seja, radiação visível também aquece a Terra.
A radiação de micro-ondas dos fornos de cozinha não é radiação térmica, embora tenha efeitos térmicos nos alimentos, pois o mecanismo de produção de tal radiação nada tem a ver com transformação de energia térmica dos constituintes microscópicos da matéria em energia eletromagnética. Tem a ver com um processo macroscópico de oscilação de um circuito elétrico que transforma energia elétrica da rede em energia eletromagnética radiante, sendo que o comprimento de onda emitido está definido pelas dimensões da válvula magnetron conforme discutido em Dimensão do gerador de micro-ondas.
Mais sobre o aquecimento por micro-ondas vide Aquecimento da água no micro-ondas NÃO se dá por ressonância!
É importante notar que efeitos térmicos podem provir de muitos processos diferentes e alguns exemplos estão dados em Termodinâmica: as diversas formas de trabalho.
Finalizando destaca-se também que nem toda a radiação infravermelha é radiação térmica. Um exemplo encontra-se nos controladores remotos de aparelhos eletrodomésticos que geram esta radiação usando circuitos oscilantes com um comprimento de onda bem definido e próximo do visível. E tão próximo do visível que câmaras fotográficas conseguem “ver” (registrar) o infravermelho dos controladores conforme a postagem O infravermelho dos controladores remotos.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Muito obrigado por ter respondido minha duvida, consegui entender bem
Mas eu ainda estou no 9º Ano do Ensino fundamental, nesse ano ainda não aprendemos coisas como corpo negro e Lei de Planck, confesso que me confundi nessa parte
De resto eu entendi tudo, agradeço