É somente a radiação infravermelha que aquece a roupa escura?
25 de setembro, 2014 às 17:05 | Postado em Radiação, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá, professor. Todo mundo diz que roupas pretas dão uma sensação de calor maior quando a temperatura está elevada pois absorvem as ondas que vêm do sol. Mas as ondas de calor estão relacionadas com as ondas de luz?
O preto não deveria absorver apenas o espectro de luz visível?
Ou, ao absorver o espectro de luz visível ele acaba absorvendo também componentes ondulatórios de calor?
Grato.
É importante notar que toda a radiação transporta energia, independentemente de ser radiação visível (luz) ou na faixa de infravermelho.
Uma roupa preta absorve grande parte da radiação visível e da radiação infravermelha presente na luz solar e, portanto, TODA a energia da radiação absorvida pela roupa escura fica na roupa, aquecendo-a.
Neste caso específico de se estar com uma roupa escura ao ar livre, recebendo radiação solar, a maior parte da energia absorvida é proveniente da faixa visível do espectro da luz solar pois apenas uma pequena parcela de toda a energia da luz solar depende da radiação fora do visível.
Situação diferente acontece quando a roupa escura é banhada pela radiação proveniente de uma estufa aquecedora usada no inverno. Neste caso a maior parte (ou toda, dependendo do tipo de estufa) da radiação emitida está na faixa de infravermelho muito distante da radiação visível.
Observa então que para aquecer a roupa o que interessa não é a frequência da radiação absorvida mas a sua intensidade. Em um dia de céu sem nebulosidade, com o Sol elevado no céu, pode-se chegar a muitas centenas de watts por metro quadrado para a intensidade da radiação solar absorvida por um tecido escuro e apenas uma pequena parcela é radiação infravermelha.
COMENTÁRIO EM 09/06/2017: O Prof. Emmanuel Favre-Nicolin (IFES Campus Cariacica) notou que há muitos materiais equivocados sobre ser apenas as radiações infravermelhas as responsáveis por efeitos térmicos como por exemplo lemos nesta “pérola” encontrada em infoescola: O calor é energia em trânsito. Essa energia é transportada por meio de ondas eletromagnéticas na frequência do infravermelho. Na transmissão de calor por radiação, esse fato é mais evidente. Todos os corpos emitem radiação, basta terem uma temperatura. A única diferença entre luz e calor é a frequência da radiação. As radiações de calor (infravermelhas) estão entre as frequências de 1011Hz a 4.1014Hz, as radiações luminosas estão no curto intervalo de 4.1014Hz a 8.1014Hz.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2607.