Valor padrão da aceleração da gravidade: em que local é válido?
15 de janeiro, 2024 às 14:49 | Postado em Gravitação, História da Ciência, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang
Já que a aceleração da gravidade varia de um local para outro do planeta conforme está discutido na postagem Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador, gostaria de saber em que local da Terra o valor de 9,81 m/s2 é válido.
Aqui no Brasil este valor ocorre?
Agradeço sua resposta.
O valor de 981 cm/s2, ou mais precisamente 980,665 cm/s2, foi estabelecido em 1901 como o valor padrão da aceleração da gravidade na Terceira Conferência Geral de Pesos e Medidas em Paris. O documento relativo a esta conferência está disponível em 3a CGPM e dele (página 70) foi extraída a figura 1 com as declarações relativas à unidade de massa, ao peso, ao peso padrão padrão e à aceleração da gravidade padrão (destacada em vermelho).
A tradução da terceira declaração (circundada em vermelho na figura 1) é:
O valor adotado no Serviço Internacional de Pesos e Medidas para a aceleração padrão da gravidade terrestre é de 980,665 cm/s2, valor já sancionado por algumas legislações.
Na página 68 do mesmo documento fica estabelecido que o valor padrão da aceleração da gravidade é válido ao nível do mar e a 45° graus de latitude.
O valor da aceleração da gravidade em qualquer local do planeta é calculado pela Equação Internacional da Gravidade 1967, apresentada na seção 3 do artigo A física no salto recorde de Felix Baumgartner. Esta equação fornece o valor da aceleração da gravidade em metros por segundo ao quadrado a partir da latitude λ do local na superfície da Terra e da sua altitude h em metros conforme segue abaixo.
A figura 2 é o gráfico do valor da aceleração da gravidade fornecido pela Equação Internacional da Gravidade 1967 em função do valor absoluto da latitude no nível do mar.
Na figura 2 o valor padrão da aceleração da gravidade está destacado em azul. Nota-se que na latitude de 0° (equador da Terra) ocorre o valor mínimo de 978,0 cm/s2 e nas latitudes de 90° (polos geográficos da Terra) ocorre o valor máximo de 983,2 cm/s2 para a aceleração da gravidade.
No Brasil, dado que sua latitude extrema é cerca de -34° (34°S), a aceleração da gravidade nunca atinge 980 cm/s2. Em Porto Alegre a aceleração da gravidade vale 979,3 cm/s2 (vide Determinando a aceleração da gravidade).
Para finalizar esta postagem cabe destacar que existe uma unidade de medida muito utilizada em Gravimetria (omitida na quase totalidade dos textos de Física Geral) que faz uma justa homenagem a Galileu Galilei: 1 galileu = 1 cm/s2. Portanto o valor padrão da aceleração da gravidade é 980,665 galileus.
Outras postagens relacionadas com esta:
Sobre a “constante galileana” e a aceleração da gravidade
Por que PESO não deve ser tomado como sinônimo de FORÇA GRAVITACIONAL?
Variação do peso com a altitude
“Docendo discimus,” (Sêneca)