X

Incoerência em uma questão do ENEM-2017 sobre radiação solar

A faixa espectral da radiação solar que contribui fortemente para o efeito mostrado na tirinha é caraterizada como

  1. visível.
  2. amarela.
  3. vermelha.
  4. ultravioleta.
  5. infravermelha.

O gabarito oficial do ENEM indica ultravioleta. Entretanto, lendo outros comentários no CREF ainda não ficou claro o porquê de o infravermelho ser incoerente. Tal como evidenciado pelo Experimento de Herschel, na superfície terrestre (ao nível do mar) o infravermelho não seria o principal responsável pelo aquecimento?
As resoluções da maioria dos professores consideram que o Ultravioleta é o mais energético entre os apresentados e por isso carrega mais energia e é o principal responsável pelo aquecimento. Entretanto, me soa muito simplista desconsiderar tantos outros aspectos como o papel da atmosfera e mesmo os efeitos biológicos.

Poderiam me ajudar, por favor?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Esta é mais uma das “pérolas” do ENEM. Começa que a interpretação da tirinha é subjetiva e esta subjetividade deveria ser evitada, explicitando na raiz da questão o que ocorreu com o gato Garfield.  O perguntante entendeu que o gato foi aquecido pela radiação solar  e é nesta perspectiva de entendimento – efeito térmico da radiação solar – que a resposta é dada a seguir.

Inicialmente é importante destacar que todo o espectro da radiação solar pode produzir efeitos térmicos se for absorvido por um corpo. O Experimento de Herschel já evidenciou efeitos térmicos em no espectro visível da radiação solar e também na faixa do infravermelho.

OBSERVAÇÃO: A interpretação correta para os resultados do Experimento de Herschel não é tão simples como parece. A propósito vide Herschel e o quebra-cabeça do infravermelho e Reconciliando o experimento de Herschel.

Uma ideia errônea, extremamente difundida, é que os efeitos térmicos estariam restritos ao infravermelho. Observa-se em diversos materiais disponíveis na internet tal afirmação equivocada, por exemplo em RadiologiaA postagem seguinte tratou dessa concepção: É somente a radiação infravermelha que aquece a roupa escura?

Outra ideia errônea, possivelmente orientando diversas resoluções na internet nesta questão (e em outras envolvendo os efeitos térmicos da radiação solar), é que a intensidade dos efeitos térmicos decorre exclusivamente da energia transportada pelos fótons individualmente e como os fótons na faixa do ultravioleta são mais energéticos do que os fótons na faixa do visível, a alternativa correta (segundo o gabarito oficial) é  a D.  A propósito desse equívoco vide a discussão em Incoerência entre o experimento de Herschel e o valor da energia quantizada?

O gráfico da Figura 1 representa em vermelho a radiação solar que atinge a superfície da Terra.

Conforme posto em Fondriest apenas 8,3% da radiação solar que atinge a superfície da Terra encontra-se na faixa de ultravioleta. A parte visível da radiação solar perfaz 42,3% e o restante de 49,4% se encontra na faixa de infravermelho.

Então, se toda a radiação solar for absorvida na barriga do Garfield a resposta correta é a alternativa E. Entretanto é importante notar que a alternativa A representa uma contribuição para o aquecimento que é aproximadamente igual a E mas sob hipótese alguma poderia ser a alternativa D (conforme o gabarito oficial).

“Docendo discimus.” (Sêneca)


5 comentários em “Incoerência em uma questão do ENEM-2017 sobre radiação solar

  1. Diego disse:

    Acho que a questão se refere a queimadura na pele. Em humanos ela é induzida pela radiação ultra violeta. Em gatos nem sei se acontece. Rsrs

  2. Ítalo disse:

    Enem sendo Enem. Lembro-me de ter respondido a D, mas achei interessante saber que eu estava errado, mesmo estando certo para a prova. Ou seja, provas não medem conhecimento, mas, sim, quantidade de assuntos decorados.

  3. João Gabriel disse:

    Boa tarde, Professor! Acompanho bastante o CREF e o uso muito para aprender mais. Sobre essa questão, ela trata de queimadores de pele induzidas pelo sol, que conforme o artigo https://www.scientificamerican.com/article/what-happens-when-you-get/ são diferentes das queimaduras causadas por calor. Conforme o artigo, o processo inflamatório que resulta nas queimaduras solares são disparados especificamente por exposição excessiva a radiação UV. Com isso, não poderíamos invocar uma interdisciplinaridade Física-Biologia para desfazer o “nó” dessa questão?

    • Fernando Lang disse:

      O que falta na questão é explicitar claramente o que de fato aconteceu com o gato. Uma figura como a oferecida na raiz da questão não identifica ainda o que aconteceu à pele. E será que para um gato vale o mesmo que para humanos?

      Será que o respondente ao ENEM deve também dominar a Biologia dos gatos e de seres que sequer existem como é o caso do Garfield? 🙂

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *