X

Fluídos imiscíveis: efeitos da gravidade e da pressão

Gostaria de saber se os líquidos imiscíveis sofrem influência da gravidade. Se sim, quais seriam as reações dos mesmos em outros ambiente, como  Lua, Marte em gravidade zero. Pressão positiva/negativa etc…

E se um objeto, por exemplo que flutue na camada vermelha, subiria ou desceria.

Grato.

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Os líquidos imiscíveis na “torre” da imagem estão organizados de tal forma que a densidade diminui quando se sobe na “torre”. Pode-se demonstrar que não importando o valor da gravidade a única organização em equilíbrio estável é esta. Portanto, em um ambiente com a gravidade da Lua, de Marte, de Júpiter, … a organização das camadas seria a mesma.

Entretanto para que tal aconteça a “torre” não poderia estar em ambiente de gravidade zero ou microgravidade. Nesta situação a forma de um corpo líquido é esférico pois dominam as forças de tensão superficial do líquido (vide Gota de água caindo).

Um aumento da pressão externa também não influi na organização da “torre” pois líquidos transmitem a pressão externa para todas as suas partes, inclusive para outros líquidos e sólidos. Uma diminuição da pressão externa pode levar à formação de bolhas de vapor no interior de algum líquido.

Finalmente a flutuação de um corpo na camada vermelha não será afetada por um aumento ou diminuição da gravidade. A propósito dessa possibilidade são indicadas as seguintes postagens:

Um bloco de madeira entre água e óleo: porque o óleo contribui para o empuxo?  

REFERENCIAL INERCIAL E NÃO INERCIAL – QUESTÃO DO IME 2021

Elevador acelerado e flutuação! O que isto tem a ver com a Relatividade Geral?

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *