Fluídos imiscíveis: efeitos da gravidade e da pressão
25 de junho, 2023 às 20:40 | Postado em Estática de Fluidos, Gás e vapor, Gravitação, Mecânica de fluidos
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Gostaria de saber se os líquidos imiscíveis sofrem influência da gravidade. Se sim, quais seriam as reações dos mesmos em outros ambiente, como Lua, Marte em gravidade zero. Pressão positiva/negativa etc…
E se um objeto, por exemplo que flutue na camada vermelha, subiria ou desceria.
Grato.
Os líquidos imiscíveis na “torre” da imagem estão organizados de tal forma que a densidade diminui quando se sobe na “torre”. Pode-se demonstrar que não importando o valor da gravidade a única organização em equilíbrio estável é esta. Portanto, em um ambiente com a gravidade da Lua, de Marte, de Júpiter, … a organização das camadas seria a mesma.
Entretanto para que tal aconteça a “torre” não poderia estar em ambiente de gravidade zero ou microgravidade. Nesta situação a forma de um corpo líquido é esférico pois dominam as forças de tensão superficial do líquido (vide Gota de água caindo).
Um aumento da pressão externa também não influi na organização da “torre” pois líquidos transmitem a pressão externa para todas as suas partes, inclusive para outros líquidos e sólidos. Uma diminuição da pressão externa pode levar à formação de bolhas de vapor no interior de algum líquido.
Finalmente a flutuação de um corpo na camada vermelha não será afetada por um aumento ou diminuição da gravidade. A propósito dessa possibilidade são indicadas as seguintes postagens:
Um bloco de madeira entre água e óleo: porque o óleo contribui para o empuxo?
REFERENCIAL INERCIAL E NÃO INERCIAL – QUESTÃO DO IME 2021
Elevador acelerado e flutuação! O que isto tem a ver com a Relatividade Geral?
“Docendo discimus.” (Sêneca)