Como explicar para um terraplanista sobre a medida da distância Terra-Sol?
6 de junho, 2021 às 20:35 | Postado em Astronomia, Forma da Terra, Mítica Terra Plana
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSUm terra-chato está perguntando como sabemos que o Sol está a 150 milhões de Km da terra, e ele quer uma prova disso, alguém tem ? pfvr
É pouco provável que um terraplanista realmente queira saber sobre a determinação da distância Terra-Sol pois segundo a MITOLOGIA da Terra Plana o Sol está tão distante do mundo chato quanto a Lua e ambos estão embaixo de um domo (Figura 1). Entretanto não há consenso entre os terra-chatos sobre esta distância pois as “medidas” que eles fazem resultam entre 1000km e 6000km. Mais sobre as “medidas” dos terraplanistas e a razão pela qual elas são (e sempre serão) discrepantes está discutido em duas postagens que podes repassar ao interessado: Distância Terra-Sol segundo os terraplanistas1 e Distância Terra-Sol segundo os terraplanistas2.
Admitindo que o terraplanista queira aprender se pode começar com uma evidência simples de que o Sol se encontra muito mais distante da Terra do que a Lua. Tal está relacionado com a iluminação produzida pelo Sol quando a Lua se encontra em quarto-crescente (Figura2) conforme a postagem Evidência de que o Sol está muito mais distante do que a Lua!
Imaginado com muito otimismo que o terra-chato tenha chegado a entender que o Sol está muito mais distante da Terra que a Lua pode-se então passar à discussão de como na Grécia Antiga aconteceu a primeira determinação da distância Terra-Sol. Além da postagem Determinação da distância Terra-Sol na antiga Grécia existem muito materiais na internet que tratam do tema, por exemplo, UNICAMP.
Supondo que o terraplanista tenha conseguido compreender toda a discussão até aqui então ele já deixou de ser terraplanista. 🙂 Pode então fazer mais um esforço cognitivo para aprender que a primeira determinação razoavelmente precisa da distância Terra-Sol foi feita a partir de medidas da paralaxe solar por Cassini em 1672 usando observações do planeta Marte em Paris e em Caiena – Guiana Francesa.
Alguns textos que tratam da determinação da distância Terra-Sol podem ser indicados ao ex-terraplanista: Medindo a distância ao Sol, Distância ao Sol, Como se mede a distância Terra-Sol?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
É uma pena que o artigo, distância Terra Sol está em inglês.
Com o Google Chrome consegues uma boa tradução.
Para falar de modelos planos vocês enchem a boca para reclamar que é mitologia, etc. Quando vem com Erastóstenes 194 AC não se pode refutar. Medem e calculam tanto mas ainda precisa fraudar até transmissão da ISS.
Explica ai por qual motivo engenheiros da NASA descartam paralaxes. Nas palavras de Joh Preisser para prever oscilações somente considerando a terra parada e plana.
https://ntrs.nasa.gov/citations/19720012071
Página 02
E o modelo de Tamir? Já falou aos seus alunos?
O Erro de Eratóstenes e a Fraude da Terra Esférica!
OBSERVAÇÂO do Pergunte ao CREF: o endereço do vídeo foi eliminado pois este sítio não veicula desinformação.
O assunto rende mas não pode ser caixa preta.
Como é usual em artigos científicos o limite de validade do modelo é colocado. O autor escreveu: The method is limited to application where a flat, nonrotating earth may be assumed. Traduzindo para o português: O método tem aplicação limitada quando uma Terra plana e sem rotação é assumida. Ou seja, o autor está dizendo que efeitos da curvatura e da rotação da Terra foram desconsiderados e esta é uma limitação do estudo realizado.
Os terraplanistas tem que se decidir se acreditam na NASA (é o caso do artigo em pauta) ou se a NASA mente. As duas coisas só são possíveis como mais um exercício de dissociação cognitiva tão comum entre fanáticos de seitas religiosas de vivem com os pés no século XXI e a cabeça na Idade do Bronze. 🙂
A propósito deixo aqui um questionamento que já tem seis anos de idade e nenhum terra-chato sequer tentou uma resposta por razão óbvia: a resposta é impossível por que a Terra não é plana.
Explicando o desafio aos terraplanistas sobre a posição do Sol no horizonte.
O interessante é que graças ao voluntariado de desmistificar anticiência de maneira pública e acessível, aqueles que apenas adotam o questionamento podem aproveitar esse trabalho pra fazer melhor popularização da ciência em questões simples que apesar de serem óbvias, nem sempre tem explicações óbvias, e levanta curiosidade de compreender. Isso é muito interessante.
De fato esta postagem não pretende atingir apenas terraplanistas. Parece comum que professores e alunos de Física não sabem sobre como este conhecimento sobre a distância ao Sol foi constituído em uma história que se estende por vinte séculos.