X

Umidade no interior da geladeira ou refrigerador

O interior da geladeira é úmido ou seco?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Conforme discutido em Umidade relativa versus umidade absolutaQuantidade de água em um determinado volume de ar: como calcular?, a máxima quantidade de vapor de água possível no ar diminui quando a temperatura baixa.

A equação 1 (deduzida no artigo Determinando a umidade absoluta do ar a partir da umidade relativa, disponível no Research Gate), fornece a máxima umidade absoluta (UAmax) do ar em função da temperatura T em °C.

UAmax resulta em gramas de água no estado de vapor em um metro cúbico de ar.  A Tabela 1 apresenta os valores de obtidos da equação 1 para diversas temperaturas.

É importante notar que a massa de 1 metro cúbico de ar a 1atm é cerca de 1,2kg e que portanto a umidade absoluta máxima a 20°C (17,3 g/m3) representa apenas 1,4% da massa de ar. Já a 0°C a umidade absoluta máxima (4,9g/m3) representa 0,4% da massa de ar. E a -20°C a umidade relativa máxima (1,1g/m3) reduz-se a menos de 0,1% da massa de ar.

Desta forma, o ambiente interno a uma geladeira ou refrigerador é sempre muito seco. Evidência disso é que alimentos fora de embalagens em refrigeradores desidratam. E inclusive o gelo em formas acaba por evaporar (sublimar) em congeladores (freezers) conforme discutido em É verdade que gelo vaporiza?

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *