Quantidade de água em um determinado volume de ar: como calcular?
10 de abril, 2021 às 18:09 | Postado em Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa tarde Professor ,
Poderia me explicar como posso determinar a quantidade de água em gramas de um determinado fluxo de ar nas seguintes condições :
Temperatura ambiente : 35ºC
Fluxo de ar : 800 m^3/h
Umidade Relativa : 80 %
Pressão Atmosférica : 1 atm
Muito Obrigado pelo auxílio..
Na postagem Umidade relativa versus umidade absoluta encontra-se a equação 1 que fornece em gramas a quantidade de água presente em um metro cúbico (UA – umidade absoluta) de ar a partir da temperatura T em graus célsius e da umidade relativa UR:
A dedução da equação 1 está disponível no seguinte artigo acessível no Research Gate: Determinando a umidade absoluta do ar a partir da umidade relativa.
Substituindo-se T por 35°C, e UR por 0,80 na equação 1 encontra-se
Outra possibilidade de se encontrar a umidade absoluta (UA) está demonstrada a seguir.
A tabela 1 relaciona a temperatura do ar (considerando-se que a pressão é 1 atm ou 1013 hectopascais) com a máxima umidade absoluta do ar, isto é, a umidade absoluta do ar saturado de vapor, do ar quando a umidade relativa é 100%. Vide Umidade relativa: o que é e como se determina?
Para se obter a umidade absoluta do ar quando a umidade relativa é inferior a 100% multiplica-se o valor dado na tabela 1 pela respectiva umidade relativa. No caso em pauta o ar está na temperatura de 35oC, sendo a umidade relativa de 80%. A tabela 1 informa que a máxima umidade absoluta nesta temperatura é 39,6 g/m3; então a umidade absoluta do ar nestas condições é 0,8×39,6 g/m3=31,7 g/m3.
Como em 1h tem-se 800 m3, a massa de água neste volume é 800×31,7 g ou 25.360 g de água.
Vide também Água no reservatório de ar comprimido.
“Docendo discimus.” (Sêneca)