X

Tamanho de asteroides: como se mede?

Quando um corpo celeste como um meteoroide vaga pelo espaço a milhões de quilômetros de distância, como é estimado o seu comprimento?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Esta resposta é baseada na matéria Como medir o tamanho de um asteroide do Jet Propulsion Laboratory.

Observações da radiação infravermelha originada em asteroides, combinadas com observações do brilho na faixa do visível,  fornecem uma estimativa de seus tamanhos reais.

Apenas observações na faixa do visível são insuficientes para tal mister pois corpos com tamanhos e composições diferentes podem apresentar o mesmo brilho, isto é, refletirem a mesma quantidade de luz solar. A Figura 1, lado esquerdo, ilustra a possibilidade de um pequeno asteroide branco ter uma superfície muito refletiva, apresentando o mesmo brilho que outros dois asteroides maiores e mais escuros.

O asteroide absorve parte da radiação solar que o ilumina, aquecendo-se e em seguida emite radiação térmica de corpo negro (radiação infravermelha) conforme representado no lado direito da Figura 1.  A medida da quantidade de radiação infravermelha, por depender da área exposta, permite em combinação com a observação do brilho na faixa visível, uma estimativa do real tamanho.

Na matéria Como podemos determinar o tamanho e a forma de um asteroide? há mais informações sobre o tema.

Sobre astronomia na faixa de infravermelho vide Observações astronômicas na faixa de infravermelho. Vide também Radiação térmica e ondas eletromagnéticas.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *