Problema absurdo: automóvel sobe em rampa inclinada por 37 graus!
17 de setembro, 2013 às 10:50 | Postado em Mecânica, Mitos, empulhações, notícias falsas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Prezado Professor Fernando Lang,
Poderia me ajudar na resolução da questão abaixo?
Um automóvel de massa igual a uma tonelada sobe um plano inclinado que forma um ângulo de 37º em relação à superfície horizontal, com velocidade constante de 36 km/h. Desprezando-se a resistência do ar e sabendo-se que sen37º e cos37º são, respectivamente, iguais a 0,6 e 0,8, que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e o plano é igual a 0,5 e que o módulo da aceleração da gravidade é de 10 m/s², é correto afirmar que a potência desenvolvida pelo motor do automóvel é igual, em 10^5 W, a
a) 1,0
b) 2,0
c) 2,5
d) 3,0
e) 3,6
Gabarito: A.Att
Caro Davi
Este problema é um verdadeiro absurdo!
Para começar não existe rampa com tal inclinação. A rua que leva o título de “mais inclinada do mundo” tem 19 graus de inclinação. Vide http://en.wikipedia.org/wiki/Baldwin_Street .
Ignorando este absurdo inicial, para galgar uma rampa com tal inclinação, somente se o automóvel tiver tração nas quatro rodas e o coeficiente de atrito estiver próximo de 1,0. A inclinação máxima que permite a subida com um coeficiente de atrito estático de 0,5 é cerca de 14 graus. Com tração nas quatro rodas a inclinação máxima cresce para 27 graus.
Ou seja, a menos que o veículo tenha tração nas quatro rodas e o coeficiente de atrito estático entre os pneus e o pavimento seja superior a 0,75 É IMPOSSÍVEL subir a rampa. O que interessa de fato é o coeficiente de atrito estático e não o cinético ao contrário do que sugere o enunciado.
Mas vamos lá, aceitemos a existência da rampa, admitamos de o coeficiente de atrito estático é suficientemente grande para subir e coloquemos tração nas quatro rodas com reduzida. 🙂
A força de atrito estática é a força que possibilita o automóvel subir a rampa e, portanto, se desprezarmos a resistência do ar e, adicionalmente, a resistência ao rolamento (que absolutamente nada tem a ver com atrito entre o pavimento e a roda), então a potência de TRAÇÃO do motor – que é menor do que a potência do motor! – é dada por
Pot = m.g.sen(inc).v,
onde m = 1000 kg, g = 10 m/s^2, inc = 37º e v = 10 m/s.
Desta forma a potência resulta em 60 mil W ou 80,5 cv. É importante que esta é uma subestimativa da potência de tração.
Se quiseres saber mais sobre o assunto consulta meus artigos “Inclinações de ruas e estradas” e “Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante” estão disponíveis no Reseach Gate:
Potencia_de_tracao_de_um_veiculo_automotor_que_se_movimenta_com_velocidade_constante
Inclinacoes_de_ruas_e_estradas
Vide também
Por que a inclinação máxima nas BRs não deve exceder 3 graus?
Sobre a enorme inclinação da pista de rolamento da ponte Eshima Ohashi
Inclinação de uma rua a partir de fotos: como fazer?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4188.
Estou construindo uma rampa q tem 40%de caimento ela tem 22metros por 9de altura, gostaria de saber se um carro comum consegue subir, ela está com concreto super áspero
Nas especificações técnicas dos automóveis são fornecidas informações sobre a capacidade de andar em aclives em cada marcha. Ainda que o automóvel tenha capacidade para subir uma rampa, é importante que o pavimento tenha atrito suficiente. Se uma rampa com 40% de inclinação percentual estiver molhada, automóveis com tração dianteira tendem a patinar as rodas de tração.
a rua mencionada mais inclinada do mundo possui 35 graus de inclinação, professor
A rua mais inclinada do mundo, a Baldwin Street>, tem inclinação percentual de 35%, correspondendo a um ângulo de inclinação de 19°.
Na norma NBR9050 consta apenas inclinação de rampa para pedestre .Existe alguma norma para veículos?
O DNIT define as inclinações máximas nas rodovias conforme está posto em Inclinações de ruas e estradas.