X

Nave que se move quase tão rapidamente quanto a luz e emite luz

Prezado, tudo bem!

Poderia me tirar uma dúvida? Se uma nave hipotética viajando à velocidade da luz projetasse um feixe de luz para trás de si, qual seria a velocidade desse feixe? E se o feixe fosse para frente da nave, qual seria sua velocidade? Desde já agradeço. Abraço.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Uma nave no vácuo não pode viajar com a rapidez c da luz em qualquer sistema de referência mas podes imaginar, sem conflito com a Teoria da Relatividade Restrita (TRR), uma nave com rapidez um pouco menor do que a  da luz, digamos 0,99 c.  Vide Enunciado do segundo postulado da Teoria da Relatividade Restrita.

Um feixe de luz de luz emitido por esta nave se moveria em relação à nave com a rapidez c da luz. Para qualquer outro sistema de referência, por exemplo aquele em relação  ao qual o valor da velocidade da nave é 0,99 c,  a luz se move igualmente com rapidez c. Apesar de estas afirmações serem contra intuitivas, ela são consistentes com a Teoria da Relatividade Restrita.

Entretanto haveria uma importante diferença na luz observada da própria nave e em outros sistemas de referência em relação aos quais a nave se move. As frequências da luz seriam diferentes nos diferentes sistemas de referência em decorrência do Efeito Doppler.

OBSERVAÇÃO: Quando uma fonte sonora se move através do ar e emite som, a rapidez de propagação do som no ar NÃO é acrescida da velocidade da fonte. Ou seja, o som continua a se propagar com uma velocidade que é independente da fonte, dependendo apenas das propriedades elásticas e inerciais do ar. Entretanto a sua velocidade em relação à fonte ou a outro referencial em movimento em relação ao ar se comporta conforme nossa intuição espera (isto é, em acordo com as transformações de Galileu). O que fere a nossa intuição “clássica” é que, em acordo com os postulados da TRR a rapidez de propagação da luz seja a mesma em todos os referenciais inerciais.

Outras postagens envolvendo a velocidade da luz:

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1069.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *