Enunciado do segundo postulado da Teoria da Relatividade Restrita
2 de abril, 2017 às 19:50 | Postado em História da Ciência, Relatividade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Caro professor Lang
Em uma comunidade do FB discutiam sobre o real enunciado do segundo postulado da TRR. Conforme muitos referências (por exemplo na Wikipedia) ele seria: “2. Segundo postulado (invariância da velocidade da luz ) A luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.”
Entretanto uma pessoa dizia que o o verdadeiro enunciado é “A velocidade da luz no vácuo é a mesma independentemente da velocidade da fonte.” Desta forma este enunciado seria menos abrangente do que a versão que transcrevi acima. O sr. sabe me dizer qual é real formulação do segundo postulado?
Agradeço por antecipação sua resposta.
A Teoria da Relatividade Restrita (TRR) foi assim denominada posteriormente ao trabalho de Einstein de 1905 cujo título é SOBRE A ELETRODINÂMICA DOS CORPOS EM MOVIMENTO [In: O princípio da relatividade. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1983.]. Na introdução desse famoso trabalho Einstein apresenta os dois postulados. Transcreverei literalmente o que então ele escreveu sobre o segundo postulado:
“… vamos introduzir o postulado – só aparentemente incompatível com o primeiro (Princípio da Relatividade) – de que a luz no espaço vazio, se propaga com uma velocidade determinada, independente do estado de movimento da fonte luminosa.“
Ao longo do artigo ele deduz diversos resultados importantes a partir dos postulados. Portanto ele demonstra diversos teoremas. Na seção 5, ele demonstra o ‘Teorema da adição das velocidades’ e deste teorema tira a seguinte consequência:
“Resulta ainda que a velocidade da luz não pode ser modificada por composição com uma velocidade inferior à velocidade da luz.“
Nesta consequência reconhecemos uma proposição que poderia ser reescrita como: A luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial. Desta forma este último enunciado NÃO é um postulado mas é um TEOREMA da TRR. Em acordo com o que encontramos no trabalho de Einstein o segundo postulado afirma: A velocidade da luz NO VÁCUO é independente da velocidade da fonte luminosa.
Finalmente é importante destacar que a invariância da velocidade da luz segundo a TRR é válida para o vácuo exclusivamente.
Sobre o Experimento Mental da Perseguição do Raio de Luz vide Einstein_surfando_em_uma_onda_de_luz
“Docendo discimus.” (Sêneca)
________________________
Comentário no Facebook em 03/04/2017
DFF – A Wikipédia Fernando Lang da Silveira não é fonte confiável de informação.
Fernando Lang da Silveira – A Wikipedia é tão confiável quanto muitas outras fontes reputadas como de confiança. Neste caso específico tal “erro” acontece em bons livros didáticos. Ou o Marion não é confiável também? NÃO existem fontes que possam ser consideradas como absolutamente confiáveis.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1501.