X

Me ajuda! Caiu mercúrio no chão da minha casa!

Galera meu primo é um burro idiota e ta dormindo aqui em casa por causa do natal e eu num sei como aquele burro tava com mercúrio dentro de uma caixa de grafite e estava na sala brincando com ela e o mercúrio caiu no chão. Caiu 2 ou 3 bolinhas de mercúrio no chão da sala e eu fiquei vendo ele tentar pegar elas de volta e ele falo que pegou mas eu nem fiquei lá pra conferir eu vazei pro meu quarto porque sei que isso é perigoso. Mas eu fiquei um tempo vendo de perto ele tentar pegar as bolinhas de volta pra dentro da caixa será que corro algum risco?

Dá pra acreditar que esse muleque tem 16 anos e faz uma cagada dessa de ficar andando com isso atoa. Só porque ele tem nota alta em quimica acha que pode ficar andando com isso.
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo;
Valeu cara!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O mercúrio é um liquido na temperatura ambiente pouco volátil, ou seja, evapora MUITO pouco. Uma bolinha ou duas de mercúrio, ainda que estejam no teu quarto, é pouco perigoso. O perigo somente é real se houvesse uma superfície de contato grande entre o mercúrio e o ar (não é o caso de uma bolinha) e, principalmente, se ele for aquecido.

Obviamente devemos evitar que situações como essa aconteçam mas não há absolutamente nada que envolva um risco grande em um eventual acidente de quebra de um termômetro. Fica tranquilo!

Algumas considerações adicionais:

– Se o mercúrio entrar em contato com a pele intacta, sem feridas, não há perigo de contaminação.

–  Uma forma de capturar bolinhas de mercúrio é usar farinha de trigo ou talco pois elas serão absorvidas pelo pó.

– A neutralização do mercúrio pode ser feita com enxofre em pó que reage com o mercúrio formando um sal inerte.

– No Brasil a intoxicação por mercúrio é mais comum na atividade de garimpo e assim leva anos de exposição continua para aparecem os sintomas graves.

Outra postagem sobre o tema:  Acidente com líquido vermelho do termômetro 

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2518.


42 comentários em “Me ajuda! Caiu mercúrio no chão da minha casa!

  1. Adriane Rotulo disse:

    Olá, hoje fui testar um termômetro de mercúrio no fogão realmente não sabia do perigo, ele estourou com o calor e caiu em cima da chama e pelo fogão de imediato no desespero peguei um papel toalha e joguei tudo na pia que estava ao lado, depois peguei a chama e lavei, agora estou com medo de ligar a chama e ainda evaporar algo principalmente porque tenho criança em casa, o que eu faço?

  2. Andrea Flessas disse:

    Oi! Minha filha foi usar o termômetro e ele quebrou perto da cama dela. Como estava sozinha e não sabia do perigo, limpou, trocou a roupa e deitou, ligando o ar condicionado no quente. À noite , quando chegamos em casa, contou o ocorrido e verificamos que ainda tinham algumas bolinhas muito pequenas no quarto. Existe algum risco de intoxicação ? Devemos levá-la ao médico ou fazer algum exame? As roupas, descartamos. Obrigada.

  3. Kalianne disse:

    Quebrei um termômetro de mercúrio ao lado de minha cama de madrugada, passamos a noite dormindo no ar-condicionado, a única coisa que fiz foi jogar um pano molhado por cima para limpar só quando amanhecer, corremos algum perigo, eu, meu esposo e minha bebê de 5 meses?

  4. Jeni disse:

    Boa tarde, meu marido quebrou um termômetro em nosso quarto, caíram umas bolinhas bem pequenas, acho que ele chegou tocar em uma. Ele passou aspirador, após passei pano com desinfetante. Tem algum perigo por ter passado o aspirador, por causa do vapor? Posso voltar a usar o aspirador?

  5. DIEGO YAMASHIRO DE MORAIS disse:

    Bom dia mestre, tinha um pequeno pote com mercurio dentro cerca de umas 200 gramas uma quantidade considerável é ocorreu que umas cotas de mercurio caíram em minha pele nos pelos do braço de dedos, após isso lavei com água e sabão a parte dos pelos ficou ardendo um pouco, tem algum perigo ? O que devo fazer para evitar problemas futuros ?

    • Fernando Lang disse:

      A contaminação com mercúrio elementar se dá principalmente pelas vias aéreas quando se inala vapor de mercúrio. O vapor de mercúrio é produzido em quantidades perigosas quando o mercúrio elementar ou metálico é aquecido em temperaturas superiores à temperatura ambiente em aquecedores, fornos, ….

      Ou seja, o simples contato eventual da pele com gotas de mercúrio elementar não é motivo de preocupação.

  6. Helena Diogo disse:

    Boa tarde,

    Usava um termômetro para vinho (Com liquido vermelho) para medir a temperatura do leite da minha filha. Decidi colocar o termômetro para esterilizar junto com os biberões. Quando foi abrir o esterilizador verifiquei que o termômetro estava partido e o líquido vermelho derramado. O líquido ficou na base do esterilizador e não há maneira de tirar. É perigoso continuar a usá-lo? e os biberões que tiveram contacto com o líquido podem estar contaminados com mercúrio?
    Obrigada

  7. Ingrid Pereira disse:

    Olá, bom dia!
    Sei que falou que não responderia a mais duvidas, mas peço ajuda sobre uma questão. Em alguns sites dizem que não se deve lavar as roupas que possivelmente ficaram expostas ao mercúrio na maquina de lavar porque poderia intoxicar a maquina de lavar e as roupas depois. (não entendi se “expostas” seria o contato direto com o líquido ou apenas com o vapor durante a limpeza). Porém, ligando no disque intoxicação da Anvisa me orientaram que não teria problema algum, então fiquei confusa e com medo de ter comprometido a maquina de lavar e as peças posteriores que serão lavadas (como mascaras, por exemplo..) Poderia tirar esta dúvida, por favor?

    • Hélia Kátia Oliva Alencar disse:

      Olha, se cremes feitos com mercúrio é perigoso, não entendo como alguém diz que não tem perigo algum. Pesquise na Net perigo de mercúrio em cremes e você verá inúmeros casos relatando esse perigo. É um metal perigoso e deveria ser abolido. Mas a indústria, principal a farmacêutica não quer que saibamos disso

      • Fernando Lang disse:

        O contato com a pele ou a ingestão ou a inalação de mercúrio de forma continuada de fato é perigoso. A menos que diariamente quebres um termômetro de mercúrio, não há razão para temer danos.

  8. Ana Celia disse:

    Oi,
    Eu para verificar a temperatura adequada para o banho de minha bebê de 23 dias uso aqueles termômetro de farmácia, coloquei água quente e joguei ele dentro qdo trouxe a água fria ele estourou o líquido azul apareceu na água minha filha não estava dentro naturalmente estava só preparando a água, coloquei no ralo da banheiro, lavei a banheira com água e fiz outra, fiz certo não há perigoso para meu bebê?

  9. Talitha disse:

    Olá professor, não quero perguntar nada porque já tive minhas dúvidas respondidas aqui, quero apenas agradecer. Muito obrigada pelas orientações! Eu estava preocupada com o incidente que tive, mas me tranquilizei bastante ao ler seus esclarecimentos.

  10. Fernanda Lara disse:

    Boa noite, professor, há alguns dias eu deixei uma lâmpada florescente, a qual estava há muito tempo sem ser ligada, quebrar no meu quarto. Imediatamente, eu recolhi a parte maior da lâmpada quebrada com um pano, e depois limpei os cacos que sobraram, porém ser querer acabei tocando em um pedaço dos cacos, aí fico com medo de ter comprometido minha saúde, pois essas lâmpadas tem mercúrio na composição.
    Além disso, uma roupa que eu gostava muito caiu no chão enquanto eu recolhia pequenos cacos dessa lâmpada, aí eu gostaria de saber se preciso descartar essa roupa e se existe algum perigo se eu dormir no quarto, caso ainda haja um caco dessa lâmpada muito pequeno (quase invisível) que eu não tenha conseguido achar e descartar.

  11. Kevin P Herrmann disse:

    Boa noite, professor. Tudo bem?
    Hoje eu deixei uma termometro cair. Eu não segui nenhuma recomendação (erro meu) e comecei a limpar. Inicialmente eu peguei os cacos e depois eu vi as infames bolinhas de mercurio no chão. Eu acredito que no processo de limpeza eu não tenha tido nenhum contato físico com o mercúrio, sempre limpando com o auxilio de terceiros (papel, cartão e pano). Após a retirada, eu passei um pano com produto de limpeza. A questão é que se eu tive o contato físico com mercúrio? Eu teria percebido via uma sensação diferente na pele? E se eu tive, eu teria tido uma reação na derme logo depois ou demoria algum tempo para aparecer? Essa exposição de uma quantidade pequena pode ser prejudicial a minha saude no longo prazo (aparecer algum efeito adverso daqui alguns anos) ou a quantidade do termometro é tão pequena que mesmo pelo contato com a pele em pouco tempo é insuficiente para surgir complicações? E mesmo que eu tenha aspirado pouco do vapor (enquanto estava tentando pegar as bolinhas) a quantidade será suficiente para atacar o meu organismo ou seria necessário exposições continuas para isso?
    Após ter terminado a limpeza, eu tomei banho.
    Agradeço muito pela atenção.
    Kevin.

  12. Ana disse:

    Boa noite, professor. Por favor, a minha única dúvida que ainda persiste é como descartar o mercúrio do termômetro que quebrou. Coloquei a bolinha num potinho e não sei o que fazer. Descartando o mercúrio, preciso descartar o potinho tbm ou posso lavá-lo e utilizar novamente?

  13. Tiago disse:

    Santo deus….
    Nunca vi tanta asneira dita, ainda por cima por alguém que se intitula professor…
    O mercúrio é EXTREMAMENTE perigoso quando se encontra nas citadas bolinhas pequenas, devido à elevada tensão superficial que provoca a sua “rápida” evaporarão.
    Caso se quebre um termómetro, a primeira coisa a fazer é abrir as janelas para arejar o mais possível a divisão para evitar a acumulação de vapores (como se tivessem detectado uma fuga de gás), diminuindo a possibilidade de respirar os vapores pela pessoa que vai tentar controlar a situação.
    A seguir tentar remover os restos visíveis do termómetro e mercúrio.
    Finalmente, se conseguirem, comprem enxofre e espalhem onde é possível haver ainda bolas de mercúrio e deixem umas horas, o mercúrio reage com o enxofre neutralizando-o

    • Fernando Lang disse:

      Vou te dar uma oportunidade de corroborares a tua afirmativa sobre rápida evaporação. Qual é a pressão de vapor do mercúrio na temperatura ambiente?
      OBSERVAÇÃO: Aproveita e explica como algo que tem elevada tensão superficial evapora rapidamente. Esta é uma nova Física! 😉

  14. Wíliam Gonçalves disse:

    Olá professor. Quebrei um termômetro na pia da cozinha e o líquido vermelho esparramou pelo canto, acabei limpando com papel, lavei toda a pia com água e sabão e joguei água sanitária. Há algum risco para saúde ao utilizar a pia?

  15. Carlos Eduardo Brollo disse:

    Boa noite Fernando, tudo bem? Após uma quebra de termômetro de mercúrio e manipulação do mesmo usando uma aliança de ouro, acabou por reagir o mercúrio com o ouro.
    Saberia me informar o que pode ser feito para eu não perder a aliança?
    Muito obrigado

  16. Michele disse:

    Quebrei um termômetro e as bolinhas do mercúrio entrou na cabeça do meu bebê. O que eu faço?

  17. Steffanye Finco disse:

    Boa tarde ! Ao colocar a água quente na banheira o termômetro vazou antes que eu colocasse a água fria, existe perigo ? A cor era vermelho! Como saber se o termômetro é de mercúrio ?

  18. Julio Bernardo disse:

    Boa tarde,

    Eu tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer. O que realmente acontece as particulas de mercúrio ( de um termometro partido) quando são aspiradas ? As particulas vão parar ao saco do pó (aspirador com saco) ou são evaporadas? Pergunto isto, porque um termometro com mércurio partiu na minha casa e eu na ignorancia aspirei as particulas.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *