X

Acidente com líquido vermelho do termômetro

Boa tarde,

Usava um termômetro para vinho (com líquido vermelho) para medir a temperatura do leite da minha filha. Decidi colocar o termômetro para esterilizar junto com os biberões. Quando foi abrir o esterilizador verifiquei que o termômetro estava partido e o líquido vermelho derramado. O líquido ficou na base do esterilizador e não há maneira de tirar. É perigoso continuar a usá-lo? e os biberões que tiveram contato com o líquido podem estar contaminados com mercúrio?
Obrigada

_________________

Boa noite eu peguei um termometro de vinho e acendi um fósforo perto dele e ele explodiu, depois disso eu passei um pano na cozinha e a roupa que eu tava tinha o liquido do termometro então eu removi a minha roupa e joguei no lixo e depois tomei um banho e lavei onde caiu o liquido e o termometro também joguei fora. queria saber se o liquido vermelho do termometro de vinho é perigoso eu estou super preocupado

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

O líquido vermelho em termômetros não é mercúrio. A cor do mercúrio usado em termômetros é metálica, brilhante, prateada.

Termômetros com líquido vermelho (ou azul) normalmente são de álcool etílico (etanol) colorido de vermelho (ou azul) pois o etanol é incolor. Também podem ser de querosene ou algum outro líquido que nada tem a ver com mercúrio.

Então não deve haver preocupação com a possibilidade de intoxicação caso o termômetro quebre e vaze o seu conteúdo. O pior que pode acontecer é este líquido acabar por colorir de vermelho ou azul algo com o qual entre em contato.

Especificamente sobre termômetros de mercúrio acidentados vide Me ajuda! Caiu mercúrio no chão da minha casa!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Acidente com líquido vermelho do termômetro

  1. Francisco Enoque da Costa Montenegro disse:

    O termômetro em questão utiliza álcool colorido. Termômetros de mercúrio apresentam bulbo prateado. Existem ainda termômetros de galio, pouco comuns, usados para medições de temperaturas elevadas.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *