Geração de um tsunami
2 de fevereiro, 2024 às 12:32 | Postado em Ondas de gravidade (ondas marítimas), Ondas mecânicas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Um terremoto precisa acontecer para que um tsunami começar? Como as placas tectônicas se movem e criam uma onda?
Conforme está exposto no artigo PROPAGAÇÃO DAS ONDAS MARÍTIMAS E DOS TSUNAMI há diversas formas de gerar um tsunami:
“Tsunami é uma palavra japonesa que designa ondas geradas em oceanos, mares, baías, lagos, a partir ou de movimentos sísmicos, ou de vulcanismo, ou de deslizamento de terra submarino, ou de impacto de meteoro, ou até de fenômenos meteorológicos.”
Desta forma um terremoto pode ser a causa de um tsunami. O tsunami de 2004 serve como exemplo do movimento das placas tectônicas na sua geração. O processo, que está descrito em detalhes no artigo Tsunami: que onda é essa?, aconteceu no leito do Oceano Índico a 9km de profundidade: a Placa Indiana deslocou-se sob a Placa da Birmânia produzindo uma súbita elevação de 4m em média do leito do oceano ao longo de 650km de comprimento por 150km de largura.
O movimento rápido de elevação do leito produziu uma onda gigante – isto é, com grande comprimento de onda – e amplitude de cerca de apenas 1m em alto mar conforme está discutido em Detecção de tsunami pelas estações DART.
O crescimento em amplitude do tsunami se dá quando ele atinge regiões do mar com menores profundidades conforme está representado esquematicamente na figura 1 e detalhado em Ondas marítimas e o efeito da espessura da lâmina de água.
“Docendo discimus.” (Sêneca)