X

Força de impacto do frasco de shampoo que caiu de uma altura de 22,5 m no piso de concreto

Bom Dia Professor Lang,

Sou de Aracaju-SE e não conheço o senhor pessoalmente. Sempre fui aficionado por física/matemática desde meus tempos de estudante. Tenho um sobrinho que está no segundo ano do ensino médio e fazemos questões juntas. Infelizmente o Enem não é na minha visão, sugestivo para apreciadores de matérias exatas, mas isso é outra história. Vamos para a dúvida:

Um amigo meu é sindico de um prédio e viu um shampoo estraçalhado no chão. Ele me ligou e disse: Heribaldo quero que você faça uma conta para mim…gostaria de saber qual o impacto desse shampoo se caísse na cabeça de uma pessoa? Preciso enviar para os moradores para alerta-los.

Eu analisei quais as constantes estariam envolvidas e conclui: Temos força, gravidade, altura. Depois verifiquei na internet e descobri no site do senhor essa pergunta muito idêntica: http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=175 e nessa questão o senhor falava que tinha também o parâmetro D, que seria “D na expressão acima é o deslocamento que o corpo tem, a partir do início da colisão, até parar” E o senhor fez a seguinte formula: F = M.g.H/D. Então fiz:

 F = 0,8 . 10 . 22,5m/(0,05m)   D = Considerando que caiu concreto do chão, posso ter exagerado aqui…

F impacto = 3600 N

P = m.g

P = 0,8 . 10 = 8N

Logo, 3600/8 = 450, o objeto caiu no chão com uma forca 450 vezes o seu peso.

Porém não é que tinha uma professora de física no prédio?(risos) ela disse que a minha conta estava errada e fez a dela:

Q = I

Quantidade de movimento = impacto

mv = F. Delta t

0,4 . 10,6 = F . 0,05 (tempo de impacto no chão)

H = (g. t^2)/2

T= 2,125 tempo de queda

V = h / t = 22,5 / 2,12 = 10,6 m/s, velocidade da queda.

F = 0,4 . 10,6/ 0,05

F = 84,8 N

Força que cai no chão

Fr/ Fp = 84,8/4 = 21,2 vezes o peso do shampoo

Professor gostaria que o senhor elucidasse a questão. Muito Grato

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Minha resposta inicial:

Caro Heribaldo

Nem vou comentar sobre o ENEM! E nem fala sobre tal exame! 🙂

A velocidade com a qual o objeto chega no solo, caindo da altura de 22,5 m é cerca de 21 m/s e não 10,6 m/s.

Se o impacto durar 0,05 s o objeto para em cerca de 22,5×0,05/2=0,6m, o que é impossível se o impacto se der sobre concreto. Imagina o frasco de shampoo penetrando 60 cm no concreto! 🙂

A professora superestimou o tempo de impacto.

A tua estimativa é razoável mas nota que a força depende do que o frasco encontra pela frente. Abs

Réplica do Heribaldo:

Verdade Professor por isso uma coisa é o impacto sobre o concreto e outra na cabeça de uma pessoa, porque o D que é deformação que o solo e o corpo apresentam durante a colisão é inversamente proporcional à força. Por isso que que se coloca um cama elástica em uma queda livre em uma pessoa.

Mas pela conta que ela fez é possível chegar no meu resultado? Ou as formulas que ela utilizou foram erradas?Sds

Minha nova resposta:

De fato demonstras que entendes o essencial sobre o problema! Que bom se todos os professores  de Física entendessem como tu demonstras ter entendido. Mas infelizmente tal não é verdade como se pode verificar em Exemplo de questão de Mecânica mal formulada!.

É possível sim estimar a força se tivermos uma estimativa da duração do impacto, fazendo a razão entre a variação do momento linear pelo intervalo de tempo que dura a colisão. Mas tal duração somente pode ser estimada a partir da deformação presumida. O que aconteceu é que a professora, além de ter cometido um erro em avaliar a velocidade na chegada ao solo, usou uma SUPERestimativa para a duração do impacto conforme se pode demonstrar calculando a distância para parar em tal tempo (cerca de 0,6 m). Uma estimativa da duração do impacto, consistente com o estancamento do frasco de shampoo em cerca de 5 cm, é 0,005 s. Abs

Outras questões tratando da força de impacto: Força de impacto

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 7648.


11 comentários em “Força de impacto do frasco de shampoo que caiu de uma altura de 22,5 m no piso de concreto

  1. Jessé disse:

    Olá. já estou à horas fazendo um cálculo mas não estou conseguindo ter o resultado. É o seguinte, uma vez, meu amigo e eu estávamos em um ônibus, na rodovia voltando para nossa cidade. quando um teste que estávamos fazendo deu errado e quase causou um acidente. como não vi o que aconteceu depois, fiquei curioso para saber o que poderia ter acontecido. Uma laranja de aproximadamente 200 gramas, foi lançada da janela do ônibus, e sem querer, por falta de atenção nossa, atingiu o para brisas de um carro que estava vindo na outra mão, e espatifou no ar. o ônibus estava a uma velocidade de 90 km por horas, estava descendo. já o carro estava vindo a uns 100 a 110 km por hora. Qual a força de impacto da laranja no para brisas do veículo?

  2. Antony disse:

    Não sou profissional no assunto, sou apenas um estudante de Engenharia de produção, porém gostaria de saber que frasco de shampoo bizarro é esse, pois a medida convencional de Peso para leigos é o KG, quando todos sabemos que peso é uma Força, logo é dada em Newton.
    Se eu digo que peso 100KG, na verdade eu peso 100N, então um frasco de 800g, na verdade tem 0,800N,
    P= m* g
    A massa dele seria 0,080kg * 10m/s^2 (assumindo gravidade como 10)

    • Fernando Lang disse:

      Se tu tens “peso” (na verdade massa) de 100 kg (quilograma é sempre abreviado com minúsculas) então o teu peso é cerca de 100 kgf (quilogramas-força) ou cerca de 1000 N.
      Se o frasco de shampoo tem a massa de 800 g ou 0,8 kg, seu peso é aproximadamente 8,0 N.
      Se tens dúvidas sobre unidades de medida podes consultar um bom livro de Física ou também recorrer aos textos do INMETRO.

  3. Diego disse:

    Bom dia professor, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!
    Fiquei com uma dúvida! Você chama de D a altura da primeira “quicada” que o objeto dá com a superfície de impacto? Se sim, devo analisar esta perpendicular ao solo ou medir de ponto a ponto? Obrigado

  4. Manuel Alves disse:

    Professor, na realidade não entendi a explicação do cálculo.
    Nao sendo possível o uso de D como fica?
    Imagine a queda de um massa de 3kg (saco de plástico com peças metálicas indeformáveis da altura de 1m sobre uma balança cuja superfície é também indeformável (visivelmente, não à escala atómica). Como se calcula a força (kgf ou N) de impacto?

  5. jurandi disse:

    Professor, fiquei na duvida nessa parte aqui
    “Se o impacto durar 0,05 s o objeto para em cerca de 22,5×0,05/2=0,6m, o que é impossível se o impacto se der sobre concreto. Imagina o frasco de shampoo penetrando 60 cm no concreto!”

    Esse 22,5 da formula seria oq? pq a velocidade é 21m/s né?
    e se for 22,5 mesmo e for velocidade, a formula pra calcular o quanto o shampoo “entraria” no cimento é essa? (Velocidade * tempo de contato) /2 ?
    to apostando q entendi errado mesmo, mas já li umas 4x e ainda to travado

    • Fernando Lang disse:

      Já está corrigido na postagem! Ao invés de 22,5 é 21m/s. A estimativa da velocidade média durante o impacto até parar é 21/2m/s ou 10,5m/s. Portanto o deslocamento, que é o produto da velocidade média pelo intervalo de tempo, resulta em (21/2)x0,05/2=21×0,05/2=0,5m.

  6. DANILO DE PAULO BUENO disse:

    Muito bom as respostas, para quem já entende de física! Agora para quem não sabe fica um Pouco difícil de entender. Para quem quer aprender pesquisar é o melhor
    Eu tenho interesse em aprender as limitações da física .

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *